Nerilton Antônio do Amaral,
Administrador Regional de Santo Amaro, presta contas após 16 meses de governo
Abril 29, 2002
Glaucia Noguera
O Administrador Regional de Santo Amaro, o engenheiro Nerilton Antônio do Amaral, apresentou à população da região os projetos que serão e já vem sendo implantados desde a sua posse. Após expressar que a prestação de contas deveria ser uma constante para qualquer pessoa que exerça cargos públicos, já que torna o serviço mais transparente, Nerilton afirmou: “Acho que isso é uma obrigação da minha parte, para que os senhores saibam onde está sendo gasto o dinheiro público. Se a Prefeitura está do jeito que está é porque todos nós temos uma parcela de culpa”. Na foto à direita o Eng. Nerilton aparece com Ângela Simões, superintendente em exercício da Distrital Santo Amaro da Associação Comercial de São Paulo, onde aconteceu o evento.
O administrador também ressaltou a importância da interação da população. “Quando uma pessoa liga e reclama de algum serviço da Prefeitura, eu fico muito contente. A pessoa chega até a pedir desculpas, mas eu agradeço porque ele está contribuindo com a Administração. Vocês têm de reclamar porque é assim que nós ficamos sabendo onde estão os problemas”, disse.
Nerilton reconheceu que há
muito para mudar, mas afirmou que os meios já estão sendo colocados e que o
resultado desejado também será conquistado com o tempo. Ele lembrou, por
exemplo, do grande número de processo que sumiram da Prefeitura
“misteriosamente” e contou os esforços que estão sendo feitos para recuperá-los.
“Formamos uma comissão de modernização de serviços públicos. Depois
disso, já constatamos que 25 mil processos estão sumidos das Regionais. Disso,
todo mundo já sabia há muito tempo, mas se preferia fazer vista grossa. Foi
dito que Santo Amaro é campeão de processos desaparecidos, com cerca de 4 mil.
Depois nós descobrimos que não era verdade, que esse número era de 2 mil e
400. Mesmo assim, esse número é absurdo. Depois que descobrimos isso, passamos
a fazer auditorias e estamos tentando encontrar esses processos.”, explicou.
Uma das medidas para dar mais
transparência ao serviço da Regional de Santo Amaro é a mudança do local de
atendimento. Segundo Nerilton, um balcão está sendo montado no hall da AR para
que as pessoas tenham seus problemas resolvidos neste local, sem a necessidade
de subir para os outros andares. “Os assuntos tem de ser resolvidos
publicamente, lá no andar de baixo, para que ninguém tenha de conversar em
salas secretas. Em público, todo mundo estará vendo”, disse. E também
ressaltou o papel do técnico da Prefeitura, que passará a procurar o cidadão.
“Se a pessoa precisar de alguma informação adicional, ela será procurada
pelo técnico. O cidadão não terá de ir mais atrás de ninguém. É o técnico
quem tem de ficar de plantão para atender a população”, acrescentou.
Segundo Nerilton, a informatização
também será aliada para agilizar o trabalho da Prefeitura. “Já havia falado
que a AR de Santo Amaro era pouco informatizada. Hoje, tivemos uma melhora
considerável e já dispomos de 50 computadores. Com isso, queremos reduzir o
tempo de atendimento. Existem processos por lá que já têm 18 anos. Nós
queremos acabar com isso. Inclusive, um novo decreto da Prefeita exige que um
processo não demore mais de 15 dias. Está muito difícil de cumprir esse
prazo, mas acredito que as coisas vão melhorar com a informatização. Também
estamos organizando o sistema de senhas, porque antes era a maior bagunça. Um
usava a senha do outro quando tinha de entrar no sistema. Agora, cada um terá
de entrar com sua própria senha e assim ficará mais fácil descobrir quem foi
que trabalhou com um determinado processo”.
Além disso, 60 novos funcionários
já entraram em fase de treinamento para trabalhar no atendimento ao público e
os concursos públicos estão abertos. Esse tipo de seleção visa melhorar a
qualidade dos serviços. “Para procurador municipal tivemos 50 vagas, para
agentes vistores (nome técnico dados aos fiscais), outras 770 vagas. Também
foram contratados 1000 agentes vistores para ambulantes e serviços de via pública,
que trabalharam em uma operação especial que durou quatro meses. Também
queremos maior qualidade e os concursos para agente vistor que exigiam nível médio
de escolaridade, agora exigem superior. Com eles, vamos realizar mais
corretamente as fiscalizações”, disse Nerilton.
O comércio também esteve em
pauta durante a prestação de contas do Administrador Regional. Ele reafirmou o
potencial de Santo Amaro e pediu colaboração dos proprietários de lojas.
“Quando eu assumi a Administração Regional de Santo Amaro, pensava que esta
era uma região decadente com relação ao comércio. Mas o que eu vi foi
justamente o contrário. Essa é uma região com potencial de crescimento e
grandes empreendimentos estão se instalando aqui. Hoje, temos mais de mil obras
em curso nesta regional. É uma coisa fantástica, que gera emprego. São
grandes hotéis nas Avenida das Nações Unidas”, disse. E também citou o
programa de revitalização do Largo Treze de Maio. “Isso envolve não só o
Largo Treze, mas a Praça Floriano Peixoto, a Praça Ferreira Lopes, a Praça da
Biblioteca Kennedy. Vamos também fazer a revitalização das ruas que ligam
essas praças. Uma parte desse projeto já está sendo feito e outra, está em
licitação. Além de embelezar a região, queremos que o comércio também
melhore. Estamos nos esforçando por retirar os ambulantes que não tem permissão.
Mas nós queremos uma contra-partida dos comerciantes. Precisamos que eles
melhorem as fachadas, que não coloquem escadas no meio da rua para afastar os
ambulantes”.
Desde que assumiu a AR de Santo
Amaro, Nerilton ouviu muitas queixas de que a região estava abandonada, com
problemas de buracos e lixos nas ruas. “Acredito que pudemos muitas coisas
neste ano. Hoje, por exemplo, nós temos um sistema de reclamação do cidadão,
um serviço ao qual ele pode recorrer. Problemas de buracos, por exemplo, nós não
temos mais por causa das reclamações que chegaram até nós. Para se ter uma
idéia, nós fizemos 180 mil toneladas de massa para tapar os buracos, 750
metros de galerias foram recuperadas, 850 tampas de bueiros foram recuperadas ou
trocadas. E nós tínhamos poucos recursos e conseguimos baixar os custos deste
tipo de manutenção entre 30 e 40%. Isso é sinal de que os recursos foram bem
empregados”.
Segundo Nerilton, as enchentes
serão solucionadas em breve. “Fizemos algumas obras de contenção de
enchentes e conseguimos diminuir o número de incidentes desse tipo. Isso foi
possível não apenas porque choveu menos nesses primeiros meses do ano. De
fato, choveu menos, mas se fosse antigamente, teríamos alguns pontos de
alagamento. Daremos continuidade a essas obras para que o ano que vem não haja
mais enchente em Santo Amaro”, contou. “Lamento que aquela obra de
responsabilidade do Metrô (referente ao Córrego do Cordeiro) esteja parada. A
companhia alega que não recebeu e paralisou as reformas. Lá, é preciso que as
duas galerias sejam interligadas. Basta quebrar uma parede que estará resolvido
o problema das enchentes na região. É bom que essa obra seja terminada porque
já foram investidos 100 milhões de dólares. Não é possível começar uma
obra pública dessa dimensão e parar no meio do caminho”, completou.
Dentre as reclamações mais
freqüentes, o administrador explicou que aquelas referentes à poda de árvores
são as mais difíceis de serem resolvidas. “Isso a gente ainda não tem dado
conta porque Santo Amaro é uma região de muitas árvores protegidas. Para podá-las,
é necessário um trabalho demorado, porque temos de pedir autorização para
outra secretaria”.
O setor social não foi esquecido por Nerilton, que prometeu a construção de cerca de 8 mil casas populares na região da Avenida Água Espraiada. Essa medida visa acabar com as favelas da região de Santo Amaro.
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