Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Leitora questiona se multa por latido de cão em condomínio dever ser paga
Uma leitora questiona: "Recebi advertencia e multa do condominio onde moro, pois uma vizinha que faz fundo com a minha casa alega, que meu cão uiva durante o dia. Moro lá á mais de dois anos, e ela também, e nunca tivemos problemas, aí derepente meu cão passou a incomodar. Conversei com meu vizinhos da direita e da esquerda , que fazem parede com minha casa e o da frente também, e todos me disseram que ele em nada incomoda, pelo contrário, me disseram que o que incomoda é essa vizinha gritando e insultando meu cão. Me informaram que ele uiva de duas a três entre 08:00 e 18:00, gente isso não é um absurdo, ele é um cão! Devo pagar a multa? O que pode ser feito?"

Resposta:
O Art. 1.336 do Código Civil Brasileiro cita como um dos deveres do condômino "dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes". Sua vizinha tem direito a reclamar, e se houver na Convenção Condominial prevista no Art. 1.333 disposições sobre o assunto, é seu dever, segundo previsto no Art. 1.336. § 2o pagar "a multa prevista no ato constitutivo ou na convenção, não podendo ela ser superior a cinco vezes o valor de suas contribuições mensais, independentemente das perdas e danos que se apurarem; não havendo disposição expressa, caberá à assembléia geral, por dois terços no mínimo dos condôminos restantes, deliberar sobre a cobrança da multa". Entretanto, a Convenção, para ser válida, precisa ser "subscrita pelos titulares de, no mínimo, dois terços das frações ideais" e para ser "oponível contra terceiros, a convenção do condomínio deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis". Solicite ao Síndico a cópia da Convenção, a cópia da ata da assembléia na qual foi aprovada, e procure assistência jurídica para analisar se a Convenção é válida, e se a cobrança foi feita legalmente.

Comentários

Em 28 de Novembro de 2011 Iara comentou: Eu concordo que se fosse o contrário e o cão latisse ininterruptamente, claro que ia incomodar, mas não é o caso, ele late entre duas e três vezes no decorrer de um dia inteiro, normal eu acho, afinal estamos falando de um cachorro.

Em 28 de Novembro de 2011 marcelo comentou: Vamos pensar da sequinte forma: e se fosse o contrário,se nesse periodo vc assistese a tv ou descansase a tarde vc gostaria,O SEU DIREITO TERMINA A ONDE O DO OUTRO COMEÇA.

Em 25 de Novembro de 2011 Eurídice Sacramento Mariani comentou: Acho interessante providenciar video e gravação do cão por pelo menos um dia como prova de que o cão não incomoda. Também pode funcionar como prova de que ela incomoda com seus gritos e insultos, pelos quais deve responder. Se comprovado que a queixa é infundada também responderá por acusação falsa contra um ser que não pode se defender. Aliá, uma pessoa com esse comportamento (o vídeo e a gravação podem provar) tem problemas; se incomoda os outros, deveria ser obrigada a se tratar. O cãozinho caluniado deveria ser indenizado. Isso aconteceu com um cão cego, idos, dócil e quase paralítico acusado de ter saltado (!!?!?!)sobre uma senhora e atacado a mesma. Ela foi condenada a indenizá-lo. Busque auxílio em ongs de proteção animal que poderão indicar advogados especializados em direito animal. Talvez você ache na internet. Não é honesto multá-la sem esclarecer o caso e apresentar provas incontestáveis da acusação. Eurídice


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Vila Madalena comemora o Dia Mundial da Criatividade.
O evento recebe uma feira de cosméticos, decoração e moda.

São Paulo recebe o IX Congresso Latino-Americano de Escolas de Música.
Evento reúne educadores e artistas da Colômbia, Argentina, Peru e Chile para palestras, workshops e shows.

11º Visões Urbanas une a dança e a cidade.
O festival se espalha pela cidade com criações coreográficas, oficinas, sessões de videodança e exposição.

Última semana do Sesc Inspira.
A ação conta com mais de 300 atividades gratuitas, em todas as unidades, visando uma vida saudável

Secretaria Municipal da Cultura lança concurso sobre história dos bairros.
As inscrições podem ser feitas até 8 de agosto e os três melhores trabalhos serão publicados

+ Mais notícias

promoção em adesivação de stands e envelopamento de veículos 20% OFF Inform
Reforme seu sofá e ganhe 2 almofadas decorativas no mesmo tecido. Vitória Estofados
Mais Ofertas

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo