Centro de Educação Musical VOICE promove cursos gratuitos de educação musical
Setembro 14, 2004

Atenção: Os cursos divulgados nesta página estão SUSPENSOS até março de 2005, devido ao período de férias.

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, a VOICE - Centro de Educação Musical e Desenvolvimento Artístico (Rua Catipará, 35 - Brooklin Novo - SP) promove várias atividades gratuitas. As vagas são limitadas. Contatos por e-mail ou através do site www.voice.art.br

Aula de teoria do canto
Professor Paulo Brito
Todas às Segundas Feiras das 14h30m às 15h30m.
Alguns dos assuntos abordados: * O instrumento vocal / * Processo do canto (respiração, fonação, ressonância, articulação...) / * História da pedagogia vocal / * Técnicas de relaxamento / * Técnicas de apoio / E outros assuntos relacionados com teoria do canto. 
Um breve release do professor Paulo Brito:
Diretor Pedagógico e criador do Método Voice de ensino, Cantor e Arranjador. Cursou a Manhattan School of Music em New York com especialização em Performance Jazz Vocal, estudou Técnica vocal em Los Angeles. Cursou no Brasil a Universidade Livre de Música e alguns Conservatórios, tendo em seu currículo, Cursos de Tecnologia Musical com especialização no software Cakewalk, de Cinema e Vídeo, de Arranjo e Orquestração, de Música Contemporânea e História da Música Brasileira, tendo como professores dentre outros Lívio Tratemberg, Cláudio Leal, Wilson Sukorski, Maria Alice Volpe, David Tigel, Koelreutter, Charlie Banacos, Jack Smalley.

Coral e teatro musical
Regente Ricardo Monteiro 
Todas às Quartas Feiras das 19h30m às 21h30m 
Cantar e interpretar. Um trabalho voltado para a música popular, visando também o desenvolvimento da musicalidade, criatividade e performance do participante.

Aula de história e semiótica musical
Todas às Quartas Feiras das 12h às 13h
Professor Ricardo Monteiro
Alguns dos assuntos abordados: * Definições de semiótica e apresentação de suas diversas linhas de pesquisa, com as principais características, vantagens e desvantagens de cada corrente./ * Sentido x Significado na música: a “linguagem que não é desse mundo” / * Natureza da linguagem musical e a resposta da semiótica aos problemas propostos. / * Por que e como a música pode expressar sentimentos sem fazer uso da palavra ou do gesto. / * Como a sociedade expressa suas contradições e conflitos através de sua música, da obviedade explícita ao subliminar...
Um breve release do professor Ricardo Monteiro:
Doutor e Mestre em Semiótica pela FFLCH-USP, Bacharel em Composição pela ECA-USP, Ricardo Monteiro é coordenador do curso de Pós-Graduação em Música Popular Brasileira da Faculdade de Música Carlos Gomes, professor no curso de pós-graduação em capacitação docente em música brasileira da Universidade Anhembi Morumbi e professor de Teatro Musical na VOICE. Além da atividade acadêmica, atua ainda como maestro, regendo atualmente a Big Band do CEU Ipiranga, como compositor e como autor teatral, acumulando diversas premiações nas duas últimas áreas. Com trabalhos publicados em revistas acadêmicas no Brasil e exterior e um livro didático de sua autoria na área de teatro e dança, tem focalizado seu trabalho como pesquisador nas áreas de semiótica musical e de história da música popular brasileira, e sua atividade artística na criação de espetáculos de teatro musical.

Técnica de Alexander
Todas às Quintas Feiras das 12h30m às 13h45m
Professora Ana Thomaz formada pelo Studio Alexander Technique em Londres. 
Sobre as aulas: O que é postura? O que é coordenação motora? Por que confundimos relaxamento muscular com moleza e abandono do tônus muscular? Esses e outros temas relacionados ao funcionamento psico-físico são abordados nas aulas. 
A Técnica de Alexander é um método que redescobre o caminho da conexão entre o corpo e a mente. Onde o corpo reencontra a sua capacidade de pensar, potencializando sua força criadora. Ao longo da vida vamos colecionando hábitos que se apropriam de nossos movimentos e pensamentos. Com a quebra desses hábitos criamos um espaço de escolha de novas ações e composições, conectando o corpo-mente a sua própria natureza. Com mais de cem anos de existência, a Técnica foi desenvolvida por Federick Mathias Alexander (1869-1955) e tem sido aplicada com enorme sucesso em diversos países do mundo. A Técnica Alexander acrescenta uma nova dimensão de criatividade para a vida com eternas descobertas e tornou-se uma grande aliada dos musicistas para seu desenvolvimento artístico.

[ Imprima ] esta notícia.

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo