Agosto 01, 2025
O Cinusp continua até dia 10 de agosto com a mostra Roubarão Tudo, com uma seleção de filmes que têm o roubo como conflito cinematográfico central.
Dentre os filmes, não poderiam faltar os heist movies, subgênero que tem como característica a separação entre a elaboração de um plano meticuloso e a execução. Precursor do formato, Rififi (Jules Dassin, 1955) acompanha os minuciosos passos de um roubo a uma joalheria.
Também nesse subgênero, Profissão: Ladrão (1981, 4K), filme de estreia de Michael Mann, explora diferentes dinâmicas de conduta em um assalto como ofício. Onze Homens e Um Segredo (Steven Soderbergh, 2001, 4K), acompanha um grupo de especialistas que se junta para um dos maiores roubos da história.
No thriller erótico Femme Fatale (2002), Brian De Palma subverte o arquétipo de personagem feminina que atrai os homens para situações de risco. A sessão das 19h no dia 05/08 será seguida de debate com o pesquisador Wellington Sari.

Também experimentando com arquétipos, em Bando à Parte (1964), Jean-Luc Godard retrabalhou clichês do gênero de assalto presentes no cinema americano. No chinês Chuva de Luz Na Montanha Vazia (King Hu, 1979), os personagens buscam roubar um pergaminho de um templo budista.
Para além de planos extravagantes, também temos o roubo em menor escala, como o filme PickPocket (Robert Bresson, 1959), que conta a história de um batedor de carteiras.
O brasileiro No Coração Do Mundo (Gabriel Martins e Maurílio Martins, 2019, 4K) mostra moradores da periferia de Contagem, que planejam um assalto a uma mansão.
Já em O Grande Golpe (Stanley Kubrick, 1956), a ladroagem acontece em uma corrida de cavalos. O filme será exibido com o curta O Grande Roubo de Trem (Edwin S. Porter, 1903), um dos primeiros filmes narrativos de todos os tempos.
Completando a programação, ainda serão exibidos Os Eternos Desconhecidos (Mario Monicelli, 1958) e O Plano Perfeito (Spike Lee, 2006).
Na quinta-feira 07/ago ainda teremos uma sessão extraordinária, às 20h30, do filme Vidas Passadas (Celine Song, 2023), realizada em parceria com o Cineclube KOFF (Korean Film Festival).
O CINUSP funciona de segunda a sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h e o Maria Antonia funciona sábado e domingo, com sessões às 16h e às 18h. A entrada ao CINUSP é aberta ao público e gratuita. A sala nova fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, no campus Butantã da USP.
CINUSP Paulo Emílio
www.usp.br/cinusp/
Sessões de segunda à sexta, 16h e 19h, na Cidade Universitária
Sábados e domingos, 16h e 18h, no Centro Maria Antônia
Fonte: CINUSP
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
https://www.sampaonline.com.br/noticias/wilson+aguiar+estreia+solo+concerto+para+corpo+traquejado+atelier+cenico.php
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+espetaculo+gratuito+impacto+agasias+grupo+teatro.php
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
https://www.sampaonline.com.br/noticias/premiado+musical+bertoleza+ganha+nova+temporada+gratuita+teatro+alfredo+mesquita.php
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+fevereiro+maze+espetaculo+gratuito+para+criancas.php
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php