Websérie aborda os efeitos da pandemia a partir de temas como alimentação, gestão de resíduos, educação e trabalho reprodutivo

Agosto 06, 2020

Após realizar a Mega Live do Dia do Meio Ambiente, que alcançou milhares de pessoas durante uma transmissão online em junho, o movimento de sustentabilidade Green Nation apresenta o seu novo projeto: Mundo Green – Em Quarentena. Trata-se de uma websérie em seis episódios, reunindo conversas com convidados especialistas de diferentes segmentos e idades, sobre temas que se tornaram cada vez mais relevantes por conta da pandemia de Covid-19.

A série, gravada neste período de isolamento social sem que nenhum dos envolvidos precisasse sair de casa, retrata as mudanças que impactaram as vidas de pessoas por todo o mundo por conta da pandemia. Entre os entrevistados estão as atrizes Juliana Paes e Duda Pimenta, a nutricionista Noadia Lobão, a engenheira ambiental Aline Matulja, o artivista Mundano (Pimp my Carroça e Cataki), a artista Estefi Machado, o gari Rodrigo Abreu, a líder indígena Juliana Santanna, além de jovens integrantes do Conselho Mirim de São Paulo e de muitas outras pessoas.

Os vídeos serão divulgados sempre às sextas-feiras, até o dia 28 de agosto, nas redes oficiais do Green Nation no YouTube, Instagram e Facebook, além da sua plataforma.

Temas – Cada episódio aborda uma temática diferente: O início da pandemia (episódio piloto), Alimentação, Resíduos, Educação, Solidariedade e Trabalho Reprodutivo.

Os vídeos foram construídos para dialogar com a linguagem virtual e por isso apresentam conteúdos de forma clara e objetiva, que estimulam diversas possibilidades para a reflexão. A experiência se expande na plataforma do Green Nation, por meio do compartilhamento de conteúdos complementares que se relacionam com os temas abordados em cada episódio.

A composição visual da série foi pensada a partir da proposta de registrar as entrevistas em telas de diferentes dispositivos eletrônicos, para ilustrar algumas formas de comunicação que se intensificaram durante o período da pandemia. Para cada convidado, foram construídos ambientes figurativos ao redor da tela, que se conectam com os assuntos que estão sendo discutidos.

A seguir, os temas centrais apresentados em cada episódio:

1. O início da pandemia (episódio piloto)
2. Alimentação
3. Resíduos
4. Educação
5. Solidariedade
6. Trabalho Reprodutivo

O projeto foi contemplado pelo edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Sobre o Green Nation

O Green Nation é um movimento de sustentabilidade, cultura e educação, fundado em 2012, no Rio de Janeiro, pelo CIMA – Centro de Cultura Informação e Meio Ambiente. Ao longo de quase uma década, suas iniciativas já impactaram milhões de pessoas, sempre unindo sustentabilidade, criatividade, cidadania e inovação, em experiências físicas e digitais, que propõem pensar, viver e sentir.

Serviço

MUNDO GREEN – EM QUARENTENA
Série com 06 vídeos
Novos episódios disponibilizados semanalmente, a cada sexta-feira, até 28 de agosto

Links: YouTube | Instagram | Facebook | Plataforma Green Nation

Outras notícias

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php

Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php

Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php

Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php