A Prof. Maria Helena Berardi prepara nova edição da história do bairro de Santo Amaro
Andrezza Carvalho Arnone
Julho 08, 2002 

Maria Helena BerardiIncorporado à cidade de São Paulo em 1935, quando deixou de ser um município, o bairro de Santo Amaro guarda muitas histórias. Seu desenvolvimento, bem como depoimentos de "Santamarenses", está relatado em três livros escritos pela professora Maria Helena Berardi.

A paulistana nasceu e sempre morou em Santo Amaro. Em 1970, recém formada, escreveu seu primeiro livro sobre a região. Até o final deste ano deve ser publicado pela historiadora o quarto exemplar. "Tem muita coisa escrita em 'caipirês', como as pessoas conversavam por aqui." Uma das cenas descritas são as crianças correndo para as janelas das casas para ver a boiada passar." Depois desta publicação Maria Helena pretende lançar outro livro, que deve estar pronto até o final de 2003, contando a evolução do cinema.

Conhecedora de trinta e nove países, ela aproveita cada viagem e sempre traz algo novo para ensinar aos alunos. Ela é aposentada pelo Estado - deu aula durante 18 anos na E.E.P.S G Plínio Negrão -, mas ainda dá aulas na Escola Municipal Linneu Prestes. "Procuro sempre uma maneira diferente de passar a história", diz. "Pode ser por meio da música, do teatro ou algo que faça os alunos aprenderem sorrindo."

Em 1997 ganhou o prêmio Botina Amarela e em 1998 o Mulher em Sol Maior, ambos por ter se destacado na comunidade. A premiação mais recente foi entregue em 2000 pelos Amigos da Casa Divulgadores da Cultura (ACDC).

[ Envie uma mensagem ] à professora Maria Helena Berardi.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem