Sala Rotary Internacional é inaugurada na Biblioteca Municipal Prefeito Prestes Maia
por Jade Petronilho
Outubro 24, 2006

Autoridades do Rotary e da Prefeitura inauguraram, hoje (24), duas salas na Biblioteca Municipal Prefeito Prestes Maia, em Santo Amaro, zona sul da cidade de São Paulo.

As salas, denominadas Rotary Internacional e Presidente John Fitzgerald Kennedy, foram recuperadas e equipadas graças à colaboração do Rotary Club Berlin Schloss-Köpenick, da Fundação Rotária e do Rotary Internacional. O projeto, iniciado na gestão de Alberto Martinho, Presidente do ano Rotário 2005/2006, e finalizado na atual gestão, presidida por Antônio Dimiter, contou com a colaboração técnica da Coordenadoria Regional Sul do sistema Municipal de Bibliotecas

O evento também contou com a participação de Adriana Prestes Maia Fernandes, filha de Prestes Maia, que doou à biblioteca o livro "Prestes Maia e as origens do urbanismo moderno em São Paulo", de Benedito Lima de Toledo.

A sala Rotary Internacional, que é destinada à pesquisa, possui, além de três mil novos livros, trinta e sete novas estantes, arquivos com cerca de mil e duzentas pastas suspensas, cadeiras, computadores, impressoras e persianas. A sala de referência da biblioteca também foi modificada e, com seu nome, faz uma homenagem àquele que foi presidente dos EUA e que emprestava seu nome à Biblioteca: John Fitzgerald Kennedy.

Geraldo Mantovani Filho, Subprefeito de Santo Amaro, expressou seu orgulho pela realização do projeto e afirmou ser "um motivo de grande alegria para nós do poder público receber tão importante doação". Mantovani disse que acredita que a melhor maneira para evoluir é com as parcerias deste tipo, que envolvem o poder público, a iniciativa privada, entidades e organizações, em geral. Apesar que lamenta pelas dificuldades enfrentadas para a legalização destes tipos de doações, Mantovani acha que "quando se tem boa vontade, espírito coletivo, pensamento na sociedade (em primeiro lugar)... a gente vence as dificuldades e conseguimos realizar feitos tão importantes quanto esse".

Marcelo Haick, Governador do Distrito 4.420, explica que Rotarianos são aqueles que fazem parte de uma organização centenária e internacionalista que busca fazer melhorias na vida das pessoas; segundo ele, a entidade consegue levantar certa quantia financeira que talvez não seja muito expressiva, mas o importante é que "baseados na energia e como formadores de opinião" são capazes de consolidar projetos. "Rotary é uma entidade mágica, maravilhosa e que, fundamentalmente, é movida à motivação e à prestação de serviços". Feliz com a conclusão do projeto, Marcelo diz que o objetivo único da Fundação é prestar serviço à comunidade.

Nadime Boueri Costa, coordenadora da região sul do Sistema Municipal de Bibliotecas, explicou que as salas são abertas à população e que nada é cobrado por sua utilização. Os livros podem ser levados para casa pelos interessados, desde que apresentem identidade e um comprovante de residência atual. Ao chegar à biblioteca, os dados dos usuários são registrados em uma ficha, para efetuar um levantamento do público da biblioteca e suas necessidades e traçar um perfil das pessoas que a freqüentam. A Coordenadora acredita que com a inauguração das novas salas ocorrerá um aumento na visitação do local; ela disse que a reforma das salas têm como objetivo atingir o público mais carente e a população estudantil desde o primeiro grau até o grau universitário, mas é aberta para todos.

Os livros vão desde matérias básicas do ensino fundamental à livros de nível bem mais elevado e estão à disposição de todos. Ambas as salas estão bem equipadas e prontas para serem usufruídas pela população em geral.

Clique em qualquer uma das fotos acima para ampliá-la

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo