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Uma leitora reclama: "Protocolo número 74831 Registrado no dia 22/09/11 às 09:50. Reclamação referente à linha 178Y-10 (Vila amélia/Metro jardim São paulo) referente a superlotação e falta de atendiemnto ao ponto. Os usuários da linha enfrentam problema de superlotação, uma vez que, as conduções estão trafegando acima da capacidade e com portas que não se fecham totalmente (é visível nos carros antigos). Tal problema ocorre principalmente no período matutino, entre 7h e 8h. O ponto em questão se situa no início do itinerário e já não é atendido, a espera chega a 30, 40 minutos para conseguir embarcar. Motoristas e cobradores, para maquiar o problema e movidos pela GANÂNCIA, permitem o embarque pela porta traseira, o que tem causado discussão entre os passageiros, pois em pontos próximos ao final há desembarque de passageiros, e para um descer, todos tem que descer, causando discussões, atrasos, e por conseqüência, intolerância por parte de alguns condutores, que fecham as portas em cima dos passageiros. É evidente que essa linha não está comportando os usuários e é URGENTE a necessidade de aumento do número de carros, pelo menos nos horários de pico, e orientação aos motoristas e cobradores. Resposta recebida da SPTrans (que é igual à outras reclamações feitas): Em atenção à reclamação, informamos que em fiscalização realizada recentemente, constatou-se descumprimento de partidas, causando superlotação, razão pela qual o consórcio responsável foi autuado.Contudo, diante da reclamação e visando o cumprimento das disposições determinadas por esta Gestora, intensificaremos a fiscalização, tanto no desempenho da operação, quanto no comportamento dos operadores e, na constatação de quaisquer anormalidades, que possam comprometer a qualidade dos serviços prestados, serão aplicadas as penalidades cabíveis, conforme legislação vigente."

Resposta:
Em resposta à reclamação da internauta, A SPTrans informa, através de sua Assessoria de Imprensa, " que a linha 178Y/10 Vila Amélia - Metrô Jardim São Paulo está dimensionada para operar com uma frota de 13 veículos do tipo miniônibus, oferecendo 194 partidas sentido ida e 190 sentido volta ao longo do dia. O intervalo médio é de cinco minutos nos horário de pico da manhã e da tarde. No período entre os dias 04/07 a 04/10 foram realizadas várias ações de fiscalização e foram identificados descumprimentos de partidas, motivo pelo qual a operadora responsável foi multada e intimada a resolver o problema, inclusive incorporando mais um veículo tipo miniônibus na frota. Com relação ao embarque de passageiros pela porta traseira do veículo sem a cobrança da passagem, informamos que procedemos fiscalização no itinerário da linha 178Y/10 no dia 27/07 e não constatamos este tipo de irregularidade. Quanto ao protocolo da reclamação número 74831 registrado na Central de Relacionamentos com o Cidadão (CRC), informamos que encontra-se encerrado desde o dia 22/09."

Comentários

Em 07 de Janeiro de 2012 Rene comentou: Acho isso um absurdo pois a condução é muito cara. Desrespeito ao cidadão!!!! Mas o melhor mesmo é você melhorar de vida e comprar um bom carro importado. Se o governo não resolve o problema do povo, resolva você sua vida.