Calculadora do Imposto é arma do cidadão
Dezembro 07, 2004

Pouca gente sabe o tamanho da fatia que os impostos tiram do salário de cada um. Imposto de Renda, IPVA, IPTU, CPFM: esses são apenas os mais famosos, estão quase sempre visíveis ao contribuinte. No entanto, escondidos nos preços de cada produto e de cada serviço, há uma infinidade de outras taxas que têm um peso enorme no valor final de uma compra. 

Buscando uma maior consciência da população em relação aos impostos que ela paga, a Associação Comercial de São Paulo, ACSP, lançou na internet a Calculadora do Imposto, um programa que se baseia nos valores médios de cada tributo para informar quanto do salário do contribuinte vai para os cofres públicos. "É duro saber que quase 50% do que o cidadão ganha vá para os impostos", diz Guilherme Afif Domingos, presidente da ACSP, em reunião plenária comemorativa dos 110 anos da Associação. 

Para se ter uma idéia do tamanho da mordida tributária, aproximadamente 39,5% do preço de uma casa popular são relativos aos impostos cobrados sobre o material de construção. A taxa vai para 45,8% do preço final de sua conta de energia elétrica e para 47% do que você paga quando compra um refrigerante em lata.

A ACSP também promove o Feirão do Imposto, evento que, da mesma forma que a Calculadora, busca conscientizar as pessoas de que elas pagam tributos em tudo e, portanto, devem exigir que os mesmos sejam revertidos em benefício do povo. "Aquele que pensa que não paga escola não exige, acha que é de graça", afirma Afif. "O nosso objetivo é conversar com o cidadão. Na hora em que você cria uma massa crítica entre os cidadãos, fica muito mais fácil dialogar com os governos", complementa o presidente da Associação.

Questionado pelo portal Sampaonline sobre o alcance do projeto entre as pessoas mais pobres, justamente aquelas que têm menos acesso à internet e que mais se utilizam dos serviços públicos, Guilherme Afif diz: "Esse é um trabalho de multiplicação. Nós pretendemos ir à universidade para recrutar um corpo de voluntários entre os jovens afim de levar essa mensagem aos mais carentes. A primeira etapa, no entanto, é a contaminação do formador de opinião, que tem acesso à internet".

Para quem quiser "se contaminar", a Calculadora do Imposto está disponível no site www.contribuintecidadao.org.br. Maiores informações sobre o Feirão do Imposto podem ser acessadas em: www.dcomercio.com.br/feiraoimposto.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo