Prefeitura inicia reforma das calçadas da rua Teodoro Sampaio
Setembro 12, 2007

A Prefeitura iniciou as obras de implantação e urbanização das calçadas da rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros. Ao todo, serão reformados 11.220 m² de passeio, em um trecho de um quilômetro e 52 metros, compreendido entre a rua Henrique Schaumann e a avenida Faria Lima. O prazo previsto para a duração das obras é de quatro meses e o custo total é de R$ 752,5 mil.

As intervenções começaram na quinta-feira passada (06/09), na quadra entre a Henrique Schaumann e a rua Cônego Eugênio Leite. O novo passeio da Teodoro será dividido em três faixas: a faixa de serviço, vermelha, com blocos de concreto intertravados; a faixa livre, cinza, com placas de concreto de 0,40 m x 0,40 m, intertravadas; e a faixa de acesso, na entrada dos estabelecimentos, vermelha, com blocos de concreto intertravados. Essa composição segue o Decreto nº 45.904, de 2005, que, além de exigir o cumprimento de normas de acessibilidade na construção de calçadas, define normas para garantir a padronização dos pisos.

"Hoje, em todas as obras da Prefeitura nas calçadas, a prioridade é garantir a acessibilidade àqueles com dificuldades de locomoção", diz o secretário de Coordenação das Subprefeituras. O secretário lembra que, desde 2005, a Prefeitura reformou mais de 144 quilômetros de calçadas, com investimento de cerca de R$ 17,36 milhões, e construiu 4.500 rampas de acesso.

Paralelamente à troca do piso serão realizados os serviços de rebaixamento de guias para a implantação de acessibilidade nas esquinas, rebaixamento de guias em entradas de veículos, remanejamento de ramais domiciliares de água e esgoto e implantação de novo paisagismo (com pau-ferro, ipê e tipuana, espécies arbóreas de porte pequeno, por causa da fiação). As árvores já existentes serão preservadas e as guias e sarjetas substituídas onde houver necessidade.

Durante as obras, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspenderá temporariamente a Zona Azul no trecho em que as obras estiverem sendo executadas, para evitar que o trânsito de veículos no corredor de ônibus e nas duas faixas de rolamento seja prejudicado. Além disso, as obras serão acompanhadas pelas concessionárias, como a Sabesp, que, à medida que os blocos forem sendo trocados, checará possíveis problemas na rede de água e esgoto.

A rua Teodoro Sampaio é umas das ruas-modelo do Projeto Cidade Limpa e, no período de obras, também terá todas as fachadas dos estabelecimentos adequadas à legislação. Para isso, os lojistas contarão com a orientação da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo