Subprefeitura de Pinheiros anuncia Zeladoria Urbana na região
por Mariana De Felice
Março 23, 2007

As atribuições da subprefeitura de Pinheiros que não estão sendo cumpridas são o alvo do programa Zeladoria Urbana, anunciado durante a reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do Brooklin, que aconteceu nesta terça-feira, dia 20 de março. Segundo Nilton Elias Nachle, subprefeito de Pinheiros "a idéia é criar um sistema em que estagiários andem pelos locais e verifiquem tudo, exatamente tudo que eles vêem de incoerência e que seja função da prefeitura".

O projeto consiste em visitações dos estudantes às rua com o intuito de observar problemas específicos e que normalmente não são diagnosticados pelos fiscais, como guias quebradas, podas de árvores, irregularidades com a publicidade, etc. Os estudantes formulam um relatório que é encaminhado para os responsáveis de cada área. E, com as visitas, também podem checar se os problemas já apontados foram corrigidos ou não.

Segundo Nachle, "a prefeitura, a não ser quando faz um mutirão, não tem a menor capacidade de, no dia-a-dia, verificar tudo" e por isso, a Zeladoria Urbana que é feita pela população é de extrema importância, pois as reclamações que os munícipes levam à Prefeitura, constituem a principal demanda dos reparos a serem feitos.

A subprefeitura de Pinheiros informou que um desses projetos será na Av. Padre Antonio José dos Santos, no Brooklin, mas a data ainda não foi definida.

A Zeladoria Urbana em outras regiões

O projeto de Zeladoria Urbana foi iniciado na região da Sé em março de 2006 e é executado por estudantes de Arquitetura que procuram estar presentes em todas as regiões para diagnosticar a situação do Centro de São Paulo e levar as demandas à subprefeitura para as providências necessárias e acompanhar o seu desenvolvimento.

A avenida Paulista ocupa uma zeladoria inteira - a 13ª região. Os agentes visitam diariamente suas regiões e registram a situação da limpeza, bueiros, bocas-de-lobo, calçadas, luz, áreas verdes, mobiliário urbano, poluição sonora e visual, promoção social, segurança, ocupações irregulares, vigilância sanitária, pragas urbanas, sinalização, tráfego, comércio ambulante, banheiros públicos, etc.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo