Berrini sem presos: 96DP vira Delegacia Participativa 
Setembro 19, 2002

Saulo de Castro Abreu Filho, Secretário de Segurança do Estado de São Paulo, inaugurou, nesta quinta-feira, dia 19, a quarta Delegacia Participativa do Estado. Trata-se do 96º Distrito Policial, localizado no bairro do Brooklin, zona sul da Capital, que faz parte do projeto “Melhoria de Qualidade do Atendimento nas Delegacias de Polícia”, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. Entre os objetivos dessa iniciativa está o de modernizar e construir um novo modelo de atendimento nas delegacias de polícia.  

Mas a principal diferença entre as Delegacias Participativas e as demais é que elas não possuem carceragem, uma antiga reivindicação da comunidade, apresentada oportunamente às autoridades através de um abaixo-assinado organizado pelo Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do bairro. Além disso, nas instalações do 96º DP, as entradas são separadas para o público em geral e para os infratores, evitando o contato da população com os marginais.

Após a reforma, o 96° DP dispõe de sala de espera com televisão, entradas separadas para o público e presos, registro digital de ocorrências, além de policiais civis treinados em “Qualidade de Atendimento” pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). A Delegacia Participativa também conta com estagiários que prestarão serviço jurídico-social gratuito. 

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem