Julho 22, 2020
Os filhos de sir Samuel Fludyer (1806), de Thomas Lawrence (1769-1830), é a obra da semana no desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer sua versão do trabalho e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 26 de julho.
Na segunda, 27 de julho, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

Thomas Lawrence foi um dos mais reconhecidos retratistas de sua época. Produziu uma enorme quantidade de pinturas entre o fim do século 18 e o começo do 19, a maior delas sob encomenda. Tornou-se muito requisitado pela alta sociedade inglesa, pintando retratos das principais personalidades de sua época. Também foi especialmente admirado por seus retratos de crianças.
Os filhos de sir Samuel Fludyer também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 22 de julho, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica.
Já na quinta, 23 de julho, o MASP promoverá uma live sobre a mostra "Hélio Oiticica: a dança na minha experiência" e a trajetória do artista carioca. A conversa ocorrerá às 18h, no Instagram do MASP e contará com a presença da convidada Vivian Crockett e de Tomás Toledo, curador-chefe do MASP e curador da exposição ao lado de Adriano Pedrosa, diretor artístico do museu. Crockett é curadora e pesquisadora especializada em arte moderna e contemporânea.
A ação integra a abertura digital da mostra, que teve sua inauguração física adiada por conta da pandemia de covid-19. Inspirada pela produção de caráter experimental e inovador de Oiticica (1937-1980), a exposição traça um panorama da trajetória do artista, reunindo 126 trabalhos relacionados ao ritmo, à música e à dança
Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.
Thomas Lawrence
O filhos de sir samuel Fludyer, 1806
Acervo MASP
Doação Família Soares Sampaio, 1952
FLIMIS: MIS realiza nova feira literária voltada à promoção de livros que exploram a imagem e o som.
Evento selecionou 75 expositores para a primeira edição, que acontece nos dias 11 e 12 de abril em parceria com a editora Lote 42.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/flimis+mis+realiza+nova+feira+literaria+voltada+promocao+livros+que+exploram+imagem+som.php
Em abril, programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura terá como inspiração a mostra Atlântico Sertão e o patrimônio do centro de São Paulo.
Dentre os destaques da programação, voltada para toda a família, estão oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, estúdio sensorial e ação cênico-musical.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/abril+programacao+gratuita+ccbb+educativo+arte+cultura+tera+como+inspiracao+mostra+atlantico+sertao+patrimonio+centro+sao+paulo.php
Saia Sambando leva oficina gratuita de canto e rodas de samba para mulheres à Biblioteca Mário de Andrade.
As atividades têm participação da percussionista Dadá Samba e da cantora Roberta Oliveira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+leva+oficina+gratuita+canto+rodas+samba+para+mulheres+biblioteca+mario+andrade.php
Itaú Cultural recebe temporada do musical Dom Casmurro em retorno aos palcos de São Paulo.
Baseado na obra homônima de Machado de Assis, o espetáculo apresenta, com canções originais, a trama de amor e ciúmes envolvendo os personagens Bentinho, Capitu e Escobar, ambientada no Brasil do século XIX. A temporada marca a volta do musical ao roteiro teatral da cidade, gratuitamente, após estreia em 2024 e temporadas em diferentes teatros na capital e no interior em 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+temporada+musical+dom+casmurro+retorno+aos+palcos+sao+paulo.php
Em abril, Mundo do Circo SP reúne nomes tradicionais do picadeiro, além de premiado espetáculo de malabares.
A programação é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/abril+mundo+circo+reune+nomes+tradicionais+picadeiro+alem+premiado+espetaculo+malabares.php