Theatro São Pedro tem ópera, zarzuela e música barroca em setembro

Setembro 07, 2020

A programação de setembro do Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, contempla desde concerto com repertório de música barroca até o programa multimídia Constelações, que une música e luzes com peças de música contemporânea.

A programação começa com o concerto inédito de música barroca que estreia na sexta-feira, dia 11/09, às 18h, no canal de YouTube do Theatro São Pedro. Com obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750), o programa, gravado remotamente, tem participação de alguns dos principais especialistas em música antiga: Marília Vargas, Livia Lanfranchi, Luis Otavio Santos e Alessandro Santoro.

Na semana seguinte, é a vez da estreia do programa Constelações. Com um repertório moderno e contemporâneo, o concerto tem iluminação assinada por Aline Santini. No repertório, os músicos da Orquestra do Theatro São Pedro interpretam obras de influentes compositores dos séculos 20 e 21, como Stockhausen, Pärt, Lindberg e Barber. Considerada por muitos a mais importante obra de Stockhausen, Tierkreis, Doze melodias para zodíaco, nº 41 ½ é um dos destaques do programa, que tem ainda as peças Fratres, do estoniano Arvo Pärt, Ablauf, do pianista e compositor finlandês Magnus Lindberg, o Adagio para cordas na versão para quarteto, do norte-americano Samuel Barber, além de Amour, do próprio Stockhausen. Apresentado nas temporadas de 2018 e 2019 do Theatro São Pedro, o programa foi gravado em agosto de 2020, seguindo todos os protocolos de segurança, exclusivamente para exibição online. A estreia acontece no dia 18/09, sexta-feira, às 18h.

E na sexta, dia 25/09, às 18h, é a vez do concerto que reúne peças de importantes compositores de ópera como Verdi, Puccini, Bizet e de zarzuela como os espanhóis Manuel Penella, Pablo Sorozábal e Ruperto Chapí. Gravada remotamente, a apresentação conta ainda com a participação da soprano Camila Titinger, do tenor Mateus Pompeo e do pianista Rafael Andrade.

A programação completa está disponível no site http://theatrosaopedro.org.br/.


Crédito: Sergio Ferreira

Sobre o Theatro São Pedro

Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da música nacional, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioachino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertório tradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país. Agora, o Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo inicia uma nova fase, respeitando sua própria história e atento aos novos desafios da arte, da cultura e da sociedade.

Serviço
#TheatroSãoPedroEmCasa
Concerto Barroco
Data: 11/09 (sexta-feira)
Horário: às 18h
No YouTube
Marília Vargas, soprano
Livia Lanfranchi, traverso
Luis Otavio Santos, violino barroco
Alessandro Santoro, cravo

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Nach dir, Herr, verlanget mic, Cantata BWV 150
Sinfonia Kommt, fliehet und eilet, Oratório de Páscoa BWV 249
Aria Seele deine Spezereien Paixão Segundo São João, BWV 245
Aria "Ich folge dir gleichfalls mit freudigen schritten" Herr, gehe nicht ins Gericht, Cantata BWV 105 - Aria "Wie zittern und wanken der Sünder Gedanken" Ich bin in mir vergnügt, Cantata BWV 204
Aria "Meine Seele sei vergnügt" Herz und Mund und Tat und Leben, Cantata BWV 147
Aria "Bereite dir, Jesu, noch itzo die Bahn"

Constelações
Data: 18/09 (sexta-feira)
Horário: às 18h
No YouTube

KARLHEINZ STOCKHAUSEN
Amour
II. Ton ange veille sur toi
Tierkreis: Doze melodias para Zodíaco, n.41 ½
ARVO PART
Fratres
MAGNUS LINDBERG
Ablauf
SAMUEL BARBER
Adagio para cordas

Ópera e Zarzuela
Data: 25/09 (sexta-feira)
Horário: às 18h
No YouTube
Rafael Andrade, piano
Camila Titinger, soprano
Mateus Pompeo, tenor
GIACOMO PUCCINI
Gianni Schicci - Oh mio babbino caro
GIUSEPPE VERDI
Rigoletto - La Donna è mobile
GEORGES BIZET
Os pescadores de pérolas - Ton coeur n'a pas cumpris le mien
RUPERTO CHAPÍ
Las hijas del Zebedeo - Carceleras
PABLO SOROZÁBAL
La tabernera del puerto - No puede ser
MANUEL PENELLA
El gato montes - Dueto Rafael e Soleá