Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Workshop gratuito oferece danças angolanas online

Janeiro 11, 2021

Trazer experiências culturais de outros países é uma proposta muito interessante nos dias de hoje, já que é importante criar oportunidades para que as pessoas tenham acesso a outras culturas, em busca de uma maior diversidade. Pensando nisso, o coletivo Kizomba Yetu, incentivado pela Secretaria Municipal de Cultura, realizará no dia 17 de janeiro um workshop gratuito com danças angolanas, incluindo Kizomba, Semba, Kuduro, Danças Folclóricas e Afro House, com duração de 1 hora. Depois disso, também contará com a participação de um DJ tocando músicas tradicionais africanas por duas horas. Os dançarinos vão interagir e dançar com o público.

De acordo com Vanessa Dias, idealizadora e coordenadora do projeto, pesquisadora das danças africanas desde 2016, essa é uma oportunidade para as pessoas entenderem um pouco mais sobre a cultura angolana de uma forma divertida e segura - pensando no momento em que estamos vivendo. "Esse projeto já foi realizado anteriormente, de forma presencial e online pela Secretaria Municipal de Cultura e agora será realizado novamente pela SMC, pelo edital prêmio Aldir Blanc do Governo Federal, em que vários coletivos foram contemplados para executarem projetos sócio-culturais na cidade de São Paulo", explica.

O evento será realizado de forma online, seguindo as regras de restrições da pandemia, por meio da Sympla, a maior plataforma de eventos. "Tudo será gratuito, mas será necessário realizar a inscrição. Para os participantes do workshop que tiverem uma permanência mínima de 45 minutos na aula, será disponibilizado um certificado de participação, onde eu assinarei, junto com a Associação Angolana de São Paulo "Palanca Negra", apoio Institucional, onde será representada pelo presidente Carlos Francisco João, (mais conhecido como Mandume). Para os que ficarem até o final, ainda poderão participar de sorteios de brindes, como: chaveiros, camisetas e aulas particulares de Kizomba/Semba/Afro House e/ou Dança Tradicional", revela Vanessa.

O projeto do coletivo Kizomba Yetu terá duração de seis meses, com a realização de quatro workshops e dois Caldo do Semba, tradicional na cultura angolana. Este evento terá show ao vivo, apresentação de dança, parceria com restaurantes africanos e sorteios, tudo de forma gratuita e com transmissões ao vivo. "Os eventos serão transmitidos através da Casa de Cultura Chico Science. As informações completas podem ser encontradas na nossa página do Facebook", finaliza Vanessa.

Sobre o Kizomba Yetu

O coletivo "KIZOMBA YETU" termo que vem de uma das línguas nacionais angolanas - o "Kimbundu" que pode ser traduzido como "A Nossa Festa", - realiza manifestações socioculturais, na capital de São Paulo. O principal objetivo é promover a cultura e as danças angolanas através de aulas de Kizomba, Semba, Kuduro, entre outras. O coletivo existe desde agosto de 2018. É formado por brasileiros, angolanos, guineense e francesa, residentes em São Paulo, onde realiza-se atividades de intercâmbio cultural. Em 2019, o coletivo foi contemplado pela Secretaria Municipal de Cultura no programa VAI 1 (Valorização de Iniciativas Culturais) para realização do projeto denominado "Intercâmbio Cultural Brasil & Angola". Foram realizados vários Workshops de Danças Angolanas, nas Casas de Cultura e Centros Culturais de São Paulo, com entrada gratuita. Desde a inauguração do KIZOMBA YETU, já foram realizadas uma média de 60 eventos e neles passaram mais de 2.000 alunos. O coletivo atua em diversas regiões de São Paulo, como: Sé, Brás, República, Bela Vista, Jabaquara, Freguesia do Ó, Jardim Peri Alto, Sacomã/Ipiranga e Avenida Paulista, além de participação em outros eventos culturais.

Serviço
Workshop gratuito de danças angolanas
Data: 17 de janeiro
Horário: 15h
Duração: 3 horas
Link de inscrição: https://bit.ly/2MVuuFB

Outras notícias

O IC para Crianças volta repaginado em 2021 e com muitas brincadeiras.
Essa programação já é de casa para muita gente que tem acompanhado as diversas atividades propostas até aqui
https://www.sampaonline.com.br/noticias/o+ic+para+crianeas+volta+repaginado+em+2021+e+com+muitas+brincadeiras.php