Sistema de Registro Digital de Ocorrências causa transtornos à população
Abril 05, 2007
Por Mariana De Felice

O sistema de Registro Digital de Ocorrências (RDO) vigente nas delegacias está causando transtornos à população. Esse tema foi abordado em diversas reuniões mensais dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG´s) do mês de março. No dia 20, na reunião do Brooklin, a delegada assistente do 96º DP, Ancila
Giaconi, disse que o sistema não comporta o número de ocorrências com as quais é alimentado e sua utilização fica impossibilitada por essa sobrecarga. Nos dias em que o sistema não funciona, as pessoas não conseguem registrar a queixa e são encaminhadas para outro distrito, que ainda possua o sistema antigo de registro de ocorrências.

No entanto o sistema também foi muito elogiado por delegados pois, apesar desse transtorno, ele possui muitas vantagens. O RDO é um sistema mais complexo e que demanda um tempo maior para a realização do Boletim de Ocorrência (BO), pois exige um volume maior de informações e isso possibilita que as delegacias cruzem dados entre si. Esse inclusive, é um dos motivos pelos quais o registro de BO é tão importante, afinal, possibilita o mapeamento da criminalidade. Por exemplo, as delegacias podem identificar qual modalidade criminal está sendo mais cometida e em que áreas, para aplicar um policiamento direcionado.

Segundo a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP), existem fatores externos que influem no funcionamento do sistema. Entre eles, as linhas telefônicas, a energia distribuída pela Eletropaulo e a infra-estrutura das delegacias. Segundo a PRODESP, se algum desses fatores não estiver operando adequadamente, o sistema realmente terá problemas, como ocorreu durante algumas semanas.

No entanto, a companhia diz que os problemas que existiam no próprio RDO, já foram sanados. Um dos motivos da instabilidade foi a entrada de muitas delegacias no sistema, o que aumentou a quantidade de transações, de registro de BO´s e de usuários. Para garantir uma performance de qualidade ao sistema, a PRODESP informou que está fazendo a migração de plataforma para novos servidores, com a aquisição de equipamentos mais potentes e, dessa maneira, o processamento será mais ágil.

BO pela Internet

O site da Secretaria de Segurança Pública do Estado (www.ssp.sp.gov.br) possibilita que os cidadãos registrem o Boletim de Ocorrência pela Internet. No entanto, esse serviço só pode ser utilizado em casos de furto de veículos, furto/ perda de documentos, desaparecimento, encontro de pessoas, furto de placas, furto de celulares, etc. O crime não pode possuir qualificadoras e, nesses casos, o BO realmente só pode ser registrado na delegacia.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo