Nerilton Antônio do Amaral, Administrador Regional de Santo Amaro, presta contas após 16 meses de governo
Abril 29, 2002 
Glaucia Noguera

O Administrador Regional de Santo Amaro, o engenheiro Nerilton Antônio do Amaral, apresentou à população da região os projetos que serão e já vem sendo implantados desde a sua posse. Após expressar que a prestação de contas deveria ser uma constante para qualquer pessoa que exerça cargos públicos, já que torna o serviço mais transparente, Nerilton afirmou: “Acho que isso é uma obrigação da minha parte, para que os senhores saibam onde está sendo gasto o dinheiro público. Se a Prefeitura está do jeito que está é porque todos nós temos uma parcela de culpa”. Na foto à direita o Eng. Nerilton aparece com Ângela Simões, superintendente em exercício da Distrital Santo Amaro da Associação Comercial de São Paulo, onde aconteceu o evento.

O administrador também ressaltou a importância da interação da população. “Quando uma pessoa liga e reclama de algum serviço da Prefeitura, eu fico muito contente. A pessoa chega até a pedir desculpas, mas eu agradeço porque ele está contribuindo com a Administração. Vocês têm de reclamar porque é assim que nós ficamos sabendo onde estão os problemas”, disse.

Nerilton reconheceu que há muito para mudar, mas afirmou que os meios já estão sendo colocados e que o resultado desejado também será conquistado com o tempo. Ele lembrou, por exemplo, do grande número de processo que sumiram da Prefeitura “misteriosamente” e contou os esforços que estão sendo feitos para recuperá-los. “Formamos uma comissão de modernização de serviços públicos. Depois disso, já constatamos que 25 mil processos estão sumidos das Regionais. Disso, todo mundo já sabia há muito tempo, mas se preferia fazer vista grossa. Foi dito que Santo Amaro é campeão de processos desaparecidos, com cerca de 4 mil. Depois nós descobrimos que não era verdade, que esse número era de 2 mil e 400. Mesmo assim, esse número é absurdo. Depois que descobrimos isso, passamos a fazer auditorias e estamos tentando encontrar esses processos.”, explicou. 

Uma das medidas para dar mais transparência ao serviço da Regional de Santo Amaro é a mudança do local de atendimento. Segundo Nerilton, um balcão está sendo montado no hall da AR para que as pessoas tenham seus problemas resolvidos neste local, sem a necessidade de subir para os outros andares. “Os assuntos tem de ser resolvidos publicamente, lá no andar de baixo, para que ninguém tenha de conversar em salas secretas. Em público, todo mundo estará vendo”, disse. E também ressaltou o papel do técnico da Prefeitura, que passará a procurar o cidadão. “Se a pessoa precisar de alguma informação adicional, ela será procurada pelo técnico. O cidadão não terá de ir mais atrás de ninguém. É o técnico quem tem de ficar de plantão para atender a população”, acrescentou. 

Segundo Nerilton, a informatização também será aliada para agilizar o trabalho da Prefeitura. “Já havia falado que a AR de Santo Amaro era pouco informatizada. Hoje, tivemos uma melhora considerável e já dispomos de 50 computadores. Com isso, queremos reduzir o tempo de atendimento. Existem processos por lá que já têm 18 anos. Nós queremos acabar com isso. Inclusive, um novo decreto da Prefeita exige que um processo não demore mais de 15 dias. Está muito difícil de cumprir esse prazo, mas acredito que as coisas vão melhorar com a informatização. Também estamos organizando o sistema de senhas, porque antes era a maior bagunça. Um usava a senha do outro quando tinha de entrar no sistema. Agora, cada um terá de entrar com sua própria senha e assim ficará mais fácil descobrir quem foi que trabalhou com um determinado processo”. 

Além disso, 60 novos funcionários já entraram em fase de treinamento para trabalhar no atendimento ao público e os concursos públicos estão abertos. Esse tipo de seleção visa melhorar a qualidade dos serviços. “Para procurador municipal tivemos 50 vagas, para agentes vistores (nome técnico dados aos fiscais), outras 770 vagas. Também foram contratados 1000 agentes vistores para ambulantes e serviços de via pública, que trabalharam em uma operação especial que durou quatro meses. Também queremos maior qualidade e os concursos para agente vistor que exigiam nível médio de escolaridade, agora exigem superior. Com eles, vamos realizar mais corretamente as fiscalizações”, disse Nerilton. 

O comércio também esteve em pauta durante a prestação de contas do Administrador Regional. Ele reafirmou o potencial de Santo Amaro e pediu colaboração dos proprietários de lojas. “Quando eu assumi a Administração Regional de Santo Amaro, pensava que esta era uma região decadente com relação ao comércio. Mas o que eu vi foi justamente o contrário. Essa é uma região com potencial de crescimento e grandes empreendimentos estão se instalando aqui. Hoje, temos mais de mil obras em curso nesta regional. É uma coisa fantástica, que gera emprego. São grandes hotéis nas Avenida das Nações Unidas”, disse. E também citou o programa de revitalização do Largo Treze de Maio. “Isso envolve não só o Largo Treze, mas a Praça Floriano Peixoto, a Praça Ferreira Lopes, a Praça da Biblioteca Kennedy. Vamos também fazer a revitalização das ruas que ligam essas praças. Uma parte desse projeto já está sendo feito e outra, está em licitação. Além de embelezar a região, queremos que o comércio também melhore. Estamos nos esforçando por retirar os ambulantes que não tem permissão. Mas nós queremos uma contra-partida dos comerciantes. Precisamos que eles melhorem as fachadas, que não coloquem escadas no meio da rua para afastar os ambulantes”. 

Desde que assumiu a AR de Santo Amaro, Nerilton ouviu muitas queixas de que a região estava abandonada, com problemas de buracos e lixos nas ruas. “Acredito que pudemos muitas coisas neste ano. Hoje, por exemplo, nós temos um sistema de reclamação do cidadão, um serviço ao qual ele pode recorrer. Problemas de buracos, por exemplo, nós não temos mais por causa das reclamações que chegaram até nós. Para se ter uma idéia, nós fizemos 180 mil toneladas de massa para tapar os buracos, 750 metros de galerias foram recuperadas, 850 tampas de bueiros foram recuperadas ou trocadas. E nós tínhamos poucos recursos e conseguimos baixar os custos deste tipo de manutenção entre 30 e 40%. Isso é sinal de que os recursos foram bem empregados”. 

Segundo Nerilton, as enchentes serão solucionadas em breve. “Fizemos algumas obras de contenção de enchentes e conseguimos diminuir o número de incidentes desse tipo. Isso foi possível não apenas porque choveu menos nesses primeiros meses do ano. De fato, choveu menos, mas se fosse antigamente, teríamos alguns pontos de alagamento. Daremos continuidade a essas obras para que o ano que vem não haja mais enchente em Santo Amaro”, contou. “Lamento que aquela obra de responsabilidade do Metrô (referente ao Córrego do Cordeiro) esteja parada. A companhia alega que não recebeu e paralisou as reformas. Lá, é preciso que as duas galerias sejam interligadas. Basta quebrar uma parede que estará resolvido o problema das enchentes na região. É bom que essa obra seja terminada porque já foram investidos 100 milhões de dólares. Não é possível começar uma obra pública dessa dimensão e parar no meio do caminho”, completou. 

Dentre as reclamações mais freqüentes, o administrador explicou que aquelas referentes à poda de árvores são as mais difíceis de serem resolvidas. “Isso a gente ainda não tem dado conta porque Santo Amaro é uma região de muitas árvores protegidas. Para podá-las, é necessário um trabalho demorado, porque temos de pedir autorização para outra secretaria”. 

O setor social não foi esquecido por Nerilton, que prometeu a construção de cerca de 8 mil casas populares na região da Avenida Água Espraiada. Essa medida visa acabar com as favelas da região de Santo Amaro. 

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