Visitante poderá mexer em serpentes no Butantan
Setembro 12,  2007

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, oferece a partir desta quinta-feira, 13, às 14h30, uma oportunidade única aos visitantes do parque: a possibilidade de tocar em serpentes não peçonhentas e tirar dúvidas sobre os animais, seu comportamento e o que fazer no caso de um acidente.

A iniciativa é do Laboratório de Herpetologia do Instituto Butantan e tem como objetivo diminuir o preconceito e o medo das pessoas em relação às serpentes. “As pessoas têm medo e preconceito do animal porque elas não conhecem seu comportamento. O objetivo desta iniciativa é ajudá-las a entendê-los”, explica o biólogo Jorge Henrique Nicareta.

A participação dos visitantes nessa vivência é gratuita e aberta ao público e acontecerá todas às quintas-feiras, às 14h30, em frente ao Serpentário, onde as cobras circulam livres em um fosso, sem qualquer perigo ao visitante.

O parque fica aberto todos os dias das 9h às 18h e tem também como atrações gratuitas uma colônia de macacos da espécie Rhesus e o Museu de Rua, que conta a trajetória da Instituição ao longo dos seus 105 anos na produção de soros e vacinas.

Ainda como opção de entretenimento, o Instituto Butantan oferece o Museu Biológico, onde se encontram espécies de diversas serpentes brasileiras e do exterior, iguanas, lagartos, aranhas e escorpiões; o Museu de Microbiologia, onde é possível verificar a vida de microrganismos ao microscópio, modelos gigantes de vírus e diferentes bactérias e aprender como eles podem nos ajudar ou nos fazer mal, e o Museu Histórico, onde há várias peças do início do século passado que mostram como as vacinas eram produzidas, os equipamentos e mobiliário da época. Os museus funcionam de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30.

O ingresso para os três museus é único e custa R$ 5. Estudantes com identificação pagam R$ 2 e crianças até 7 anos, idosos (a partir de 60 anos) e pessoas portadoras de necessidades especiais são isentas.

O Instituto Butantan está localizado na avenida Vital Brasil, 1.500, no bairro do Butantã.

 

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte: Da Secretaria da Saúde

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo