A União das Escolas de Samba Paulistanas promove o "Carnaval Social" em seis bairros da cidade
Janeiro 31, 2001

A UESP - União das Escolas de Samba Paulistanas, com o apoio e infra-estrutura da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo e subsídio da Prefeitura de São Paulo, está promovendo o chamado "Carnaval Social", o samba de Rua. Neste ano, seis bairros da cidade - Vila Esperança, Pirituba, Itaquera, Vila Prudente, Cidade Ademar e Mandaqui - terão, em suas ruas principais, desfiles das escolas de samba e agremiações que se originaram nas respectivas regiões, com direito a julgamento e infra-estrutura básica, organizada e cedida pelo município.

Nos últimos anos, essa iniciativa tem reunido mais de 100 mil pessoas por noite em cada bairro. Apesar de ser realizado nas ruas, estes eventos contam com segurança reforçada, iluminação, sistema de som, carros de som, cabinas de fiscalização e para os jurados, banheiros químicos, grades de isolamento, decoração, locutores, jurados e estúdios, entre outros. Os desfiles, que iniciam no dia 10, domingo, contam com o espetáculo de mais
de 90 escolas de samba.

Nos bairros, o visitante pode também participar. Nestes locais são montados postos de troca, onde os foliões doam 2 quilos de alimento perecível e tem direito a uma camiseta que serve como entrada para o "Bloco Samba na Rua".

O Carnaval Social é realizado há 4 anos, e através do "Samba na Rua" leva para as ruas cerca de 1 milhão de pessoas, arrecadando cerca de 20 toneladas de alimentos, que após o evento carnavalesco são doados a entidades beneficentes da cidade.

Neste ano, o Carnaval Social ganhou um importante reforço. Trata-se de uma parceria com a ONG Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, que pela primeira vez estará presente nos desfiles realizados nos bairros, e também no Sambódromo do Anhembi.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo