Exame que previne cegueira infantil é oferecido em maternidades do programa "Rede de proteção à mãe paulistana"
por Kívia Costa
Maio 16, 2007

A partir deste mês, a Secretaria Municipal da Saúde implantará nos berçários das redes pública e conveniada o serviço oftalmológico para a realização do Teste do Reflexo Vermelho ou "exame do olhinho". Ele é responsável pelo diagnóstico precoce da Retinopatia da Prematuridade (ROP), segunda causa da cegueira infantil.

A doença atinge os vasos sanguíneos que crescem de forma desordenada na retina, que pode se descolar e ocasionar a perda da visão da criança. Outras complicações da ROP são glaucoma, estrabismo e catarata. Hoje, 10% de todos os prematuros nascidos no Município de São Paulo necessitam de tratamento para a doença. Por mês, cerca de 300 crianças nascem prematuramente na cidade.

Para detectar a ROP precocemente, médicos especialistas em retina visitarão uma vez por semana os berçários conveniados ao "Rede de Proteção à Mãe Paulistana", programa que sistematizou o acompanhamento durante o primeiro ano de vida do bebê, com a monitoração freqüente de doenças. Se o recém nascido apresentar algum indício da doença, será tratado por esses médicos.
Para inscrever-se no programa, a gestante deve procurar a Unidade Básica de Saúde (posto de saúde) de sua região.


 

 

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo