Dezembro 03, 2025
Domingo, dia 7 de dezembro, a Trupe Trupé estará com o espetáculo "Siricutico em: Aventuras da menina Flor e a boneca Açucena" no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A apresentação traz a nova adaptação do musical que estreou em 2022. Entrada gratuita, com acesso livre, acessibilidade em libras e audiodescrição.
"Siricutico em: Aventuras da menina Flor e a boneca Açucena" é um teatro musical com palhaçaria, muita interação e trilha sonora original de Filipe Edmo (fundador da Trupe Trupé) e Paulo Tatit (do Palavra Cantada), que também assina a direção musical. O foco principal da temática é a brincadeira, resgatar o valor do brincar e estimular a invenção de novas brincadeiras. Voltado para crianças de todas as idades e suas famílias, traz dança, elementos circenses e performances sonoras.
O espetáculo foi reformulado, com novo cenário e mudanças no roteiro, incluindo também o Rio Juquery no enredo, uma homenagem, valorizando sua história e importância para as cidades da região.

A circulação da nova versão do espetáculo contempla nove cidades, no entorno da bacia do Rio Juquery: Cajamar (12/10), Araçariguama (18/10), Mairiporã (2/11 e 13/12), Santana de Parnaíba (16/11), Taboão da Serra (22/11), Nazaré Paulista (23/11), Franco da Rocha (30/11), São Paulo (7/12) e Caieiras (21/12).
Além de Filipe Edmo, o elenco é composto por um grupo de artistas de múltiplas habilidades, que tocam, atuam, dançam e brincam no palco, também as atrizes convidadas, Monique Franco e Natália Jonas.
O grupo também está ministrando oficinas para professores e educadores da rede pública de ensino, com o objetivo de ampliar seus repertórios a partir da cultura popular.
O projeto "Siricutico em: Aventuras da menina Flor e a boneca Açucena" é viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural - ProAC, com produção Fervo e Trupe Trupé, realização CULT SP, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, SNC - Sistema Nacional de Cultura, Lei Aldir Blanc e Ministério da Cultura - Governo Federal.
Serviço:
Espetáculo "Siricutico em: Aventuras da menina Flor e a boneca Açucena"
Data: 7 de dezembro de 2025 (domingo)
Horário: 14h
Local: Centro Cultural São Paulo (área de convivência)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo/SP
Classificação indicativa: livre
Acessibilidade: libras e audiodescrição
Ingressos: gratuito, entrada com acesso livre (sem retirada de ingressos)
https://centrocultural.sp.gov.br/siricutico-em-aventuras-da-menina-flor-e-a-boneca-acucena/
Ficha Técnica
Direção geral e cênica: Filipe Edmo
Direção musical: Paulo Tatit
Elenco Trupe Trupé: Filipe Edmo, Amanda Martins, Juliana Najú, Danilo Moura, Janderson Bernardo e João Antunes
Atrizes convidadas: Monique Franco e Natália Jonas
Roteiro e dramaturgia: Solange Dias e elenco
Canções: Paulo Tatit e Filipe Edmo
Iluminação: Kenny Rogers
Cenário e Figurinos: Juliana Najú
Assistente de direção e preparação de elenco: Marina Esteves
Produção executiva: Thereza Freitas
Produção: Natallia Mazarim
Produção de campo: Márcio Peres
Produtor técnico: Fábio Gomes
Técnicos de som: Fábio Gomes e Diego Techera
Roadie / contra regra: Michel Corandin
Tradução em libras e audiodescrição: Comunicala
Fotos: Mayra Aline
Conheça mais sobre
A Trupe Trupé, fundada em 2012 por Filipe Edmo, nasceu da vontade e vocação do artista em apresentar as mais diversas manifestações populares, por meio de espetáculos de múltiplas linguagens, como música, dança, teatro, brincadeiras e interações para crianças de todas as idades. Com o objetivo de levar música autoral inteligente às famílias e promover o respeito à infância, a Trupe Trupé tem entre seus integrantes múltiplos artistas com vivências em cultura popular de diversas regiões do país. O trabalho do grupo configura-se como um dos principais nomes no cenário da música infantil e conta com importantes parcerias musicais como Palavra Cantada, Falamansa, Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, entre outros.
https://www.instagram.com/trupetrupe
https://www.trupetrupe.com/
Fonte: CAIS - Comunicação e Cultura
FLIMIS: MIS realiza nova feira literária voltada à promoção de livros que exploram a imagem e o som.
Evento selecionou 75 expositores para a primeira edição, que acontece nos dias 11 e 12 de abril em parceria com a editora Lote 42.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/flimis+mis+realiza+nova+feira+literaria+voltada+promocao+livros+que+exploram+imagem+som.php
Em abril, programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura terá como inspiração a mostra Atlântico Sertão e o patrimônio do centro de São Paulo.
Dentre os destaques da programação, voltada para toda a família, estão oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, estúdio sensorial e ação cênico-musical.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/abril+programacao+gratuita+ccbb+educativo+arte+cultura+tera+como+inspiracao+mostra+atlantico+sertao+patrimonio+centro+sao+paulo.php
Saia Sambando leva oficina gratuita de canto e rodas de samba para mulheres à Biblioteca Mário de Andrade.
As atividades têm participação da percussionista Dadá Samba e da cantora Roberta Oliveira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+leva+oficina+gratuita+canto+rodas+samba+para+mulheres+biblioteca+mario+andrade.php
Itaú Cultural recebe temporada do musical Dom Casmurro em retorno aos palcos de São Paulo.
Baseado na obra homônima de Machado de Assis, o espetáculo apresenta, com canções originais, a trama de amor e ciúmes envolvendo os personagens Bentinho, Capitu e Escobar, ambientada no Brasil do século XIX. A temporada marca a volta do musical ao roteiro teatral da cidade, gratuitamente, após estreia em 2024 e temporadas em diferentes teatros na capital e no interior em 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+temporada+musical+dom+casmurro+retorno+aos+palcos+sao+paulo.php
Em abril, Mundo do Circo SP reúne nomes tradicionais do picadeiro, além de premiado espetáculo de malabares.
A programação é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/abril+mundo+circo+reune+nomes+tradicionais+picadeiro+alem+premiado+espetaculo+malabares.php