Surge uma nova categoria de indigentes em São Paulo: os com-teto ... de carro
Fevereiro 28, 2002

Os moradores das ruas Nebraska e Guararapes -no Brooklin- estão, no mínimo, espantados: uma família de indigentes, entre os quais há uma criança, estão morando em um veículo abandonado (foto à direita) na Rua Guararapes, frente à praça Antônio Nunes de Siqueira.

Abandonado há um mês, o veículo foi totalmente depenado poucos dias depois de deixado no local, e apesar da solicitação à Prefeitura para retirar o veículo, nada foi feito. Pouco depois, os novos ocupantes mudaram-se para seu atual endereço.

Devido à absoluta precariedade das acomodações, os indigentes utilizam a praça tanto para fazer suas necessidades como para estender suas roupas. "O cheiro é insuportável", segundo a vizinha Miriam Abuhab.

Na Administração Regional de Santo Amaro fomos informados que a remoção só pode ser efetuada -se o carro estiver sem placa e sem motor- com guincho, mas o guincho da Regional está quebrado. Há, também, um outro problema: a Regional enfrenta vários processos por dano ao patrimônio. O munícipe abandona o carro, que é depenado, e assim que a Prefeitura efetua a remoção o munícipe entre com ação de reparação contra a Prefeitura alegando que o carro estava em bom estado, estacionado em local permitido, e que o carro de sua propriedade foi danificado devido à ação da Prefeitura. Apesar de ter demonstrado fotograficamente o estado do carro, os munícipes alegam que o registro foi efetuado após a retirada do carro. Essa situação fez com que a Regional tente se precaver ao máximo ao remover um carro abandonado. 

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo