Taxa do lixo? Pague, mas pague o mínimo. Recicle!
Abril 03, 2003

Está chegando aos lares dos munícipes da cidade de São Paulo a mais nova facada do governo Marta Suplicy: a taxa do lixo. Criada com a complacência da Câmara Municipal, a taxa obriga o munícipe a desembolsar um valor segundo a quantidade de lixo que produza. Como fazer para pagar o menor valor possível? A solução é separar do lixo entregue às empresas contratadas pela Prefeitura todo o material reciclável (embalagens pet, plásticos, frascos, garrafas, etc), destinando-o à coleta seletiva. 

A quem devo entregar o material reciclável ?

A Cooperativa Seletiva de Lixo Alquimia reúne catadores que coletam material reciclável nos bairros de Campo Belo, Brooklin Velho e parte de Moema (até as imediações do Shopping Ibirapuera). Criada há dois anos por Elisa Guarita, presidente da ONG Conexão Gaia, a cooperativa auxilia, com sua atividade, moradores de dez comunidades carentes das imediações da Av. Água Espraiada, que totalizam 12.000 famílias. 

A Alquimia ocupa um terreno cedido pela Prefeitura à Conexão Gaia, na esquina da Av. Água Espraiada com a rua Alsacia. A renda obtida com a venda do material coletado não só auxilia às famílias dos carroceiros: a cooperativa oferece cursos noturnos de alfabetização para adultos, atividades para as crianças, e se o volume de material coletado aumentar há planos ambiciosos para a comunidade.

Você pode colaborar: é muito fácil !

Separe do lixo orgânico (restos de comida, frutas, etc) tudo aquilo que for reciclável. Com exceção de isopor e embalagens longa vida, a Alquimia recebe:

Papel: Embalagens, papelão, jornais, listas telefônicas, revistas, rascunhos, asparas de papel, fotocópias.
Plásticos: Embalagens, tampas, frascos, garrafas de bebidas, copos dmescartáveis, sacos, brinquedos plásticos em geral.
Metal:
Latas de alumínio e de aço, panelas sem cabos e tampas.
Vidro:
Garrafas, pacotes, embalagens, frascos e cacos dos produtos.

Para facilitar ainda mais a tarefa, a Alquimia nem sequer exige a separação por tipo de produto: você pode entregar tudo em um saco só, que eles separam. Pede-se, sim, a lavagem com um pouco d'água das embalagens enviadas para reciclagem.

Se você mora fora da área atendida pela Alquimia, você pode levar o produto da coleta até o local, ou entrar em contato com a Cooperativa para estudar uma alternativa viável.

Entre em contato com a Cooperativa Alquimia por e-mail ou pelos telefones 5034-1628.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem