Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano irradia conhecimento no coração da Lapa
Janeiro 18, 2006

Filosofia, direito, astronomia, psicologia e antropologia. Estes são alguns dos assuntos que fazem do Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano, uma verdadeira raridade na cidade de São Paulo. Em meio à área residencial do bairro da Lapa, o local foi a casa onde viveu um dos maiores intelectuais e estudiosos do país.

Dr. Pagano, como era chamado, faleceu em 1976, deixando um raro acervo de livros, nas mais variadas áreas da ciência e conhecimento. “Ele era um amante da pesquisa e da educação. Dedicou parte de sua vida a estas causas”, lembra a esposa do intelectual, Carmela Pagano.

Aúthos Pagano era formado em Direito, Economia e Filosofia, foi professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador do Departamento de Estatística do Município de São Paulo.

Em 1982, a Secretaria de Estado da Cultura adotou e restaurou o local, dando o nome de Aúthos Pagano ao patrimônio. A construção, de 1929, foi projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik. Mobiliários, objetos e documentos de Pagano foram conservados e o espaço transformado em um lugar para pesquisas, cursos e estudos.

Mais de 10 mil títulos raros compõem a biblioteca da casa. “Alunos do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) visitam a biblioteca com freqüência, em busca de livros que só encontram aqui”, conta a supervisora do Centro, Suely Elias.

Atualmente, sob os cuidados da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), o Centro Aúthos Pagano pretende dar continuidade a sua programação cultural e tornar-se conhecido em toda a cidade. “Em 2005, Cafés Filosóficos e oficinas poéticas atraíram estudantes e pesquisadores”, comemora a supervisora Suely, que ressalta presenças de profissionais reconhecidos nestes eventos, como o psiquiatra Flávio Gikovate e o professor Cláudio Bergamo.

Em 2006, uma nova programação prevista promete atrair não só pesquisadores, professores e estudantes universitários, mas todos os interessados que, como Aúthos Pagano, têm sempre algo para aprender.

O Intelectual, a obra, o homem

A trajetória, desafios e conquistas de Aúthos Pagano são contadas no livro escrito por sua esposa, Carmela Pagano. Lançado este ano pela Editora Scortecci, Aúthos Pagano. O Intelectual, a Obra, o Homem revela, de forma leve e bem humorada, todo o processo de restauro da residência e sua doação à Secretaria de Estado da Cultura.
A publicação é grátis, porém a reserva de exemplares tem que ser feita com uma semana de antecedência no Centro, rua Tomé de Souza, 997 – Lapa. (11) 3836-4316. Funciona de segunda a sexta, das 9h30 às 17h.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo