Um vizinho exemplar
Agosto 15, 2001

É evidente, em qualquer bairro de São Paulo, a insatisfação da maior parte da população com o estado de sujeira das calçadas. Talvez um dos problemas que mais revoltam à população seja o acúmulo de fezes de cachorros, que além de incomodar àqueles que praticam caminhada, representa um perigo à saúde da população.

Mas há, cada vez mais, vizinhos que com sua atitude vêm dando o exemplo. Ari (foto à direita) caminha todo dia de manhã, aproximadamente às 8h, nas ruas do Jardim Marajoara, em companhia da inquieta Cleo. Faz questão de carregar um saco plástico no qual recolhe as fezes de Cleo. "Acho uma falta de respeito que outros pisem nas fezes da Cleo", afirma, com a convicção de quem entende que a palavra Cidadania pode ter, e tem, um sentido prático. Questionado se não sente nojo em recolher as "lembranças" da Cleo, Ari declara: "De jeito nenhum! É muito prático. Olha só: uso o saco como luva, recolho as fazes, viro ao contrário e pronto! Depois é só jogar no lixo".

Parabéns ao Ari e a todos que, como ele, importam-se com seus vizinhos.

Conheça, também, outros vizinhos exemplares: Denis, Dona Idevina, Maria e Líbero


Opiniões

Edith de Moraes Rodrigues opina: "Achei ótimo o seu artigo sobre limpar as ruas e calçadas das fezes dos nossos cachorros. Eu tenho duas cachorrinhas e quando as levo passear também limpo as suas sujeiras. Se todos fizessem isso, nossas calçadas, praças e ruas seriam uma beleza".

Carmem Bellinati opina: "Parabéns ao Sr. Ari. Respeito é bom e todos gostam; temos obrigação de ter este tipo de atitude. Mas, me desculpem, não estou de acordo com o início do texto onde se lê: '....Talvez um dos MAIS GRAVES PROBLEMAS...'. Na minha opinião, mais grave é a quantidade de lixo que algumas pessoas jogam nas ruas e calçadas que, certamente, é MUITO MAIOR que a dos cachorros. Mas com pequenas atitudes positivas, como a do Sr. Ari, certamente a cidade fica mais agradável para todos. Obrigada".
Nota da redação: Concordamos com a vizinha, e a frase foi reformulada.

Luiz Taveira opina: "Achei muito interessante esta matéria pois também tenho cachorro e não tinha esta visão de como é fácil ajudar a comunidade a manter a cidade limpa. A partir de agora irei seguir o exemplo do Sr Ari. Aproveito para sugerir que vocês criem uma pauta com receitas de cidadania onde constem sempre pequenas dicas para toda a comunidade, como esta".

Asciudeme Joubert opina: "É nos gratificante tomar conhecimento que na sociedade que vivemos nem tudo está perdido.Vejam o belo exemplo do Dr.Ari,que dá uma lição prática do que significa a palavra Cidadania.Oxalá todos seguissem o seu exemplo.Parabéns!!"

Arthur Santamaria Valente de Lima Filho opina: "Brilhante documentário feito pelo Sr Ari com  relação ao problema que ocorre em todo o território Nacional envolvendo fezes de cachorro.Considero o não recolhimento das fezes pelo donos uma falta de respeito e de dignidade para com a população. A falta de punição leva a ocorrer essa desconsideração. Parabéns pela reportagem".

Ceci acha que "todos que possuem cachorro deveriam seguir o exemplo do Sr. Ari. Ele está de parabéns!!!"

Opinião de Eduardo: "Parabéns, mesmo, ao Sr. Ari. Eu tenho uma cocker spaniel e faço o mesmo. Quem tem nojo de recolher as fezes do seu cachorro, faça com eu: comprei uma espécie de mão mecânica (à venda em pet shops). Você coloca o saco plástico nela e assim não tem contato algum com a sujeira".

[ Opine ] você também sobre esta matéria. Sua opinião, após analisada pela nossa equipe de redação, passará a fazer parte deste texto.


[ Convide um amigo ] para ler esta matéria

[ Imprima ] esta reportagem

Nota: Esta é uma matéria exclusiva do portal Sampa Online ( www.sampaonline.com.br ). É vedada a reprodução parcial ou total da mesma.