Agosto 06, 2020
Aulas de dança, às quartas-feiras e domingos; de ilustração, às terças-feiras e quintas-feiras; de teatro, aos sábados; e, a partir da segunda-feira, dia 10, vivências de música. Todas são oferecidas pelo Itaú Cultural para serem acessadas semanalmente, sempre a partir das 11h, no seu site e página no YouTube. O intuito dessa estreia é promover uma sensibilização musical, não sendo necessário ter algum instrumento em casa ou conhecimento prévio.
Teatro
No sábado, dia 8 de agosto, acontece a segunda aula de teatro, de uma série de 10, idealizada pelo Núcleo de Artes Cênicas da organização e ministrada por Thaís Póvoa. Ela é formada pela Escola de Arte Dramática e mestra em artes cênicas, pela Universidade de São Paulo (USP), e, há anos, desenvolve um trabalho voltado para crianças e adolescentes. Neste vídeo, com interpretação de Libras e legendas, o corpo e sua extensão são o tema das experimentações que ensina.
Música
Na segunda-feira, dia 10 de agosto, a cantora, percussionista, compositora e educadora musical Cris Bosch começa sua trajetória no projeto, com o tambor. Para isso, ela orienta o público a construir o instrumento ou procurar em casa objetos que se assemelhem ao seu som. Cris também ensina a tocar e cantar canções do acervo infantil brasileiro.
Ilustração
No dia seguinte, terça-feira, 11 de agosto, tem aula de ilustração, com a ilustradora de livros infantis e integrante do coletivo BabaYaga de criação literária, Marcia Misawa. Ela explica como fazer um cartão tridimensional para ser enviado para aquela pessoa de quem se sente saudade. O artista visual, educador e autor do livro Como Desenhar um Dinossauro, Jonas Meirelles, na quinta-feira, 13 de agosto, cria um colar de estranhas criaturas, misturando gato com garfo, pássaro e martelo, pente com cachorro e peixe com o ventilador. Ao final ele junta tudo e faz um adereço bem interessante.
Dança
As classes de dança seguem com o professor de artes, bailarino e ator Felipe Cirilo, na quarta-feira, dia 12 de agosto. Ele compartilha como deslizar por aí, sentindo os ossos. A partir dessa base, incrementa as coreografias com movimentos da coluna e pequenos saltos. Com o corpo bem preparado e fortalecido, o desafio seguinte é a parada de cabeça. No domingo, dia 16 de agosto, a bailarina e artista docente Carol Polloni ensina aquecimentos e movimentos do ballet clássico de forma lúdica e divertida. A Ratinha Julia e o Sapo Felipe, duas pelúcias, estarão ludicamente juntos na aula dela, como assistentes.
Com a programação presencial suspensa desde o dia 17 de março, em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais digitais pensados para toda a família. Assim, vem ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, com podcasts, cursos de EAD e vídeos, disponibilizados no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.
Sobre os professores
Carol Polloni é bailarina, artista docente e terapeuta corporal. Licenciada em Dança e formada em Ballet Clássico, há 26 anos atua com crianças da primeira infância, sendo especialista em lecionar e vivenciar a dança com uma visão consciente e acolhedora. Em uma linha metodológica própria, aplica as técnicas acadêmicas e tradicionais da dança com diversas linguagens de consciência corporal, múltiplas habilidades expressivas, lúdicas e criativas no desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor da criança. Tem como objetivo a organicidade, autoconhecimento, aprendizagem de movimentos específicos com a leveza que a dança proporciona na auto descoberta e no protagonismo da criança como um ser integral.
Cris Bosch é cantora, percussionista, compositora e educadora musical. Começou a carreira aos 17 anos, no grupo Zabumbau, formado por Antônio Nóbrega e Rosane Almeida. Por cinco anos fez parte de O Batuntã, grupo de matriz percussiva e criação coletiva; foi integrante da bateria da Nação de Maracatu Estrela Brilhante do Recife e compôs o coro feminino nos shows de Antônio Nóbrega, nos carnavais de Recife e Olinda, e nos espetáculos e DVD Nove de Frevereiro.
Ela fez direção musical e atuação em diversos espetáculos infantis, ganhando o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2013, de Melhor Atriz em Teatro Infantil, com o espetáculo Bruxas, Bruxas e mais Bruxas... junto do grupo As Meninas do Conto. Foi indicada ao Prêmio Revelação FEMSA-Coca Cola, também em 2013, como diretora musical no espetáculo Até as Princesas Soltam Pum, da Cia.Toc Toc Posso Entrar? É integrante dos grupos Trio Canjica, Cris Bosch Trio, da banda de forró sambado Nó na Garoa e da Cia. Giz de Cena, de música e dança para crianças.
Felipe Cirilo é professor de artes, bailarino e ator. Licenciado em dança pela Faculdade Paulista de Artes (FPA), é diretor e bailarino da Asili Coletiva e performer no Núcleo Aqui Mesmo, tem ampla experiência no ensino de dança para crianças jovens e adultos. Foi artista-orientador na Escola Viva de Artes Cênicas e ministrou a formação dos professores de artes da rede municipal, ambos em Guarulhos. Atualmente é artista-orientador no Programa Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Jonas Meirelles é desenhista e trabalha com educação há cinco anos. Já expôs seu trabalho em galerias e revistas. Atua com ilustração, cinema e é autor do livro Como desenhar um dinossauro, de 2019.
Marcia Misawa é ilustradora de livros infantis e gosta de explorar a materialidade do livro como parte da narrativa. Tem pós-graduação em Formação Ética, mora nos Estados Unidos e faz parte do coletivo BabaYaga de criação literária.
Thaís Póvoa é formada pela Escola de Arte Dramática e mestra em Artes Cênicas, pela Universidade de São Paulo (USP). Sua trajetória artística no teatro é permeada pela criação de diversas obras voltadas à infância e juventude e pelos seus trabalhos em arte-educação realizados com crianças e adolescentes.
Serviço
IC para crianças
https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural
Com vídeos são postados sempre às 11h
Estreia: Vivências de música
Cris Bosch – dia 10 de agosto (segunda-feira)
Aulas de ilustração
Marcia Misawa – dia 11 de agosto (terça-feira)
Jonas Meirelles – dia 13 de agosto (quinta-feira)
Aulas de dança
Felipe Cirilo – dia 12 de agosto (quarta-feira)
Carol Polloni – dia 16 de agosto (domingo)
Aulas de Teatro
Thaís Póvoa – dia 8 de agosto (sábado)
Público: livre para todos os públicos, mais bem aproveitado por crianças de 10 a 12 anos
Classificação geral: Livre
Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php
Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php
Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php