Virada Cultural: Com entrada gratuita, Museu Afro Brasil inaugura exposição

Maio 23, 2025

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, dá continuidade ao programa Acervo em Perspectiva, uma iniciativa que propõe novos olhares sobre seu acervo por meio de exposições temporárias e experimentais.

A nova mostra será inaugurada no dia 24 de maio, às 11h, com entrada gratuita na data de abertura. Mais do que apenas expor, o programa convida o público a mergulhar na trajetória institucional do museu e nas múltiplas leituras que seu acervo pode oferecer. Por seu caráter experimental, Acervo em Perspectiva estimula exercícios curatoriais livres, capazes de gerar novas ideias e interpretações, à medida que os arranjos expográficos são reorganizados, promovendo diálogos entre obras históricas.

Em sua segunda edição, a exposição reúne obras dos artistas Eustáquio Neves (Juatuba, MG, 1955) e Zimar (Matinha, MA, 1959), este último com produção recentemente incorporada ao acervo do museu. A mostra propõe um encontro potente entre linguagens distintas, mas igualmente comprometidas com a experimentação, a artesania e a investigação sobre memória, corpo e território.

Fotógrafo mineiro com formação em Química Industrial, Eustáquio Neves desenvolve uma poética visual que rompe os limites da fotografia tradicional. Manipula negativos analógicos com processos químicos e intervenções manuais, como pintura e desenho, criando imagens densas, texturizadas, que evocam a materialidade da memória. Essa abordagem artesanal confere à sua obra um aspecto quase escultórico, em que as camadas visuais também são camadas de tempo, dor e resistência. Em séries como O Encomendador de Almas (2006–2007), Eustáquio retrata figuras fundamentais da cultura afro-brasileira, como Seu Crispim — mestre vissungueiro e embaixador do Catopê em Milho Verde (MG) —, reafirmando o valor da oralidade, do rito e das tradições populares como patrimônios vivos.

Do outro lado, Zimar apresenta suas impressionantes caretas de cazumbás — máscaras feitas com materiais reaproveitados, como capacetes, ossos, papel machê e borracha, que dão forma a figuras enigmáticas do Bumba meu boi maranhense. Brincante e artesão, o artista transforma resíduos em seres fantásticos, com mandíbulas móveis, traços exagerados e expressões que subvertem a lógica do belo. "Quanto mais feio, melhor", afirma, ao fazer do grotesco uma linguagem poética. Longe do acabamento idealizado, suas obras celebram o imperfeito, o híbrido, o que está em constante mutação. O fogo — ferramenta de moldura e marcação dos materiais — imprime nas máscaras a memória física da transformação. Sua produção ganhou projeção nacional, com exposições em instituições como o Centro Cultural Vale Maranhão, Museu Nacional da República, MAR – Museu de Arte do Rio, MAM São Paulo, entre outras.

Acervo em Perspectiva evidencia, assim, como o rearranjo das coleções pode abrir espaço para encontros inesperados e interpretações inéditas. Entre imagens queimadas e máscaras em chamas, a exposição convida o público a refletir sobre as formas como a arte é capaz de reencantar os mundos, traçar memórias coletivas e tensionar os limites entre rituais, linguagens e territórios.

Serviço

Data: 24 de maio de 2025 (sábado)
Horário: 11h às 17h
Local: Marquise do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Endereço: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 10
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até 18h)
Entrada: Gratuita
Mais informações e inscrições: https://museuafrobrasil.org.br/

Fonte: Assessoria Bianco

Outras notícias

Na noite da Virada Cultural, CCBB SP apresenta clássicos do samba e pagode em show gratuito do grupo PAGÔ SP.
Projeto de Hasani Bantu, Rodrigo Nascimento e Marcelo Nascimento, o grupo PAGÔ traz a pegada percussiva e harmônica do samba raiz, com canções nostálgicas que falam de amor, amizade e vida cotidiana, inspiradas na exposição Atlântico Sertão, em cartaz no CCBB SP.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/noite+virada+cultural+ccbb+apresenta+classicos+samba+pagode+show+gratuito+grupo+pago.php

Comédia trágica El Brasil Destituído questiona colonização do país e estreia no CCSP.
Com direção de Fernanda Raquel, espetáculo subverte comédia barroca de Félix Lope de Vega y Carpio, escrita no século 17, para questionar os violentos processos coloniais que constituíram o Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/comedia+tragica+brasil+destituido+questiona+colonizacao+pais+estreia+ccsp.php

12º Round: A História de Emile Griffith homenageia um dos maiores boxeadores da história em nova temporada no TUSP.
Com a dramaturgia de Sérgio Roveri e direção de Bruno Lourenço, espetáculo conta a história desse lutador que enfrentou o preconceito ao assumir sua bissexualidade e evidencia como o racismo e a homofobia sempre estiveram presentes no meio esportivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/round+historia+emile+griffith+homenageia+dos+maiores+boxeadores+historia+nova+temporada+tusp.php

Novas edições do projeto Sonora Brasiliana do Itaú Cultural apresentam Allan Abbadia e Camila Silva.
Ele toca trombone e executa repertório autoral inspirado na diáspora africana. Ela dedica a sua apresentação a compositoras e instrumentistas de diferentes gerações do chorinho brasileiro. Cada show tem como cenário o Espaço Olavo Setubal, que abriga a exposição permanente Brasiliana Itaú com livros, pinturas, gravuras e documentos que percorrem a história do Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+edicoes+projeto+sonora+brasiliana+itau+cultural+apresentam+allan+abbadia+camila+silva.php

Nesta semana, Mundo do Circo SP recebe Circo Moscou, Mini Circo Vai Vai Criança Feliz, Conforto & Cia e Cia Imediata de Teatro & Chungo Malungo.
A programação é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nesta+semana+mundo+circo+recebe+circo+moscou+mini+circo+vai+vai+crianca+feliz+conforto+cia+cia+imediata+teatro+chungo+malungo.php

Itaú Cultural recebe Osmar Prado e Maurício Machado em curta temporada da peça O Veneno do Teatro.
Versão brasileira para a obra do premiado dramaturgo espanhol Rodolf Sirera, já encenada em 62 países, a montagem leva à cena uma história de suspense na qual um excêntrico marquês convida um ator ambicioso e renomado a interpretar uma peça de sua autoria. A trama, no entanto, vira um jogo psicológico de dominação do marquês sobre o ator.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+osmar+prado+mauricio+machado+curta+temporada+peca+veneno+teatro.php