Agosto 11, 2020
A proposta, que a Cia Fragmento de Dança desenvolve desde 2016, acolhe processos artísticos de dança, teatro e performance, e ganha na pandemia uma outra "cara", desafiando os modos de compartilhamento e formas de construir a fruição e o debate entre artistas e público na virtualidade.

A pesquisa de “Breve”, também em processo, parte de história autobiográfica da avó de uma das diretoras do Núcleo Micromovimentos Dança&Cinema, Tatiana Guimarães, estabelecendo uma estreita relação com a situação macropolítica do Brasil, do fim da ditadura militar até os dias atuais. Lança um olhar artístico para o período, que tem início no processo de redemocratização, passa por ciclo de progressivas conquistas de direitos civis e sociais e é enterrado com a eleição presidencial de 2018, em paralelo à história de vida e morte da avó da artista nesse mesmo período.
“Breve” pressupõe que a ascensão do autoritarismo no Brasil e no mundo tem profundos traços patriarcais e traz como pano de fundo a perspectiva de um atentado ao feminino – metaforizado nas figuras da avó e da democracia – que é cíclico na história da humanidade, como na Caça às Bruxas, que ocorreu entre os séculos XVI e XVII. Em uma camada mais mitológica, o trabalho reflete dualismos como vida e morte, feminino e masculino, democracia e autoritarismo, em contínuo confronto e que se desestabilizam de forma irruptiva de tempos em tempos, como agora. Andrea Mendonça responde pela direção audiovisual, a luz é de Lucia Chedieck e Daniel Conti assina a trilha sonora.
A composição dos trabalhos da noite e a mediação da conversa que rola entre as artistas e o público depois das apresentações são feitas por Janaina Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).
Para assistir, o público deve fazer inscrição no link https://bit.ly/tercaabertaagosto. No dia do evento, será enviado um link para acesso à Plataforma Zoom, por e-mail e telefone.
A ação faz parte do projeto “Autodepoimento na cena”, contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
*Artistas interessados em compartilhar seus trabalhos podem se inscrever no site https://www.ciafragmentodedanca.com.br/
Serviço
Terça Aberta na Quarentena – Cia Fragmento de Dança
Com: Bruna Betito (“VACA”), Laura Fajngold (“Esboço: Em busca da grande cena”) e Tatiana Guimarães (“Breve”)
Mediação: Janaína Leite e Vanessa Macedo
Data: 18 de agosto, às 19h
Local: Plataforma Zoom
Inscrições no link: https://bit.ly/tercaabertaagosto
Sobre a Terça Aberta
A “Terça Aberta”, que antes da pandemia acontecia mensalmente no Kasulo - Espaço de Cultura e Arte, sede da Cia Fragmento de Dança, nasceu em 2016, viabilizada pelo Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, e tornou-se uma ação permanente e contínua da companhia dirigida por Vanessa Macedo. Espaço de intersecção, debate e difusão de trabalhos de dança, teatro e performance, participam artistas que desejam compartilhar seus processos, trocando impressões entre si e com o público, uma vez que, ao final das apresentações, é aberta uma roda de conversa. Em 2017, a companhia recebeu o prêmio Denilto Gomes, na categoria “difusão em dança”, por esta iniciativa.
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php