XX MaiFest proporciona uma viagem pelas delícias gastronômicas do mundo

Maio 21, 2019

Ao caminhar pelo quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, no Brooklin, onde acontece a XX edição da MaiFest nos dias 25 e 26 de maio, será difícil resistir aos cheiros aromáticos de carnes grelhadas e cozidas, como famoso Eisbain (joelho de porco), acarajé, salsichões, espetinhos de carnes, doces, frutas banhadas no chocolate, cocadas cremosas, entre outras delícias vendidas nas tendas gastronômicas, food trucks e restaurantes.

Quem esteve nas edições passadas já conhece muitas destas delícias e agora poderá degustar outras novidades. Quem está indo pela primeira vez se prepare, tem culinária polonesa com as maravilhosas receitas doces e salgadas da “Família Italopolonesa” preparadas na hora, como o kremowka que é o doce do Papa Polonês, o pierogi que é um prato típico e a zapiekanka, um lanche de rua muito popular na Polônia. Saindo da Polônia e partindo para Alemanha e Holanda, tem o schnaps kuchen, um bolo de origem alemã cuja receita veio da Holanda e foi passando de geração em geração na família da dona Clasina Dietrich. Ele é feito com amêndoas, frutas, schnaps e especiarias. Já a torta de maçã holandesa é composta por maçãs e uma farofa crocante por cima, com um toque de canela. O pão de especiarias é denso, como costumam ser os produtos nórdicos, nele predomina o cheiro e o sabor de diversas especiarias. Todas essas delícias poderão ser degustadas na tenda da "Receitas da Família”.

Oras pois, a MaiFest também têm iguarias de Portugal, o "Restaurante do Guga" apresentará aos visitantes a Punhetinha de Bacalhau preparado na base de uma brusqueta com bacalhau marinado no azeite e temperado com alho, cebola, salsa e azeitonas portuguesas. Entre as novidades, nesta edição terá ainda sanduíche Árabe na brasa, sanduíches e doces Húngaros em especial o típico Kürtos, hambúrguer na lenha, um prato típico do interior paulista preparado com 500 gramas de kafta conhecido como Rojão do Balaio, maravilhosas batatas de diversos sabores do “Sr. Cone” e uma bastante inusitada que une duas grandes paixões: batata e chocolate... isso mesmo terá a chocofritas, um cone com batatas fritas, chocolate derretido e mini confeitos.

Na tenda da “SIM SOBÁ”, empresa de gastronomia artesanal com foco na culinária sul mato-grossense, terá o Sobá a Moda Campo Grande, um prato constituído por uma massa de farinha branca em um caldo de carnes, acrescido de cebolinhas picadas e omelete em fatias e acompanhamentos que podem ser carne suína, bovina, frango, shitake/shimeji e outros. É um prato de origem japonesa, mas à moda de Campo Grande, bem ao gosto dos brasileiros e com uma versão vegana também.

Quem aprecia o cheirinho de pão caseiro vai adorar os produtos da empresa “Feito como Antigamente”, são pães preparados com fermentação natural que se traduz em mais saúde, pois não tem aditivos e nem conservantes, por isso maior durabilidade (tempo de validade). Tem ainda os pães da “Pain Vert” feitos a lenha, com fermentação natural também e alguns 100% vegano.

Já o “Sampa Foods Gastronomia” levará paella e camarão pistola no alho e óleo e o Tradicional Festival de Sopas da CEAGESP. Alguns expositores já são tradicionais no evento e se tornaram parada obrigatória dos visitantes, como a “Berna” com seus variados sabores de salsichões grelhados, sucesso absoluto em todas as edições e o procuradíssimo joelho de porco cozido e depois assado em churrasqueira giratória a carvão servido no Rei do Joelho.

Coma bem e ajude uma causa

Desde a primeira edição da MaiFest que a “SOBEI - Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos”, participa do festival com três restaurantes. E traz em seu cardápio seis pratos, dentre eles o mais pedido Eisbein (joelho de porco assado a pururuca), cupim recheado (acompanha farofa e salada de batatas), frango recheado, etc. cuja renda é toda revertida para os projetos sociais da SOBEI, que hoje beneficiam cerca de 9 mil pessoas, entre crianças, adultos e idosos do extremo sul de São Paulo por meio de múltiplos projetos sociais, incluindo 15 creches. Todos que trabalham nestes dois dias de festival são voluntários. Um prato serve tranquilamente até duas pessoas.

Outro restaurante para se deliciar com os pratos típicos da culinária alemã é o “Zur Alten Mühle”, que chama atenção por sua decoração típica, além, é claro, dos maravilhosos pratos, dentre eles o chucrute garnie, prato para até quatro pessoas com joelho de porco, kassler, linguiça branca, salsichão, linguicinhas defumadas e acompanha chucrute e batata sauté.

A cada edição um tema diferente e atrações para toda família

O festival multicultural MaiFest que já está em sua vigésima edição é realizado pela AEMB - Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, e desta vez traz como tema "Lebensqualität (Qualidade de Vida), Cultura e Educação na Economia Criativa" como forma de valorizar o trabalho da AEMB em seus festivais realizados há 25 anos através do alinhamento entre a cultura e a educação e isso tudo em um sistema de qualidade de vida que agrega gastronomia, música, cultura, educação, artesanato, economia criativa e valorização dos empreendedores dentro de uma visão holística, muito além de vincular o bem-estar apenas na área de saúde e a essência deste conceito é o Gestor Cultural, o Sr. Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc SP que será um dos homenageados durante o festival.

Recheada de atrações, a MaiFest receberá no Palco Orquestra, Palco Multicultural e Espaço Criança apresentações de grupos de danças folclóricas alemãs, como Edelweiss, Hallo Welt, Tirol, Tanzfreunde, Colégio Benjamin Constant, Sonnenblume, Grupo Tom Maior Big Band, ações do Colégio Beatíssima, apresentação de jovens talentos femininos da música popular brasileira, Banda Entrelatinos que também receberá duas cantoras mulheres. Presença confirmada da turma de Pomerode que alegra os dois dias de festival com suas competições típicas alemãs, Orquestra Filarmônica e Coral de Santo Amaro, Cordas de Cultura de Bertioga, Fanfarra de Amparo, Danças Circulares, a aguardada apresentação do Maestro Paulo Paschoal e da Orquestra Sanfônica de São Paulo, Grupos de Sopros, Grupo Guaçatom, entre outras apresentações. Terá ainda Feira de Livros, Rodas de Conversas com historiadores de cidades alemãs e atividades esportivas. E para quem aprecia artesanato e boas compras terá mais de 250 estandes de várias cidades do Estado de São Paulo para explorar durante o festival.

Serviço

XX MaiFest
Dias: 25 e 26 de maio de 2019
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: Das 10h às 22h
Entrada gratuita