Edição 2006 do Festival de Inverno agita a Vila Mariana
Julho 10, 2006

A subprefeitura de Vila Mariana organiza, de 11 a 27 de julho, seu Festival de Inverno no Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650). Serão 9 dias de apresentações de música, teatro e dança contemporânea para agradar todos os gostos e idades. O ingresso aos espetáculos é um agasalho

Programação

DIA 11 (terça-feira), às 21h
A VOZ DO PROVOCADOR
Antônio Abujamra estrela o monólogo "A voz do provocador", concebido através da compilação de uma coleção de textos e entrevistas de seu programa Provocações, da TV Cultura, exibidos em um telão. A peça, como define o autor, ator e diretor, é um tributo para Spalding Grey, ator e escritor americano que atuava acompanhado apenas de cadeira, mesa e copo d'água.
O espetáculo busca compreender significado de ser brasileiro e ressalta que a vida deve ser provocada a todo o momento. O público poderá interagir com Abujamra durante a peça, por meio de questionamentos e provocações espontâneas, em aborda temas incomuns usando-se da tragédia, comédia e do humor corrosivo.
Na parte final do espetáculo, o ator abre espaço para diálogo com o público, respondendo às eventuais perguntas.
Texto, direção e atuação: Antonio Abujamra
Produção: - Cláudio Tizo

DIA 12 (quarta-feira), às 21h
CORAL DO SESC VILA MARIANA
E UNICENTRO BELAS ARTES
E BIG BAND SESC VILA MARIANA
Big Band, formada por alunos do Centro de Música do SESC Vila Mariana, apresenta a prática de standards americanos, temas de jazz, MPB, Bossa nova e músicas européias com influência popular. No repertório, estão presentes músicas de Cole Porter, Tom Jobim, Chico Buarque, Johnny Mercer, Thelonius Monk), Take Five , Paul Desmond,e Hermeto Paschoal. Repertório de primeira formado pelas famílias das cordas, madeiras, metais e percussão e sob a orientação de Maurício Narutis. Nesta mesma noite, os corais do Sesc Vila Mariana e Unicentro Belas Artes apresentam trechos de Orfeu da Conceição - musical de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Regência: Gisele Cruz / Eduardo Fernandes
Monitores: Rodrigo Caffer e Rafael Strhol
Pianista: Leandro Souza.

DIA 13 (quinta-feira), às 21h
GRUPO KORUNN
O Grupo Korunn foi criado no início de 2004 com a proposta de reunir jovens bailarinos que estão iniciando a carreira e proporcionar-lhes oportunidades profissionais. O grupo é composto por vinte jovens entre 16 e 25 anos formados em academias e em projetos sociais relacionados à dança.
A estréia foi em Setembro de 2004, no Teatro das Artes (Shopping Eldorado), na cidade de São Paulo com o espetáculo "Sobre o Amor e o Tempo", uma releitura do drama "Romeu e Julieta" escrito por William Shakespeare, e que na ocasião atingiu um público de 1200 pessoas em duas apresentações. Em Julho de 2005 o Grupo Korunn participou do Festival de Inverno da Vila Mariana. Apresentou-se, por três noites, com o espetáculo "Sobre o Amor e o Tempo".
Este ano apresenta o espetáculo "Venha como você está...". O novo trabalho do grupo explora a criatividade e o potencial coreográfico de seus elementos, traduzidos em diversas cenas com movimentos que transpõem sentimentos e humor da vida cotidiana. Inspirado nos antigos bailes de dança, os bailarinos interpretam os mais diversos personagens de uma discoteca. Embalados por uma trilha sonora composta por Beatles, o espetáculo procura mostrar o lado lúdico, sensual e romântico, que permeia a fantasia de quem já esteve num salão de baile.

DIA 14 (sexta-feira), às 20h
ESCOLA PAULISTA DE DANÇA
A "ASSOCIAÇÃO CRESCENDO COM A DANÇA", desde 1996, utiliza o emprego da técnica do Ballet Clássico de forma alegre e dinâmica em crianças com dificuldades de relacionamento social e que freqüentem as Escolas Públicas da Região Sul de São Paulo, visando sua integração e interação ao meio em que vivem. Além das aulas diárias de Ballet, Sapateado e Hip-Hop, participam de conversas sobre valores morais e cidadania. As aulas são gratuitas assim como todo o uniforme, lanche, ajuda nos bilhetes de ônibus e figurinos para os espetáculos. No momento são 54 crianças freqüentando as aulas de 3 a 5 vezes na semana e nossa meta é aumentar este número para 120. Os alunos vêm de bairros diversos da periferia de São Paulo.
Os mais talentosos estão sendo encaminhados para exames da Royal Academy of Dancing de Londres e da Escola Nacional de Ballet de Cuba, com 100% de aprovação, recebendo certificados, formando desde cedo um currículo que contribuirá na sua vida profissional futura. O grupo apresenta o espetáculo "Cinemagia".

DIA 18 (terça-feira), às 21h
ABADÁ - CAPOEIRA
Abada-Capoeira apresenta uma autêntica Roda de Capoeira, com integrantes e convidados do cenário da Capoeira Paulistana e Brasileira. O espetáculo de cultura nacional conta com uma orquestra de berimbaus e Samba de Roda. Abada-Capoeira - Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira - é uma entidade sem fins lucrativos, que difunde a cultura brasileira através da capoeira, tanto no Brasil como no exterior, realizando cursos, seminários, palestras e projetos, inclusive sócio-ambientais. Têm representação efetiva em 27 estados brasileiros e 35 países, e cerca de 50 mil associados.

DIA 19 (quarta-feira), às 21h
TAANTEATRO
A Taanteatro Companhia, fundada e sediada em São Paulo há 15 anos, dedica-se à pesquisa e criação teatral e coreográfica. Em seu percurso já criou mais de trinta espetáculos, apresentados no Brasil e no exterior (Japão, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, França, Moçambique). A pesquisa da companhia e sua abordagem de treinamento psicofísico para atores, dançarinos e performancers são divulgadas através de cursos livres, publicações além de seminários e cursos de extensão em universidades brasileiras e estrangeiras.
A programação da Mostra Taanteatro 15 Anos engloba diferentes mídias em simbiose: espetáculo, exibição de vídeo e fotografia e catálogo. Os espetáculos - 2 inéditos e 1 do repertório transitam pelo teatro de ator, teatro-dança e teatro de formas animadas - fornecendo uma noção do espectro de recursos cênicos investigados e utilizados pela companhia. O carro chefe da Mostra Taanteatro 15 Anos é o espetáculo Máquina Zaratustra, obra que sintetiza os últimos sete anos de pesquisa da Taanteatro dedicados à integração de linguagens artísticas e à relação entre arte cênica e filosofia.

DIA 25 (terça-feira), às 21h
Cansados da falta de originalidade que dominava o meio musical Paulista, no princípio dos anos 90, dois velhos amigos se reuniram para dar início a um projeto que fugisse dos padrões conformistas da época. Treze anos depois, o Quasimodo tem comprovado seu valor perante as mais diversas audiências. Tudo isso graças ao espírito de
liberdade e à alegria contagiante que estão presentes desde o primeiro show..
Com um repertório constantemente renovado, que seleciona o melhor das décadas de 70, 80 e 90, a banda realiza uma legítima "CERiMÔNiA POP", levando a galera ao delírio. Já relizou mais de 1.000 shows por todo o Brasil, entre eles, aqui em São Paulo, no Tom Brasil, DirecTV Music Hall, Credicard Hall, Bourbon Street e Blen Blen e Participação em diversos programas de rádio e televisão, como em Altas Horas (Rede Globo), Programa do Jô (Rede Globo), Vídeo Show (Rede Globo), Demo MTV, Disk MTV e Bem Brasil (TV Cultura).
A banda é composta por: Vanessa (Vans) - Voz / Juari - Baixo / Tico - Sax & Flauta / Cesinha - Bateria / Rica - Guitarra / Nelinho - Teclado

DIA 26 (quarta-feira), às 21h
FREEGIDEIRA
O grupo mistura hip hop, jazz e percussão tradicional afro- brasileira com grupo formado por baixo, bateria, guitarra, percussão, sax, trombone, trompete e
programações eletrônicas. O repertorio é construído ao vivo em forma de
improviso e dança.

DIA 27 (quinta-feira), às 21h
ROCK POPULAR BRASILEIRO
CARRO BOMBA E PEDRA
A banda de rock Carro Bomba apresenta o show de seu segundo CD "Segundo Atentado". Mantendo o peso e classe do CD de estréia lançado em dezembro de 2004, o trio considerado como "... o power trio mais pesado do Brasil" (Poeira Zine) continua sua saga entre petardos, letras marcantes, riffs e independência artística.
O grupo, também este ano, fez parte da coletânea de bandas independentes "Achados e Perdidos - Tributo Valvulado aos anos 70" (Válvula Discos), com uma vitaminada versão do clássico de Raul Seixas, Rock do Diabo, ao lado de mais 26 bandas da cena Rock brazuca. Hoje, sobrevivendo entre as novas tendências da música brasileira, em meio à guerra entre artistas independentes e o jabaculê, a banda tornou-se referência de Rock pesado cantado em português.
Os integrantes da Carro Bomba são: Fabrizio Micheloni - vocal e baixo, Marcello Schevano - vocal e guitarra, Ricardo Bonx - vocal e bateria
Pedra é uma banda nova em todos os sentidos. O conceito sonoro, as temáticas das letras e o desprendimento com estilos pré-formados dão um frescor genuíno à estréia do grupo. Formada por músicos experientes, a banda Pedra chega ao seu primeiro registro em um astral especial, que fica claro em "Sou Mais Feliz", "Se Agora Eu Pulo Fora", "O Dito Popular", "Madalena do Rock N' Roll" e o "rockaço" de "O Galo Já Cantou". "Amanhã de Sonho" tem cara de hit radiofônico e "Reflexo Inverso" é talvez a mais poderosa composição do álbum, climática e executada com esmero.
Musicalmente, o disco surpreende pelas composições e pela agradável sonoridade.
A banda conseguiu uma bela repercussão pelo país com o clipe de "O Dito Popular" rodando nos canais Multishow, Ngt e Mtv.
Pedra apresentará o CD, lançado em 10 de junho último, pela Amellis Records que já ganhou espaço nos rádios com a música "Sou mais feliz".
A formação da banda é: Rodrigo Hid (Guitarra, Piano, Teclados e Voz),
Xando Zupo (Guitarra e Voz), Luiz Domingues (Baixo e Voz) e Ivan Scartezini (Bateria).

Mais informações pelo telefone 5549-1744.

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte:

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo