Trilogia da Neurose de Elio Petri ganha exibição gratuita em São Paulo

Novembro 07, 2016

O Istituto Italiano di Cultura de São Paulo promove a partir desta terça-feira (8) o Ciclo de Cinema Italiano, que contará com uma programação especial e gratuita durante o mês de novembro. O evento apresenta obras de um dos mestres do cinema político italiano: Elio Petri e a Trilogia da Neurose.

Indagine su um Cittadino al di Sopra di Ogni Sospetto abre a programação. Baseia-se na teoria dostoievskiana de que o assassino desafia a justiça levado por uma “neurose de poder”. No dia 22, a trilogia segue com La Classe Operaia Va in Paradiso, um dos grandes clássicos do cinema político de Petri. A história se passa em uma fábrica dos anos 60 e narra a “neurose do trabalho” e a relação alienada dos operários com a máquina e os tempos de produção. Para encerrar a sequência, La Proprietà Non è Più un Furto analisa a “neurose do dinheiro” em uma Itália às vésperas da crise do petróleo. A exibição ocorre no dia 29.

Todos os filmes contam com comentários de Oscar L. Manzaroti, que trará mais detalhes dos longas e responderá eventuais dúvidas da plateia.

Dia 8/11
Indagine su um Cittadino al di Sopra di Ogni Sospetto
Itália, 1970 – 118’, de Elio Petri

Dia 22/11
La Classe Operaia Va in Paradiso
Itália, 1972 - 125’, de Elio Petri

Dia 29/11
La Proprietà Non è Più un Furto
Italia, 1973 – 126’, de Elio Petri

Serviço

Ciclo de Cinema Italiano – Elio Petri e a Trilogia da Neurose
Datas: 8, 22 e 29 de novembro de 2016
Horário: 19h30
Local: Istituto Italiano di Cultura de São Paulo – Avenida Higienópolis - 436 - São Paulo
Entrada franca