Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Voltado para o público infanto-juvenil, curta-metragem Leituras estreia online

Setembro 17, 2020

Livremente inspirado na obra “A Menina de Papel”, de Julián Fuks, o curta-metragem “Leituras” estreia em 20 de setembro, domingo, às 18h, e pode ser assistido no site www.celacanto.art, com acesso livre e gratuito. Idealizado pela atriz, cenógrafa, professora e pesquisadora Marília Misailidis, o filme foi todo gravado durante a quarentena no apartamento em que mora com o marido Seblen Mantovani, que também assina a câmera e a fotografia da produção.


Crédito: Seblen Mantovani

Voltado para o público infanto-juvenil, o curta de 12 minutos mistura live action, desenho, recortes e animação para contar a história de duas leitoras que pertencem, cada uma a seu modo, tanto ao plano da ficção quanto ao plano da realidade. No desenrolar da trama, elas tomam consciência de si mesmas e de onde estão inseridas enquanto desempenham com o público uma mesma ação: ler.

Em “Leituras”, Marília desenhou mais de 40 ilustrações que compõem a arte do curta-metragem. Tendo como referência estética o artista italiano Virgilio Villorese, ela presta homenagem à antiga tecnologia do cinema usando recursos de animação, que convivem em harmonia com elementos contemporâneos. Marília e Seblen gravaram ao longo de 15 dias em diversos ambientes do apartamento do casal e até no corredor do prédio onde moram, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Ao todo, foram três meses de trabalho, contando com a pré e pós-produção.

O curta-metragem foi contemplado pelo Edital Cultura Presente nas Redes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, de caráter emergencial para o fomento de produções culturais em tempos de pandemia.

Professora, pesquisadora, atriz e cenógrafa, tem experiência com o ensino de língua portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio e língua inglesa para todas as idades. Como pesquisadora, se dedicou ao estudo da tragédia grega clássica e das possibilidades de diálogo entre a literatura e o teatro, criando adaptações e fazendo estudos de caso. Como atriz, trabalhou com os diretores Naum Alves de Sousa, Ivan Sugahara e Diogo Liberano. Como cenógrafa, em 2019, participou da mostra de estudantes brasileiros na “Quadrienal de Praga de espaço e desenho da performance”, principal evento internacional que engloba áreas como cenografia, figurino, iluminação cênica, sonoplastia, visagismo e arquitetura teatral.

Sobre Seblen Mantovani

Montanhista, fotógrafo e cineasta, busca revelar para o público um pouco de tudo o que vive a partir de sua experiência em ambientes naturais. Ganhou em 2016 o prêmio de melhor fotografia pelo Cine Amazônia com o curta documental “Jegues”. Dirigiu e fotografou o documentário “Geração Lendária”, que retrata o desenvolvimento do montanhismo brasileiro nos anos 80 por meio de figuras emblemáticas do esporte. Viajou pelos quatro continentes gravando as séries “Montanhistas e Escaladores de Vulcões”.

Sinopse

Num momento em que os livros podem se tornar objetos ainda mais raros, o curta-metragem “Leituras” oferece um olhar poético sobre as inúmeras trocas que podem acontecer entre realidade e ficção enquanto ainda existirem leitores e leituras.

Serviço

Leituras
Curta-metragem de Marília Misailidis
Estreia: 20 de setembro, domingo, às 18h
Onde: www.celacanto.ar
Duração: 12 min.
Classificação etária: Livre

Ficha Técnica

Roteiro, ilustrações, direção de arte e produção: Marília Misailidis
Operador de câmera e direção de fotografia: Seblen Mantovani
Trilha original: Luis Henrique Misailidis
Edição: Fábio Cardoso
Arte de divulgação: Isabella Castro

Outras notícias

Alho roxo por menos de Um Real? Saiba o que você está comprando.
Saiba quais os perigos de comprar alho chinês, e como diferencia-lo do alho nacional
https://www.sampaonline.com.br/noticias/alho+roxo+chines+perigos.php

Itaú Cultural transmite online o IV Fórum Mostra e filmes premiados nas últimas edições da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O site da instituição traz mostra online com cinco filmes já premiados pelo festival.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+transmite+online+o+iv+forum+mostra+e+filmes+premiados+nas+ultimas+edicoes+da+mostra+internacional+de+cinema+de+sao+paulo.php

Alessandra Leão retoma web série Acesa com mestres da cultura popular e live no Instagram
Os episódios serão lançados toda quarta-feira, no canal do YouTube da artista, de 21 de outubro a 4 de novembro. A live acontecerá no Instagram, no dia 22 de outubro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/alessandra+leao+retoma+web+serie+acesa+com+mestres+da+cultura+popular+e+live+no+instagram.php

Novidades agitam a semana do IC para Crianças
A programação acontece de 23 a 27 de outubro e os vídeos vão ao ar sempre às 11h, no site do Itaú Cultural.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novidades+agitam+a+semana+do+ic+para+criancas.php

João Marcello Bôscoli participa de live do Memorial da América Latina
O projeto Memorial Lives recebe o produtor musical no dia 21 de outubro, quarta-feira, com transmissão pelo Instagram.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/joao+marcello+boscoli+participa+de+live+do+memorial+da+america+latina.php

Espetáculos, performances, estreias e temáticas diversas compõem o segundo bloco de outubro do Festival Arte como Respiro – Cênicas
A programação acontece de 21 a 25 de outubro, no site do Itaú Cultural.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculos+performances+estreias+e+tematicas+diversas+compoem+o+segundo+bloco+de+outubro+do+festival+arte+como+respiro+cenicas.php

CPT_SESC lança coleções digitais inéditas de seus acervos de encenações
Em outubro, será disponibilizada A Hora e Vez de Augusto Matraga e em novembro, Xica da Silva, que podem ser acessadas na plataforma Sesc Digital.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cpt_sesc+lanca+colecoes+digitais+ineditas+de+seus+acervos+de+encenacoes.php

Orquestra Tom Jobim participa da série Ô de Casas de Mônica Salmaso.
Grupo foi convidado para participar da série de encontros virtuais da cantora
https://www.sampaonline.com.br/noticias/orquestra+tom+jobim+participa+da+serie+o+de+casas+de+monica+salmaso.php

Projeto Sala da Casa, da Casa Natura Musical, encerra 2020 com 16 novas atrações
As apresentações são transmitidas pelo Instagram, de 17 de outubro a 6 de dezembro, sempre aos sábados e domingos, às 19h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/projeto+sala+da+casa+da+casa+natura+musical+encerra+2020+com+16+novas+atracoes.php

Teatro Vivo em Casa abre 3ª temporada reforçando o tema da diversidade.
A Vivo apoia, incentiva e tem a diversidade como um de seus principais pilares
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+vivo+em+casa+abre+3+temporada+reforcando+o+tema+da+diversidade.php