Virada Astronômica tem palestras, observações solares e lunares no Parque Ibirapuera
Setembro 21, 2007

O Planetário do Ibirapuera promove, em 22 e 23 de setembro, mais uma edição da Virada Astronômica, que oferecerá astronomia à população de maneira diferente e inovadora. Com início previsto para as 13h de sábado e término às 20h de domingo, as atividades serão realizadas na Sala de Projeções do Planetário, no espaço anexo ao prédio e no Museu de Arte Moderna. Serão palestras, observações solares e lunares e sessões de planetário. Isso sem contar o Sarau Astronômico, em parceria com o Centro Cultural São Paulo, e uma exibição do documentário Diário de Bordo, que será projetado na cúpula do Planetário, seguido de debate.

A data de início das atividades é o Dia Mundial sem Carro que, coincidentemente, marca o aniversário de um ano de reinauguração do Planetário do Ibirapuera, fechado por quase sete anos.

Os participantes das atividades da Virada Astronômica poderão ir ao Parque Ibirapuera com veículos de transporte coletivo - com frota reforçada para o dia -, a pé ou com suas bicicletas. Desta forma, além de contribuírem para uma Cidade mais limpa e sustentável, poderão se incorporar à Virada Esportiva, que, similarmente à já tradicional Virada Cultural, vai levar mais de 24 horas de esportes para a população.

O Cine Comentado é uma atividade desenvolvida em parceria com a Estate Produções, com o apoio da Porto Seguro Vida e Saúde. O vídeo-documentário Diário de Bordo, de Paola Prestes, tem 27 minutos e mostra uma câmera subjetiva registrando o dia-a-dia da Cidade através do pára-brisa de um carro. No livro Caminhos de Kiarostami, Jean-Claude Bernardet descreve o filme como "fascinante para os espectadores (aqueles que aceitam o contrato) que se deixam levar por esse tempo de que corre indefinido". A sessão terá início às 19h e será gratuita, por ordem de chegada, até serem preenchidos os lugares da sala de projeção.

Como céu estrelado necessariamente lembra contemplação, o Planetário promove, junto com o Centro Cultural São Paulo, a segunda versão do Sarau Astronômico, com direito à música e poesia na Sala de Projeções. Com a apresentação musical de Celso Delneri (violonista), Sonia Parma (canto) e Sacha Arcanjo & Raberuam (canto), além das leituras de Paulo Roberto Jordão, Lizette Negreiros, Márcia Denser e Maria Adelaide Pontes, o Sarau tem início às 21h de sábado (22/09).

Em parceria com o Museu de Arte Moderna, os Planetários participam da Primavera no Parque, evento ligado ao "Primavera nos Museus", organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para celebrar o início da primavera e colocar em pauta a necessária preservação ambiental, a Primavera no Parque promoverá uma palestra sobre o aquecimento global que marca a segunda edição do evento: Singularidade, às 14h de sábado, além de uma sessão de observação solar segura, no Jardim das Esculturas do Museu, a partir das 10h de domingo.

Programação

Sábado (22/09)

14h Singularidade, sobre aquecimento global
15h, 17h e 19h - sessões do Planetário:
15h - "Planetas do Universo"
17h - "Estações do Ano"
19h - Cine Comentado, com exibição do vídeo-documentário Diário de Bordo, seguido de debate com Alexandre Delijaicov (FAU/USP), secretário do Verde e do Meio Ambiente, Paulo Saldiva (Faculdade de Saúde Pública da USP), José Ignácio Sequeira (presidente da EMTU) e mediação de Soninha Francine. Gratuito, por ordem de chegada, até serem preenchidos os assentos disponíveis na sala de projeção.
21h Sarau Astronômico, em parceria com o Centro Cultural de São Paulo
23h Sessão: "O Lado Escuro do Universo"
24h Atividades de observação: Reconhecimento do céu noturno

Domingo (23/09)

2h Sessão: "Planetas do Universo"
10h às 16h - Observações solares e atividades interativas com o público (MAM - Jardim das Esculturas).
13h Palestra sobre as constelações da Primavera
15h, 17h, 19h - sessões do Planetário:
15h - "Estações do Ano"
17h - "O Lado Escuro do Universo"
19h - "Por Dentro do Sol"

A entrada para as sessões custa R$ 5,00 (inteira). As demais atividades são gratuitas. Informações sobre programação e como obter ingressos: 11 2163-2000 ou www.ingressorapido.com.br. Outras informações: 11 5575-5425.

 

 

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte: Site da Prefeitura

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo