Ano Novo Chinês: curiosidades
Janeiro 24, 2006

O Ano Novo Chinês, também conhecido como a Festa da Primavera, é um período em que tudo obedece a rituais, desde a comida à roupa.

No início da celebração é tradição comer-se um prato de arroz (laba zhou), feito com arroz glutinoso (arroz comum com moti), feijão vermelho, frutas secas, amendoim e outros ingredientes. O preparado é feito no dia anterior e varia de local para local. No Norte é doce e no Sul é salgado. Come-se também (jiau zi) -conhecido no Brasil como guioza- feito de carne e toma-se a sopa de moti com recheio de gergelim preto (tang yuan).

Antigamente era também usual decorar as portas com papéis usando expressões de felicidade, fortuna, harmonia, paz, prosperidade, saúde, etc.

Como regra, tudo o que é velho é deitado fora e substituído pelo que é novo. É por isso que é costume comprarem-se roupas novas para usar no Ano Novo Chinês.

A véspera do novo ano

A véspera do Ano Novo é certamente o dia mais excitante. O jantar de família (tuan yan fan) é normalmente um fausto banquete de frutos do mar, galinha e outras iguarias. Galinha com cabeça e patas para a prosperidade e ostras secas com algas. Estas algas, com aspecto semelhante a cabelos, chamam-se em chinês "fa cai", o que evoca, por consonância, o dizer chinês "fa cai hao shi", isto é, "ganhar dinheiro e tudo correr bem".
Outra curiosidade, em termos de consonância, é entre as palavras "peixe" e "excedente" (abundância), que são homófonas, isto é, ambas se pronunciam "yu", embora sejam caracteres diferentes. Nesse contexto, é de bom comer peixe nesse jantar de família, pois isso sugere o dizer "nian nian you yu", isto é, "haja excedente (abundância) todos os anos".
Em algumas famílias, se um dos elementos não consegue estar presente no jantar, o seu lugar é deixado vago na mesa e, como se estivesse presente, é-lhe servida a comida. Neste jantar nem os antepassados são esquecidos. Também eles partilham do banquete.
Para quem segue à risca o protocolo, toda a comida tem de ser preparada antes do Ano Novo, para que todos os objetos cortantes sejam escondidos, evitando-se assim que a boa sorte seja cortada.
Aos mais novos e solteiros, os mais idosos costumam oferecer envelopes vermelhos com dinheiro (ya shui qian), para lhes desejar um Bom Ano. Estes envelopes podem ser dados antes do Ano Novo mas para serem abertos só depois da meia-noite e nunca na presença de quem os ofereceu.

Finalmente, o 1º. dia da 1ª lua

Depois da meia-noite, começa a ser lançado fogo-de-artifício e começam as felicitações entre os familiares e vizinhos.
Votos de abundancia de dinheiro (gong xi fa cai), boa saúde (shen ti jian kang) e de realizações pessoais (Xin Xian Shi Cheng) são as expressões mais usuais.
Nesta altura é também costume os mais velhos darem envelopes com dinheiro aos mais novos. Neste caso é o dinheiro da sorte (rong pao). No entanto, também não devem ser abertos na presença de quem os ofereceu, em sinal de respeito.
Depois destas atividades, mais uma refeição é servida, esta dedicada ao Ano Novo (kai nian fan).
Depois da ceia presta-se homenagem aos deuses e pede-se a bênção. Algumas pessoas chegam mesmo a dirigir-se aos templos depois da meia-noite.
Durante o dia de Ano Novo é organizado um almoço de família, aproveitando para trocar votos de felicidades com os membros que não estiveram presentes na noite anterior. Ao contrário da refeição da véspera, o almoço deste dia é, essencialmente, vegetariano porque, sendo este o dia dedicado a homenagear os Deuses do Céu e da Terra, não se deve comer ou matar animais.
O primeiro dia do ano é para se viver em família e é também o dia do nascimento do animal do zodíaco chinês.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo