Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras promovem live

Setembro 21, 2020

O violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ayran Nicodemo, conversa ao vivo com o professor de regência da Escola de Música da UFMG, Arnon Oliveira, sobre o que é uma orquestra sinfônica, como é o seu funcionamento e conta a história da formação musical de quem é profissional da área. A live será na próxima terça-feira, às 15h, no Instagram do Municipal.

Sobre Ayran Nicodemo

Vencedor e finalista de diversos concursos pelo Brasil, Ayran Nicodemo já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil e também como solista com diversas orquestras (OSMG, CSRJ, OSUFMG, OSUNIRIO, entre outras). Lançou em maio de 2014 seu CD para violino solo, 'Pedra Cigana', com o qual foi apontado como um dos 10 melhores instrumentistas brasileiros de 2014. Em 2018, realizou sua 1ª turnê de violino solo pela Europa (Espanha, Itália, Portugal e França). Grava com frequência para TV Brasil, Rádio MEC e possui sete CDs lançados nos últimos cinco anos, mantendo intensa atividade como solista, camerista, compositor e professor. É produtor e diretor artístico da Semana do Violino desde 2014. Integra o naipe de 1º violinos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde fevereiro de 2014, atuando como spalla interino em 2016. Ayran Nicodemo é Mestre em Ensino da Performance pela UNIRIO e discípulo direto do renomado violinista e professor Paulo Bosísio. Professor substituto de violino da UFMG desde 2020.

Sobre Arnon Oliveira

Graduado em Piano e Regência pela Escola de Música da UFMG. Mestre em Musicologia, com ênfase em Música Brasileira, pela UNIRIO. Doutor em História, com ênfase em História Social da Cultura, pela UFMG. Professor de Regência na Escola de Música da UFMG. Coordenador do Núcleo de Música Coral e dos corais do Centro de Musicalização Integrada (CMI) da UFMG. Regente e diretor artístico do Coro Madrigale. Ele também é pesquisador e musicólogo responsável pelo resgate e primeira apresentação de várias obras de compositores de Minas Gerais, do período colonial e do século XX (Lobo de Mesquita, Pe. João de Deus de Castro Lobo, Manoel Dias de Oliveira, Hostílio Soares).

Serviço
Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam Ayran Nicodemo e Arnon Oliveira em "Orquestra: o que é, e como funciona?"
Data: 22 de setembro – terça-feira
Horário: às 15h
Instagram