Estátua do Borba Gato: oito meses de abandono
Setembro 17, 2003

A Estátua do Borba Gato simboliza, para os santoamareneses, o portal de entrada ao bairro de Santo Amaro. Pouco importa que personalidades convidadas por uma importante revista paulista a tenham considerado um dos símbolos mais feios da cidade: sua importância, para o bairro, é indiscutível.

Segundo o Departamento de Patrimônio Histórico, em Janeiro de este ano foi assinado um Termo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e a empresa N-Maktoub, que, em troca da restauração do monumento desfrutaria da exposição de placas publicitárias no local durante dois anos.

Ainda em Janeiro, o monumento sofreu uma intervenção, sendo retiradas as abelhas que tinham escolhido a estátua como moradia. Posteriormente, nada foi feito. 

A empresa N-Maktoub comercializa um produto, o Flash Efficient, que supostamente limpa pichações rápida e facilmente. Segundo consta no site da empresa, basta aplicar o produto  "sobre uma superfície a ser limpa, deixar o produto agir por um segundo, esfregar com uma esponja para remover a tinta ou sujeira e jogar água corrente para ativar a película protetora". Apesar do tempo transcorrido e da aparente simplicidade do procedimento, as pichações continuam lá.

Findo o prazo inicial de seis meses para a restauração do monumento, foi concedido à empresa mais um mês para concluir a obra. O prazo acaba no fim de Setembro. O Departamento de Patrimônio Histórico reconheceu que "há uns dois ou três meses" não é feita uma vistoria do monumento, para constatar a evolução das obras e que, findo esse prazo, todas às referências à empresa serão retiradas. Entretanto, não há qualquer punição prevista pelo não cumprimento do contrato.

Contatada por e-mail no dia 3 de setembro às 10h17, com cópia para o Subprefeito de Santo Amaro e para o Presidente da OAB Santo Amaro,  e convidada a explicar-se por escrito, a empresa N-Maktoub não se manifestou.

Estátua do Borba Gato
Local Registro obtido às 11h do dia 20 de setembro de 2003, que demonstra as pichações no monumento após oito meses de "adotado" por uma empresa "especializada" em restauração de monumentos.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem