Tom Farias fala sobre a biografia de Carolina de Jesus no Sesc

Setembro 25, 2018

O jornalista falará sobre o livro Carolina: uma biografia, que aborda a trajetória de vida da escritora mineira Carolina Maria de Jesus (1914-1977), suas origens, a história de sucesso como autora do livro "Quarto de despejo", até o seu ostracismo e morte, na cidade de São Paulo.

Da infância pobre, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, passando pelas cidades em que Carolina peregrinou na juventude em busca de trabalho e de diagnóstico e cura para uma doença nas pernas, até sua chegada a São Paulo onde se instalou na favela do Canindé. Farias borda não somente sua relação com os filhos e o momento de ascensão, devido ao sucesso editorial do livro Quarto de despejo, mas também, o declínio em razão do desinteresse do mercado editorial e dos leitores em relação às suas publicações posteriores, o que, acrescido da sua personalidade forte e das barreiras sociais e discriminatórias brasileiras, levou a escritora a retornar a mesma condição de pobreza em que viveu boa parte da sua vida.

Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário, pesquisador, biógrafo, dramaturgo e roteirista. É autor de 12 livros, entre biografias, romances, peças de teatro e ensaios literários. Como crítico, passou por "Veja", "Ideias Livros", do JB, "Prosa & Verso", de O Globo, onde ainda escreve. Finalista do Jabuti, em 2009, foi agraciado com quatro prêmios.

A série Autografias é realizada mensalmente e tem por objetivo promover encontro entre autores e público.

Serviço:
Carolina: uma biografia
Dia 28 de setembro de 2018, sexta, das 19h30 às 21h30
Recomendação etária: 16 anos
Número de vagas: 30
Grátis – mediante inscrição
Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo. Serviço de van até a estação de metrô Trianon-Masp, de segunda a sexta, às 21h30, 21h45 e 22h05, para participantes das atividades.

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30.
Tel: 3254-5600

Fonte: Sesc