XVI Semana das Artes do Corpo

Setembro 11, 2019

Criada pelos alunos do curso de Artes do Corpo, oferecido pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), a XVI Semana das Artes do Corpo oferece entre os dias 16 e 20 de setembro diversas atividades relacionadas às linguagens artísticas do teatro, dança e performance cênica. Os debates, workshops, oficinas e performances são gratuitos, abertos ao público e acontecem em espaços internos da PUC e no teatro Tucarena, que fica ao lado da instituição.

Segundo os alunos-organizadores da presente edição, a programação é voltada tanto para artistas da cena quanto para pessoas interessadas nos assuntos abordados, além, é claro, de quem deseja ingressar no curso e gostaria de conhecer mais sobre seus desdobramentos. "As discussões promovidas nesse evento apontam para as possibilidade de ser artista os dias de hoje e para uma reflexão sobre como nossos corpos se relacionam com o ambiente que vivemos", adianta Pitágoras Ezequiel Lemos, aluno do curso de Artes do Corpo da PUC.

Programação Completa

16 de setembro

Às 14h Palestra O Corpo Nas Artes do Corpo com Helena Katz.
Local: Teatro Tucarena.

Passados todos estes anos de convivência com as telas, por tantas horas a cada dia, os corpos mudaram. Novos hábitos cognitivos não podem ser ignorados, pois agora pautam a intolerância, a impaciência e a dificuldade em lidar com o que não obedece instantaneamente que parecem conduzir a sociabilidade, no momento. É preciso atentar para este outro corpo que se apresenta porque é ele quem faz arte. Investigar do que é feito ajuda a compreender o que é capaz de produzir.

Às 15h30 Workshop O Corpo e a Linguagem Audiovisual com Rogério Troiani.
Local: Teatro Tucarena.

A base do trabalho do workshop está fixada em um tripé: Corpo, Interpretação e Preparação para Gravação. É esse tripé que traz a consciência total da câmera e os limites dos produtos feitos para TV e cinema. Entender que não se deve agir como se a câmera não estivesse, ao contrário, saiba tudo que diz respeito às suas características e segredos. Introduzir o ator ao trabalho a partir da honestidade, sem caricaturas e sendo afetado pela proposta da cena e do parceiro. Não mentir ou fingir frente à câmera. O trabalho irá reforçar a necessidade do ator ser vulnerável e honesto em suas emoções permitindo a ele ser único, atraente e magnético diante da câmera. De forma intensa e com ritmo de um set, o workshop, abordará o mundo da TV e do cinema, suas técnicas e segredos.

Às 19h Performance Talvez Seja Isso com Andanças.
Local: Teatro Tucarena.

A curadoria é a equipe ou pessoa responsável pela concepção das obras de arte, montagem e supervisão de uma exposição de arte, além de ser também o responsável pela execução e revisão do catálogo da exposição. A partir do curso de Artes do Corpo, o qual traz como ementa a hibridação das linguagens da Performance, Dança e o Teatro, esta mesa propõe que pensemos em abranger a nossa discussão nas três linguagens. As curadoras Daniela Bousso, Sônia Sobral e Priscila Arantes contarão sobre suas experiências e vivência nessa mesa. Como está a curadoria em 2019? Como está a curadoria em Artes do Corpo? Como é ser curador sem isolar as linguagens? Como é a curadoria em instituições públicas e privadas?

Às 15h30 Oficina Estados do Corpo com Pietro Morgado.
Local: Teatro Tucarena.

O objetivo principal é trabalhar diferentes estados e possibilidades dramatúrgicas do corpo. Partindo de estímulos simples, os participantes irão trabalhar a presença, equilíbrios e desequilíbrios, dinâmicas de velocidade e tônus, sensibilidade ao espaço e aos outros corpo dançantes.

Às 18h30 Performance Fluxo (in)sano com Luiza Perito e Marcelo Barboza.
Local: Teatro Tucarena.

Dois amigos escolheram fazer uma troca de experiência em dança contemporânea, improvisação e coreografia. A pesquisa, que começou com um vídeo e foi se desdobrando para uma cena em palco, é embasada na pesquisa do Michel Foucault e seu conceito de desrazão, usando o acesso à insanidade como ferramenta.

Às 19h30 Performance Sagrado Feminino com Junaída Serra.
Local: 5º Andar – Apresentação Itinerante.

Uma performance que trata das questões do feminino, a objetificação do corpo, resgate da deusa e relação com a terra.

18 de setembro, quarta-feira

Às 14h Oficina Lygia Clark e o Corpo com Christine Mello.
Local: Teatro Tucarena.

A oficina parte do documentário Memória do Corpo, do diretor Mário Carneiro (1984), que mostra as estratégias que Lygia Clark usava em seu trabalho, hibridando arte e a terapia, explorando com seus pacientes, durante suas sessões, as sensações do corpo, buscando "reativar" o contato com o corpo e mundo. A oficina proporá um exercício em torno desse método da artista e o corpo coletivo.

Às 16h Oficina Estado de Presença com Junior Lima. Local: Teatro Tucarena.

Em um mundo de presenças fragmentadas e contaminado pela ilusão das realidades virtuais, é preciso conclamar os afetos. É preciso despertar os sentidos em busca de autoconhecimento, voltar a olhar para o próximo sem a mediação das telas e sem a falsa percepção da presença, alterada pelas novas tecnologias. A oficina Estado de Presença nasce do interesse em processos criativos colaborativos no teatro, na dança e nas performances, em que Junior Lima propõe alguns mecanismos disparadores para o estado de criação.

Às 18h30 Performance Dissidência #1 com Bruno Gasparotto.
Local: Teatro Tucarena.

Durante uma investigação de "persona" orientada por Samira BR, localizei áreas borradas de minha identidade que foram negligenciadas em decorrência de não conformidade de meu corpo com os padrões de perfomatividade de gênero de meu entorno durante a infância e adolescência. Provocado por textos de Suely Rolnik, decido realizar uma jornada de reestruturação de meus sistemas, que acontece durante a performance. Na luz negra, brinco de boneca com meu próprio corpo e, usando diferente mídias sobre o corpo como um Palimpsesto, crio um corpo instalação que evoca dissidência.

Às 19h30 Debate Presentificar: Roda de Conversa e Ensaio Aberto com Marcus Moreno e convidados.
Local: Teatro Tucarena.

Improvisação e presença são assuntos que parecem inesgotáveis no campo da criação artística. Neste encontro, Marcus Moreno, ex-aluno do curso de Artes do Corpo, convida, para discussão dos temas, as artistas Jussara Miller, pela experiência de anos de trabalho com o estudo da Técnica Klauss Vianna e Paula Petreca, que, com o Projeto Co e sua trajetória solo trabalha na perspectiva do estudo de poéticas e do corpo na contaminação com o espaço urbano. O encontro conta também com apresentação de trecho do trabalho solo de dança Instante-já, que está em processo de criação. Esta ação é parte do projeto Novas Efemeridades, contemplado pela 25ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço

Data:16 a 18 de setembro, das 14h às 22h
Local: PUC-SP (Rua Monte Alegre, 984. Perdizes) e Tucarena (R. Monte Alegre, 1024. Perdizes).
Entrada gratuita
Classificação etária: Livre.