O novo subprefeito de Santo Amaro, Benjamin Ribeiro da Silva, responde às perguntas da comunidade
Fevereiro 13, 2003

O novo subprefeito de Santo Amaro, Benjamin Ribeiro da Silva respondeu ontem às perguntas da comunidade em encontro realizado na Distrital Santo Amaro da Associação Comercial de São Paulo

Benjamin Ribeiro da Silva tem 50 anos, nasceu no município de Centenário do Sul, no Paraná, e é o proprietário do Colégio e Faculdade Albert Einstein e do Colégio e Faculdade Morumbi Sul. O que levou o prof. Benjamin a deixar suas empresas e aceitar o cargo de Subprefeito? "Um dos motivos é deixar de lado aquilo de só reclamar do poder publico e não fazer nada", respondeu.

Como anda o projeto de extensão da Av. Água Espraiada?
O Eng Renato, respondeu, a convite do Subprefeito, que "a extensão da avenida, pelo menos o lado que pertence a Santo Amaro, está sendo programada dela para o final deste ano ainda". 

Qual a explicação para o aumento do número de funcionários, de 480 para 4.000?
O subprefeito disse que com a implementação das Subprefeituras ocorreu um processo de descentralização: "Todos os
funcionários que hoje estão nas Secretarias deverão passar às Subprefeituras; a descentralização é para valer. A Prefeitura não vai contratar novos funcionários", explicou.

Existe algum plano para incluir os catadores de rua no Plano de Coleta Seletiva de Santo Amaro?
"Temos uma área bastante grande ali no Brooklin (NR: Na Av. Água Espraiada) e há um projeto de transformar aquilo em um grande centro de reabilitação urbana", explicou o Prof. Benjamin. "É um projeto completo de reabilitação, para reinserir essas pessoas, dar-lhes cidadania". A resposta do subprefeito foi complementada pela Coordenadora de Ação Social da Subprefeitura de Santo Amaro, Sra. Débora, que disse que "além dessa preocupação com os catadores a gente sabe que sem educação ambiental não se faz coleta seletiva". Débora explicou que o calcanhar de Aquiles do projeto é o custo de transporte do material a reciclar: "Se a comunidade não estiver organizada para lavar e deixar em ordem [o material a ser reciclado] a gente não consegue viabilizar [o projeto]", explicou.
(NR: O Partido dos Trabalhadores prometeu, no dia 19 de março de 2001, através do  Eng. Nerilton Antônio do Amaral, Administrador Regional de Santo Amaro, "arrumar locais para eles deixarem os carrinhos, dialogaremos com eles de uma maneira que eles saiam e não voltem mais". Ainda segundo o Eng. Nerilton, o trabalho já tinha sido iniciado, "e dentro de um prazo realmente curto, não imediato, resolveremos estão questão que envolve diretamente a segurança da região". Nada foi feito.)

Há planos para manutenção de praças do distrito de Santo Amaro?
O subprefeito afirmou que "há um numero grande de praças no distrito". A manutenção das mesmas é um assunto prioritário: "Estamos fazendo Termos de Cooperação com empresas para efetuar a manutenção das praças; o que não conseguirmos a própria Prefeitura estará se incumbindo de manter".

Existe algum projeto para recuperar a credibilidade da fiscalização da subprefeitura?
Para o Subprefeito, a fiscalização é o
calcanhar de Aquiles da sua administração. "'É nítida a necessidade de atualização dos conhecimentos dos agentes vistores", explicou: "nossa mão de obra ao longo do tempo teve uma desatualização e perda de qualidade". Dentro da política da subprefeitura está prevista a chegada de novos agentes vistores, que vão atuar na solução "das principais carências da sociedade civil", explicou. Afirmou ainda que o governo Marta Suplicy está investindo na informatização e modernização dos procedimentos de fiscalização, colocando como exemplo o Tigrão.
NR: 
1. O "Tigrão" é um sofisticado sistema de fiscalização, lançado com estardalhaço pela Prefeita no dia 28 de agosto de 2002 (leia). Três veículos iam percorrer a cidade a 40Km/hora, digitalizando imagens da publicidade externa, que seriam então verificadas com a informação da própria Prefeitura. Nove meses depois, a poluição visual na cidade só piorou, e não se sabe de um caso sequer de multa emitida pelo sofisticado sistema na Zona Sul de São Paulo).
2. O Eng. Nerilton Antônio do Amaral, nomeado Administrador Regional de Santo Amaro pelo Partido dos Trabalhadores, lançou, no seu discurso de pose, "o Programa de Qualidade da AR/SA, que terá conformidade com o padrão ISO 9000, que será implantado "definindo responsabilidade e autoridade  para todos os lideres da Administração, definição de recursos para manutenção do sistema de gestão, documentação de todos os procedimentos, de todos o serviços realizados na Regional, controle de projetos e empreendimentos, controle de documentos e dados, controle de compras e fornecedores, controle de processos internos, controle das inspeções e fiscalizações, ações preventivas e até corretivas, auditorias internas de qualidade, política de treinamento, utilização de técnicas estatísticas". ( Leia ) Nada foi feito.

Há previsão para a construção do piscinão na Av. Alberto de Souza Borges, que alaga sempre que chove?
O Eng. Reinaldo comentou que apesar de haver uma "
certidão de diretriz pela qual receberíamos ajuda do shopping" para a realização da obra, ainda não há previsão para o começo da mesma

Quais os planos da subprefeitura para com a Biblioteca Presidente Kennedy?
O subprefeito explicou que "no processo de descentralização e implementação das subprefeituras vamos ter alguns transtornos; estamos recebendo muita responsabilidade e pouco orçamento, mas já sabíamos que era assim. No que depender da Subprefeitura a Biblioteca terá toda a atenção possível", afirmou.

Quais os projeto da Subprefeitura para aumentar a segurança da população de Santo Amaro?
O subprefeito respondeu que "segurança é problema do Estado. A Prefeitura tem pouco o que fazer".
(
NR: Só para esclarecimento do(a) leitor(a): a iluminação pública, que está em péssimo estado, deixando extensos setores na mais completa escuridão, é responsabilidade da Prefeitura").

Há alguma medida prevista para a higienização e limpeza do centro de Santo Amaro?
O subprefeito reconheceu que "há alguns problemas, e estamos tentando cada dia mais fiscalizar a limpeza do Centro". O Eng. Reinaldo, complementando as explicações do subprefeito, disse que "a partir do dia 1 de fevereiro a varrição, que era responsabilidade da LIMPURB, passou à subprefeitura. estamos verificando as varrições que estão sendo feitas no centro de Santo Amaro", disse, explicando que serão feitos os ajustes necessários.
(NR: Na visita de dona Marta Suplicy a Santo Amaro, em setembro de 2003, e a posterior visita do candidato derrotado do PT ao Governo do Estado, José Genoíno, a Subprefeitura limpou o centro. Mas somente para as visitas. No dia seguinte estava um caos novamente. Vejas as fotos ).

Há alguma indicação para a Supervisão de Cultura na subprefeitura?
O subprefeito afirmou que "não temos um nome ainda; montamos a coordenadoria mas não foram indicados supervisores".

algum projeto de desenvolvimento local?
O subprefeito explicou que "o pólo industrial de Jurubatuba é um grande projeto, a gente está começando a falar disso agora, e tenho certeza que será de grande valia para nossa região".
(NR: O subprefeito esqueceu que o Partido dos Trabalhadores governa há dois anos. Não é "agora" que o PT fala do projeto Jurubatuba; o diagnóstico da região, apresentado pelo PT antes de assumir o governo, já mencionava o assunto ( Leia ) e propunha:
a.
Desenvolver programas paras a revitalização econômica da região tendo por base as tendências em marcha.
b.
Criar programas de estímulo à construção civil para fins de moradias dentro do programa "morar perto".
c.
Constituir um fórum de desenvolvimento e revitalização industrial, comercial e de serviços da região do Jurubatuba.
Após dois anos, nada foi feito.)

Há algum projeto para garantir espaço para circulação de pedestres no centro de Santo Amaro?
O subprefeito reconheceu que o problema é sério: "o problema do pedestre a gente já sabe qual é: é do ambulante". Mas o subprefeito reconheceu que "a gente não vai solucionar [este problema] de um dia para outro, é um problema social". O prof. Benjamim anunciou que esta semana a subprefeitura conseguiu limpar a Praça Floriano Peixoto: "está limpa, não tem nenhum ambulante, é um patrimônio histórico e vamos preserva-la". Quanto ao problema dos ambulantes "tentaremos resolver com muita conversa e negociação", explicou.
(NR: mais uma vez o subprefeito fala como se o governo do PT estivesse começando agora. No dia 23 de janeiro de 2001, em visita a Santo Amaro, a própria prefeita admitiu que
"não pode ficar do jeito que está porque está realmente um Mercado Persa", prometendo "implantar, no Shopping Popular, um restaurante popular, ao custo de um real, que vai atrair gente para o shopping", assim como "dar uma melhorada no Shopping". ( Leia ) Nada foi feito até hoje. A Prefeita também apoio, na época, a retirada dos ambulantes da Praça Floriano Peixoto: "acho que foi muito correto primeiro retirar os ambulantes da Praça Floriano Peixoto, dando uma alternativa possível." Pouco tempo depois estavam lá novamente, em muito maior número.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem