Junho 23, 2026
A Trupe DuNavô celebra seus 15 anos de trajetória com uma ampla circulação de repertório pela cidade de São Paulo. Entre os dias 5 e 26 de julho, o grupo apresenta gratuitamente seis espetáculos em diferentes espaços culturais e públicos da capital, ocupando bibliotecas, teatros, praças e parques com montagens que marcaram sua história artística.
Reconhecida por desenvolver uma linguagem que aproxima circo, teatro, palhaçaria e ocupação do espaço público, a Trupe DuNavô – formada pelos artistas Gabi Zanola (Pamplona), Gislaine Pereira (Elisabetana), Renato Ribeiro (Claudiu's) e Vinicius Ramos (Clóvis) – construiu ao longo de uma década e meia um repertório voltado ao encontro com diferentes públicos.
A circulação, que integra o projeto Picadeiro DuNavô em Movimento – Roda, Riso e Rua, 15 anos de trajetória, contemplado pela 10ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a Cidade de São Paulo, reúne espetáculos que transitam entre a improvisação, a comicidade física, a crítica social, a poesia e a participação direta da plateia, reafirmando o compromisso do grupo com uma arte acessível e conectada aos territórios da cidade.
“Mais do que uma celebração, o projeto propõe encontros entre artistas e comunidades, fortalecendo a relação do circo com os espaços públicos e ampliando o acesso à produção cultural em diferentes regiões da cidade”, explica Renato Ribeiro.

Seis espetáculos de repertório
A programação tem início com O Livro do Mundo Inteiro, no dia 5 de julho (domingo, 16h) na Biblioteca Djane Firmino. A intervenção convida o público a criar coletivamente uma história inédita a cada apresentação. A partir das memórias, ideias e experiências compartilhadas pelos espectadores, as palhaças e palhaços constroem uma narrativa ao vivo, transformando o encontro em uma experiência única de escuta, imaginação e criação coletiva.
No feriado do dia 9 de julho (quinta-feira, 16h), o espetáculo Detetives do Espavô (Prêmio APCA de Melhor Espetáculo de Palhaçaria para o Público Infantil e Jovem em 2022) chega ao Teatro Flávio Império Criado em parceria com o Grupo Esparrama, a montagem utiliza o jogo do palhaço e a improvisação para abordar um dos temas mais urgentes da atualidade: a disseminação de notícias falsas. Voltada ao público infantil e familiar, a peça propõe uma reflexão divertida e crítica sobre a forma como consumimos e compartilhamos informações.
Já nos dias 11 e 12 de julho (sábado e domingo, 16h), Refugo Urbano sobe ao palco do Teatro Alfredo Mesquita. O espetáculo sem palavras acompanha o encontro entre uma mulher catadora em situação de rua e um coletor de materiais recicláveis. Construída a partir da linguagem da palhaçaria, a montagem trata com delicadeza temas como afeto, invisibilidade social e humanidade. A obra nasceu de uma extensa pesquisa realizada pela Trupe DuNavô nas ruas do centro de São Paulo e foi eleita pelos leitores do Guia Folha como Melhor Espetáculo Infantil de 2015.
A circulação segue no dia 19 de julho (domingo, 16h30), na Praça Goliardis, com É Mesmo Uma Palhaçada, celebração da tradição circense brasileira. Em formato de cortejo e espetáculo de variedades, a montagem reúne números clássicos e autorais de palhaçaria, mágica, dança e ilusionismo, estabelecendo um diálogo entre a memória do circo popular e a criação contemporânea.
Já no dia 25 de julho (sábado, 16h) o mais recente espetáculo do grupo, Grancirco DuNavô, acontece na Praça Miguel Dell'Erba (Lapa). Entre números de equilíbrio, música, humor e poesia, o espetáculo – inspirado no imaginário dos circos itinerantes brasileiros – apresenta personagens que compartilham histórias de vida ligadas ao universo circense, refletindo sobre convivência, pertencimento e a força dos laços coletivos.
Encerrando a programação, Irmãos Carreto ocupa o Parque Tiquatira no dia 26 de julho (domingo, 15h). A montagem acompanha dois irmãos que disputam uma herança familiar em uma trama conduzida pela comicidade física, pela acrobacia e pela linguagem dos palhaços. Inspirado livremente em Rei Lear, o espetáculo transforma questões relacionadas ao poder, à ganância e às polarizações contemporâneas em um jogo cênico acessível para públicos de todas as idades.
Sobre a Trupe DuNavô
Há 16 anos em atividade, desenvolve uma pesquisa continuada em palhaçaria, articulando técnicas circenses e teatrais na criação de seus espetáculos. Fundado em 2010, a partir da formação na Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria, o grupo construiu um repertório com seis montagens, além de oficinas e intervenções voltadas ao público familiar. Ao longo da trajetória, a Trupe recebeu importantes reconhecimentos, como o Prêmio APCA de Melhor Espetáculo de Palhaçaria por Detetives do Espavô, o Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem (FEMSA Coca-Cola) por Refugo Urbano e o prêmio de Melhor Espetáculo Infantil pelo Guia Folha, do jornal Folha de São Paulo. Em 2023, inaugurou a Casa DuNavô, sede localizada na Zona Oeste de São Paulo, espaço dedicado a processos criativos e à troca com outros coletivos artísticos, ampliando o diálogo com outras áreas artísticas.
Serviço:
O Livro do Mundo Inteiro
5 de julho, sábado, às 16h.
Biblioteca Djane Firmino – Rua Carandazinho, 50 – Jardim Olinda.
Livre | 50 minutos | Gratuito.
Detetives do Espavô
9 de julho, quinta-feira, às 16h.
Teatro Flávio Império – Rua Professor Alves Pedroso, 600 – Cangaíba.
Livre | 50 minutos | Gratuito.
Refugo Urbano
11 e 12 de julho, sábado e domingo, às 16h.
Teatro Alfredo Mesquita – Avenida Santos Dumont, 1770 – Santana.
Livre | 50 minutos | Gratuito.
É Mesmo Uma Palhaçada
19 de julho, domingo, às 16h30.
Praça Goliardis – Esquina da Rua da Esperança com Avenida Dr. Abílio Sampaio – Vila Gustavo.
Livre | 50 minutos | Gratuito.
Grancirco DuNavô
25 de julho, sábado, às 16h.
Praça Miguel Dell'Erba, 50 – Lapa.
Livre | 60 minutos | Gratuito.
Irmãos Carreto
26 de julho, domingo, às 15h.
Parque Tiquatira – Avenida Governador Carvalho Pinto, s/n – Vila São Geraldo.
Livre | 50 minutos | Gratuito.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Nossa Senhora da Pauta
44º Encontro Nacional de Dança reúne grupos de todo o país no Teatro Sérgio Cardoso.
Evento gratuito acontece nos dias 29 e 30 de agosto e promove apresentações, intercâmbio artístico e atividades voltadas à valorização da dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/44º+encontro+nacional+danca+reune+grupos+todo+pais+teatro+sergio+cardoso.php
Circo Piorô estreia espetáculo A Banda do Circo Piorô com temporada na Zona Leste.
Novo trabalho do coletivo da Zona Leste une música ao vivo, palhaçaria e circo contemporâneo para refletir, com humor e ironia, sobre os desafios de viver da arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+pioro+estreia+espetaculo+banda+circo+pioro+com+temporada+zona+leste.php
Programação Especial Celebra a Poética de William Shakespeare no Sesc Belenzinho.
A programação é dedicada à obra de William Shakespeare, e promove a interseção entre literatura, artes cênicas e música
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+especial+celebra+poetica+william+shakespeare+sesc+belenzinho.php
Ana Leal estreia mostra inédita Chão de Histórias, no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Com concepção artística e expográfica da própria artista, acompanhamento de Sylvia Sanchez e texto crítico de Éder Chiodetto, a exposição reúne 21 obras sobre memórias e ancestralidade do sertão pernambucano
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ana+leal+chao+historias+museu+imagem+som+mis.php
Amilton Godoy celebra 85 anos ao lado de parceiros e amigos da música.
Show do pianista no Centro Cultural São Paulo recebe convidados como Nelson Ayres, Edu Ribeiro e Sidmar Vieira, com apresentação de Patricia Palumbo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amilton+godoy+celebra+anos+lado+parceiros+amigos+musica.php
Coletivo Noroest estreia espetáculo de dança Manifesto de Concreto no Teatro Paulo Eiró.
Espetáculo que une dança, teatro e circo revisita a Greve dos Queixadas, uma das mais importantes mobilizações de trabalhadores do país, para refletir sobre memória, território e as lutas das periferias no presente.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/coletivo+noroest+estreia+espetaculo+danca+manifesto+concreto+teatro+paulo+eiro.php
Literatura de cordel ganha Cordelteca em Parelheiros pelo projeto Gira Perifa.
O evento é gratuito e contará com apresentações musicais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/literatura+cordel+ganha+cordelteca+parelheiros+pelo+projeto+gira+perifa.php
Gabriela Winter anuncia novas datas da temporada especial de dez anos de Catadora de Ilusões.
Com direção de Naomi Silman, do LUME Teatro, o espetáculo revela com delicadeza e sensibilidade o universo de uma "recicladora de sonhos" que inventa um reino próprio para continuar existindo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/gabriela+winter+anuncia+novas+datas+temporada+especial+dez+anos+catadora+ilusoes.php
Buena Onda Reggae Club faz show gratuito no Tendal da Lapa celebrando 10 anos de carreira.
Apresentação acontece em 16 de agosto, domingo, e integra circuito de shows comemorativos de uma década da banda que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/buena+onda+reggae+club+faz+show+gratuito+tendal+lapa+celebrando+anos+carreira.php
Centro de Música Brasileira apresenta recital com obras de 16 compositores diferentes.
O evento é gratuito.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+apresenta+recital+com+obras+compositores+diferentes.php
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Duna e Cia Laclass.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+duna+cia+laclass.php
NEFELIBATO, monólogo de Luiz Machado, retorna a São Paulo para curta temporada no Teatro B32 (Espaço Experimental).
Escrita por Regiana Antonini, com direção de Fernando Philbert e supervisão de Amir Haddad, e indicada ao Prêmio Cenym na categoria de melhor ator e pelo Prêmio Aplauso Brasil na categoria especial como Destaque do ano, a peça apresenta um equilibrista que vive entre lucidez e loucura
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nefelibato++luiz+machado+sao+paulo+curta+temporada+teatro+b32+espaco+experimental.php
Casa de Alice realiza edição da feira da Rua Fortunato, na Vila Buarque.
Evento gratuito reúne 40 marcas autorais, gastronomia e experiências criativas em um dos endereços mais tradicionais da economia criativa paulistana.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/casa+alice+realiza+edicao+feira+rua+fortunato+vila+buarque.php
Grupo Corpo Molde faz apresentações gratuitas do espetáculo de dança 3ª.
Coreografia que investiga as marcas da guerra sobre o corpo encerra trilogia dedicada às questões humanitárias e ocupa a cena com dez bailarinos e grades metálicas que se reconfiguram ao longo da obra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+corpo+molde+faz+apresentacoes+gratuitas+espetaculo+danca+3ª.php