Você conhece o Centro de Práticas Naturais?

Novembro 13, 2018

O Centro de Práticas Naturais (CPN) de Guaianases, inaugurado em 2004, foi criado para oferecer modalidades alternativas e diferenciadas de atendimento que promovem a saúde física e emocional. Essas modalidades pertencem à medicina tradicional chinesa, na qual o paciente passa a ser agente da sua recuperação. O CPN está localizado na Rua Serra das Araras, 314, Lajeado, e diariamente oferece cursos, palestras e atividades físicas como: alongamento, acupuntura, meditação, dança, dentre outros.
Para Lilian Cristina Mathias de Souza, gerente do Centro de Práticas Naturais, esse espaço busca profissionais de acordo com a necessidade da população e trabalha para a melhoria da saúde das pessoas. "O nosso lema é: as Unidades Básicas de Saúde (UBS) tratam a doença e nós tratamos o ser humano", relata. As atividades são abertas a toda comunidade e para se inscrever é necessária a apresentação de um documento com foto e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atividades oferecidas

Acupuntura: Intervenção em saúde que faz parte dos recursos terapêuticos da medicina tradicional chinesa e que estimula pontos espalhados por todo o corpo (meridianos) por meio da inserção de finas agulhas metálicas, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de agravos e doenças. O agendamento é feito na UBS com encaminhamento do médico.

Reiki: Prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital, visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. O agendamento é feito na recepção CPN.

Oficinas de nutrição: Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar qualidade de vida e o CPN oferece oficinas de nutrição que auxiliam nisso. São elas: Alimentação Equilibrada, Bate-papo com a Nutricionista, Cuidando da minha Saúde e Me alimentando com Sabedoria, Na Cozinha com Alegria (Panelaterapia, Sucoterapia e Rodas de Chá) e Avaliação Antropométrica. Essas atividades são agendadas na recepção do CPN.

Práticas corporais e mediativas
São atividades que envolvem movimento, manipulação corporal, atitude mental e respiração com intuito de equilibrar o QI, segundo os princípios da medicina tradicional chinesa. São elas:

Lian Gong I e II/I QI Gong: Prática corporal chinesa desenvolvida em grupo e caracterizada por um conjunto de três séries de 18 exercícios terapêuticos e preventivos, que trabalham o corpo desde a coluna até os dedos dos pés. O Liang Gong aborda o indivíduo de modo integral, segundo as bases da medicina tradicional chinesa, prevenindo e tratando dores e problemas musculoesqueléticos.
Segundas, Quartas e Sextas, das 8h às 9h.

Tai-chi-pai-lin: Prática corporal coletiva, de origem oriental, que consiste em posturas de equilíbrio corporal e na realização de movimentos lentos e contínuos que trabalham simultaneamente os aspectos físicos e energéticos do corpo.
Terças e Quintas, às 8h.

Xiang-Gong: É uma prática terapêutica simples e eficiente que fortalece as funções dos órgãos e dos meridianos. Movimenta as mãos e os braços, trabalhando o meridiano yin das mãos (pulmão, coração e pericárdio) e yang (intestino grosso, intestino delgado e triplo aquecedor), desbloqueando as obstruções de todos os canais do corpo.
De Segunda a Quinta, das 9h às 9h30.

Alongamento: Exercícios voltados ao alongamento global e fortalecimento muscular, com orientação postural.
Terças e Quintas, das 8h às 9h.

Automassagem: Técnica terapêutica que, mediante a manipulação dos tecidos corporais pelo próprio indivíduo, com suas mãos, favorece o sistema nervoso e muscular, a circulação geral, bem como o equilíbrio mental, sendo utilizada em caráter complementar a outras terapias.
Segundas e Quarta, das 9h30 às 10h.

Meditação: Prática mental individual que consiste em treinar a focalização da atenção de modo não analítico ou discriminativo, a diminuição do pensamento repetitivo e a reorientação cognitiva, promovendo alterações favoráveis no humor e melhora no desempenho cognitivo, além de proporcionar maior integração entre mente, corpo e mundo exterior.
Segundas e Quartas, das 10h às 10h30.

Dança circular: Prática expressiva corporal que utiliza a dança de roda, o canto e o ritmo para promover a integração humana, o auxílio mútuo e a igualdade visando o bem-estar físico, mental, emocional e social.
Quartas, às 7h30, e Sexta, às 10h30.

Dança aeróbica: A prática regular proporciona diversos benefícios à saúde, como: melhora do desempenho cardiovascular e da circulação sanguínea, fortalecimento dos músculos, queima de gordura, além de modelar o corpo e melhorar a qualidade de vida.
Sexta, das 8h às 9h.

Arte terapia: Prática expressiva artística e visual que atua como elemento terapêutico na análise do consciente e do inconsciente, favorecendo a saúde física e mental do indivíduo.
Oficina de Crochê: Terça, das 9h30 às 10h30.
Oficina de Mandala: Terça, das 15h às 17h.

Meu jardim da saúde: O que são Plantas Medicinais? Aprenda como identificar, plantar e usar espécies vegetais, cultivadas ou não, administradas por qualquer via ou forma, que exercem ação terapêutica.
Quinta, das 14h às 16h.

Constelação familiar: É um método terapêutico que ajuda a pessoa a se libertar de seus medos, carências, destinos difíceis, enfermidades, traumas e tensões do presente e que tem sua origem real no passado e na repetição dos conflitos, comportamentos e acontecimentos de uma história familiar.
Segunda, das 15h as 17h.

Centro de Práticas Naturais Guaianases
Endereço: Rua Serra das Araras, 314, Lajeado
Contato: 2554-4124
E-mail: centropratnaturais@prefeitura.sp.gov.br

*Obs.: A programação pode sofrer alterações sem aviso prévio, consulte sempre antes de conferir qualquer atividade.

Fonte: imprensaprgu@smpr.prefeitura.sp.gov.br