Outubro 26, 2020
Uma peça, “¡Te Extraño!”, de Andrea Tedesco, uma dança, “Se te faz feliz - o solo do peixinho”, de Katharina Câmara, e uma performance, “Cassandra”, de Paula Carrara, fazem a Terça Aberta na Quarentena de outubro, no próximo dia 27, às 19h, ‘ao vivo-online’ pela plataforma Zoom. A proposta da Cia Fragmento de Dança, que acontece desde 2016 de modo contínuo, acolhe trabalhos inéditos, recém estreados ou em processo, sempre seguidos de uma conversa entre os artistas, com a participação do público e mediação da atriz Janaina Leite (Grupo XIX de Teatro) e da bailarina Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).
“A matéria dos sonhos são as memórias, mas a direção dos sonhos são os desejos." Durante a quarentena de 2020, essa frase de Sidarta Ribeiro instigou a atriz Andrea Tedesco a solicitar que seus amigos lhe enviassem áudios narrando os sonhos que haviam tido ou que ainda viessem a ter. Esses áudios, juntamente com outros tantos de teor cotidiano (ficcionais e reais), foram organizados pela atriz para compor a performance imersiva “¡Te Extraño!”. O período de criação corresponde aos 54 dias nos quais o som da UTI invadia sua casa através de chamadas de vídeo.
“Se te faz feliz - o solo do peixinho” surgiu a partir da interação do corpo com um objeto, o peixinho, que disparou conexões com memórias outras, de caráter afetivo. A cena resulta da reinvenção dessas memórias e da redisposição delas entre si. O solo, originalmente feito para uma sala cênica, promove agora o desconfinamento parcial de histórias que Katharina Câmara guardou pra si, criando novos sentidos.
A performance de Paula Carrara nasce do desejo de defender a singularidade e a escuta das diferentes vozes e desvelar a maleabilidade do discurso, através do mito de Cassandra, convidando os espectadores a se perguntarem sobre os mecanismos que constroem "a verdade". Cassandra é uma mulher. Num golpe dos deuses, ela ganha o dom da visão e da profecia - é capaz de ver antes, mas nada do que diz é crível. Vê a guerra e a morte, mas suas advertências soam como divagação e pessimismo indesejado; sua palavra não modifica os eventos ao seu redor. “Cassandra” é um trabalho solo que explora o território da linguagem, seja como índice do pensamento, seja como materialidade visual e sonora.
Para assistir, o público deve fazer inscrição no link. No dia do evento, será enviado um link para acesso à plataforma ZOOM, por e-mail e telefone.
A ação faz parte do projeto “Autodepoimento na cena”, contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
*Artistas interessados em compartilhar seus trabalhos podem se inscrever no site https://www.ciafragmentodedanca.com.br/.
Serviço
Terça Aberta na Quarentena – Cia Fragmento de Dança
Com: Andrea Tedesco (“¡Te Extraño!”), Katharina Câmara (“Se te faz feliz - o solo do peixinho”) e Paula Carrara (“Cassandra”)
Dia 27/10, às 19h – Plataforma Zoom
Inscrições no link
Mediação: Janaína Leite e Vanessa Macedo
Sobre as artistas
Formada pela ECA/USP e pelo CPT, Andrea Tedesco trabalha com diversas companhias de teatro, como OPOVOEMPÉ, Phila 7, Folias D’Arte e Velha Companhia. No início de 2020, reestreou a peça “Na Polônia, Isso é Onde?”, no Teatro Sérgio Cardoso, com o Coletivo OPOVOEMPÉ. Atualmente, se dedica aos projetos “Histórias de Baker”, sob direção de Cristiane Zuan Esteves, e “Vila Itororó-Atacama, memórias e utopias”, dirigida por Luiz Fernando Lubi Marques. Atuou em cinco filmes do diretor Ugo Giorgetti, sendo indicada a melhor atriz, pelo Prêmio Aplauso Brasil, por sua atuação em “Boleiros 2”.
Katharina Câmara é artista e pesquisadora em dança, performance e cultura. Conta com peças autorais e colaborações como intérprete. Participa dos projetos “Meltdown” (FTMM), “16 mulheres e ½” (NCD) e do curso “Performatividades”, no Centro de Referência da Dança. Com Willy Caldas, integra o desColetivo Morte por Afogamento.
Paula Carrara é criadora, diretora e performer que explora abordagens contemporâneas de criação, com interesse particular no território do [Corpo Voz] e da performatividade da palavra, bem como da linguagem como construção cultural, social e política. Reside entre o Brasil e a Itália, onde é uma das fundadoras do Colletivo Ar[ti] in Sound.
Ficha técnica dos trabalhos
“¡Te Extraño!”
Concepção, dramaturgia e performance - Andrea Tedesco
Colaboração artística - Pedro Canales e João Pedro Ribeiro
Sonoplastia - Pedro Canales
Trabalho criado na Oficina de Orientação de Projetos de Janaína Leite
“Se te faz feliz - o solo do peixinho”
Concepção e interpretação - Katharina Câmara
“Cassandra”
Criação e Performance: Paula Carrara
Conceito Visual: Renan Marcondes
Provocação Cênica: Carlos Canhameiro, Daniel Gonzales, Maristela Estrela e Giulia Tollis
Provocação Artística: Carolelinda Dickey, Carolina Bianchi, Cristina Salmistraro, Giulia Grechi e Paula Mirhan
Sobre a Terça Aberta
A “Terça Aberta”, que antes da pandemia acontecia mensalmente no Kasulo - Espaço de Cultura e Arte, sede da Cia Fragmento de Dança, nasceu em 2016, viabilizada pelo Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, e tornou-se uma ação permanente e contínua da companhia dirigida por Vanessa Macedo. Espaço de intersecção, debate e difusão de trabalhos de dança, teatro e performance, participam artistas que desejam compartilhar seus processos, trocando impressões entre si e com o público, uma vez que, ao final das apresentações, é aberta uma roda de conversa. Em 2017, a companhia recebeu o prêmio Denilto Gomes, na categoria “difusão em dança”, por esta iniciativa.
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php
Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php
Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php