Maio 23, 2025
O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, dá continuidade ao programa Acervo em Perspectiva, uma iniciativa que propõe novos olhares sobre seu acervo por meio de exposições temporárias e experimentais.
A nova mostra será inaugurada no dia 24 de maio, às 11h, com entrada gratuita na data de abertura. Mais do que apenas expor, o programa convida o público a mergulhar na trajetória institucional do museu e nas múltiplas leituras que seu acervo pode oferecer. Por seu caráter experimental, Acervo em Perspectiva estimula exercícios curatoriais livres, capazes de gerar novas ideias e interpretações, à medida que os arranjos expográficos são reorganizados, promovendo diálogos entre obras históricas.
Em sua segunda edição, a exposição reúne obras dos artistas Eustáquio Neves (Juatuba, MG, 1955) e Zimar (Matinha, MA, 1959), este último com produção recentemente incorporada ao acervo do museu. A mostra propõe um encontro potente entre linguagens distintas, mas igualmente comprometidas com a experimentação, a artesania e a investigação sobre memória, corpo e território.

Fotógrafo mineiro com formação em Química Industrial, Eustáquio Neves desenvolve uma poética visual que rompe os limites da fotografia tradicional. Manipula negativos analógicos com processos químicos e intervenções manuais, como pintura e desenho, criando imagens densas, texturizadas, que evocam a materialidade da memória. Essa abordagem artesanal confere à sua obra um aspecto quase escultórico, em que as camadas visuais também são camadas de tempo, dor e resistência. Em séries como O Encomendador de Almas (2006–2007), Eustáquio retrata figuras fundamentais da cultura afro-brasileira, como Seu Crispim — mestre vissungueiro e embaixador do Catopê em Milho Verde (MG) —, reafirmando o valor da oralidade, do rito e das tradições populares como patrimônios vivos.
Do outro lado, Zimar apresenta suas impressionantes caretas de cazumbás — máscaras feitas com materiais reaproveitados, como capacetes, ossos, papel machê e borracha, que dão forma a figuras enigmáticas do Bumba meu boi maranhense. Brincante e artesão, o artista transforma resíduos em seres fantásticos, com mandíbulas móveis, traços exagerados e expressões que subvertem a lógica do belo. "Quanto mais feio, melhor", afirma, ao fazer do grotesco uma linguagem poética. Longe do acabamento idealizado, suas obras celebram o imperfeito, o híbrido, o que está em constante mutação. O fogo — ferramenta de moldura e marcação dos materiais — imprime nas máscaras a memória física da transformação. Sua produção ganhou projeção nacional, com exposições em instituições como o Centro Cultural Vale Maranhão, Museu Nacional da República, MAR – Museu de Arte do Rio, MAM São Paulo, entre outras.
Acervo em Perspectiva evidencia, assim, como o rearranjo das coleções pode abrir espaço para encontros inesperados e interpretações inéditas. Entre imagens queimadas e máscaras em chamas, a exposição convida o público a refletir sobre as formas como a arte é capaz de reencantar os mundos, traçar memórias coletivas e tensionar os limites entre rituais, linguagens e territórios.
Serviço
Data: 24 de maio de 2025 (sábado)
Horário: 11h às 17h
Local: Marquise do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Endereço: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 10
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até 18h)
Entrada: Gratuita
Mais informações e inscrições: https://museuafrobrasil.org.br/
Fonte: Assessoria Bianco
Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita.
O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/oficinas+musica+caipira+levam+classicos+raiz+theatro+sao+pedro+apresentacao+gratuita.php
Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita.
Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+youtube+reune+bianca+comparato+rita+von+hunty+daniela+thomas+programacao+inedita.php
Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+brasileiros+para+criancas+adolescentes+chegam+itau+cultural+play+com+mostra+festival+comkids.php
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+chinelo+dos+parlapatoes.php
Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vÃdeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+apresenta+deserto+peca+sobre+legado+escritor+chileno+roberto+bolaño.php
44º Encontro Nacional de Dança reúne grupos de todo o paÃs no Teatro Sérgio Cardoso.
Evento gratuito acontece nos dias 29 e 30 de agosto e promove apresentações, intercâmbio artÃstico e atividades voltadas à valorização da dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/44º+encontro+nacional+danca+reune+grupos+todo+pais+teatro+sergio+cardoso.php
Circo Piorô estreia espetáculo A Banda do Circo Piorô com temporada na Zona Leste.
Novo trabalho do coletivo da Zona Leste une música ao vivo, palhaçaria e circo contemporâneo para refletir, com humor e ironia, sobre os desafios de viver da arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+pioro+estreia+espetaculo+banda+circo+pioro+com+temporada+zona+leste.php
Programação Especial Celebra a Poética de William Shakespeare no Sesc Belenzinho.
A programação é dedicada à obra de William Shakespeare, e promove a interseção entre literatura, artes cênicas e música
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+especial+celebra+poetica+william+shakespeare+sesc+belenzinho.php
Ana Leal estreia mostra inédita Chão de Histórias, no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Com concepção artÃstica e expográfica da própria artista, acompanhamento de Sylvia Sanchez e texto crÃtico de Éder Chiodetto, a exposição reúne 21 obras sobre memórias e ancestralidade do sertão pernambucano
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ana+leal+chao+historias+museu+imagem+som+mis.php