Bilhete Único Personalizado: Tire suas dúvidas sobre o novo cadastro
A partir do dia 11 de março, para fazer as integrações gratuitas, o seu cartão deve estar cadastrado ou carregado. O cadastrado evita as fraudes que prejudicam o sistema
Fevereiro 16, 2006

Começou nesta quinta-feira (16/02) o cadastramento do Bilhete Único Personalizado. Além de ser mais seguro fazer o cadastramento, os créditos podem ser recuperados mais facilmente em caso de perda ou furto, manter o bilhete carregado reduz o tempo de embarque e as filas.

Outra vantagem, é que fazer o cadastrado ajuda a evitar as fraudes que prejudicam quem paga corretamente a passagem. Só para se ter uma idéia, a ação dos fraudadores representa uma perda mensal de R$ 15 milhões. Um dinheiro que poderia estar sendo utilizado na melhoria do transporte.

O cadastramento não é obrigatório. Mas, a partir do dia 11 de março, para fazer as integrações gratuitas, o seu cartão deve estar cadastrado ou carregado. E tem mais: ao se cadastrar você terá, 90 dias após a entrega do formulário, um Bilhete Único Personalizado, com o seu nome e RG. Confira as dúvidas mais frquentes:

Como eu faço para me cadastrar?
Preencha corretamente o formulário que está impresso neste folheto e entregue em qualquer um dos Terminais ou postos de venda da SPTrans. Você pode ainda preencher o formulário na internet (www.sptrans.com.br).

Quem entregou o formulário nos postos da SPTrans ou em um dos Terminais terá o seu cartão cadastrado em sete dias. Basta uma carga mínima de crédito comum no cartão que você cadastrou. Para quem preencheu o formulário na Internet, o prazo é de apenas dois dias.

O Bilhete Único cadastrado é diferente do cartão que eu tenho?
Inicialmente, você vai cadastrar o cartão que você está usando. A diferença é que o número do bilhete ficará gravado em seu nome no sistema. E 90 dias após a entrega do formulário você terá o seu Bilhete Único Personalizado, com o seu nome e RG.

Qual a diferença do bilhete cadastrado para o bilhete personalizado?
O bilhete cadastrado é o primeiro passo para o bilhete personalizado. Nessa primeira fase, o bilhete não terá o seu nome, mas o seu cadastro ficará registrado para, em 90 dias, você ter o seu Bilhete Único Personalizado. Mas você só terá de fazer o cadastro uma única vez.

O cadastramento é obrigatório?
Não. Mas com o cartão cadastrado os créditos carregados podem ser recuperados mais facilmente em caso de perda ou furto. E mais: a partir do dia 11 de março, só os cartões cadastrados poderão ser validados dentro do ônibus.

Quer dizer que eu só vou poder validar meu cartão dentro do ônibus se eu for cadastrado?
É isso mesmo. A partir do dia 11 de março, as catracas eletrônicas instaladas dentro dos ônibus só vão validar para integrações em duas horas os cartões cadastrados. O melhor mesmo é andar sempre com o seu bilhete carregado.

Porque eu devo andar sempre com o bilhete carregado?
Além de reduzir o tempo de embarque e as filas, é muito mais seguro. Você não tem de mexer com dinheiro dentro dos ônibus. Permite ainda que você faça as integrações com Metrô e trens. Hoje, a integração está limitada ao Ramal Paulista do Metrô e à linha Osasco-Jurubatuba, da CPTM. Mas ainda neste primeiro semestre, a integração será total. E você sabe, as catracas do Metrô e da CPTM só aceitam cartão carregado.

E se eu entrar no ônibus sem bilhete cadastrado ou carregado?
Se você não tiver um bilhete cadastrado ou carregado poderá pagar a sua viagem dentro do ônibus, só que sem o benefício das integrações de graça em duas horas. Isso começa a valer a partir do dia 11 de março.

Eu posso pagar a passagem com dinheiro?
Sim. Mas, a partir do dia 11 de março você não poderá fazer outras viagens de graça.

Você ainda tem dúvidas?
Ligue 156 ou acesse o site www.sptrans.com.br.

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Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura da Cidade de São Paulo

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