Voltado para o público infanto-juvenil, curta-metragem Leituras estreia online

Setembro 17, 2020

Livremente inspirado na obra “A Menina de Papel”, de Julián Fuks, o curta-metragem “Leituras” estreia em 20 de setembro, domingo, às 18h, e pode ser assistido no site www.celacanto.art, com acesso livre e gratuito. Idealizado pela atriz, cenógrafa, professora e pesquisadora Marília Misailidis, o filme foi todo gravado durante a quarentena no apartamento em que mora com o marido Seblen Mantovani, que também assina a câmera e a fotografia da produção.


Crédito: Seblen Mantovani

Voltado para o público infanto-juvenil, o curta de 12 minutos mistura live action, desenho, recortes e animação para contar a história de duas leitoras que pertencem, cada uma a seu modo, tanto ao plano da ficção quanto ao plano da realidade. No desenrolar da trama, elas tomam consciência de si mesmas e de onde estão inseridas enquanto desempenham com o público uma mesma ação: ler.

Em “Leituras”, Marília desenhou mais de 40 ilustrações que compõem a arte do curta-metragem. Tendo como referência estética o artista italiano Virgilio Villorese, ela presta homenagem à antiga tecnologia do cinema usando recursos de animação, que convivem em harmonia com elementos contemporâneos. Marília e Seblen gravaram ao longo de 15 dias em diversos ambientes do apartamento do casal e até no corredor do prédio onde moram, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Ao todo, foram três meses de trabalho, contando com a pré e pós-produção.

O curta-metragem foi contemplado pelo Edital Cultura Presente nas Redes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, de caráter emergencial para o fomento de produções culturais em tempos de pandemia.

Professora, pesquisadora, atriz e cenógrafa, tem experiência com o ensino de língua portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio e língua inglesa para todas as idades. Como pesquisadora, se dedicou ao estudo da tragédia grega clássica e das possibilidades de diálogo entre a literatura e o teatro, criando adaptações e fazendo estudos de caso. Como atriz, trabalhou com os diretores Naum Alves de Sousa, Ivan Sugahara e Diogo Liberano. Como cenógrafa, em 2019, participou da mostra de estudantes brasileiros na “Quadrienal de Praga de espaço e desenho da performance”, principal evento internacional que engloba áreas como cenografia, figurino, iluminação cênica, sonoplastia, visagismo e arquitetura teatral.

Sobre Seblen Mantovani

Montanhista, fotógrafo e cineasta, busca revelar para o público um pouco de tudo o que vive a partir de sua experiência em ambientes naturais. Ganhou em 2016 o prêmio de melhor fotografia pelo Cine Amazônia com o curta documental “Jegues”. Dirigiu e fotografou o documentário “Geração Lendária”, que retrata o desenvolvimento do montanhismo brasileiro nos anos 80 por meio de figuras emblemáticas do esporte. Viajou pelos quatro continentes gravando as séries “Montanhistas e Escaladores de Vulcões”.

Sinopse

Num momento em que os livros podem se tornar objetos ainda mais raros, o curta-metragem “Leituras” oferece um olhar poético sobre as inúmeras trocas que podem acontecer entre realidade e ficção enquanto ainda existirem leitores e leituras.

Serviço

Leituras
Curta-metragem de Marília Misailidis
Estreia: 20 de setembro, domingo, às 18h
Onde: www.celacanto.ar
Duração: 12 min.
Classificação etária: Livre

Ficha Técnica

Roteiro, ilustrações, direção de arte e produção: Marília Misailidis
Operador de câmera e direção de fotografia: Seblen Mantovani
Trilha original: Luis Henrique Misailidis
Edição: Fábio Cardoso
Arte de divulgação: Isabella Castro