Tempos e contratempos

Agosto 29, 2018

Na nossa vida diária, a percepção do tempo é relativa e depende das nossas expectativas, cultura e experiências. Na terminologia musical, tempo é o nome dado à pulsação de uma obra sendo uma forma de dividir a duração em pedaços menores. Na teoria de relatividade do Einstein, tempo é relativo - não existe um tempo absoluto, independente do observador. Por exemplo, um relógio estacionário mede um tempo diferente de um relógio andando perto da velocidade da luz. Para conversar sobre estas, e outras, proximidades e diferenças entre a concepção de tempo para a física e a música, o Ciência em Diálogo de setembro promove o encontro entre um cientista e um percussionista.

No dia 14 de setembro, às 19h, John Boudler (IA/UNESP) e Nathan Berkovits (IFT/UNESP) dialogam sobre as proximidades e diferenças nas concepções de tempo para a Física e para a Música, em mais uma edição do Ciência em Diálogo.

A atividade é promovida pelo ICTP-SAIFR (Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental), centro associado ao Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS) e tem como principal objetivo aproximar o público geral dos temas relevantes para a ciência a partir do encontro com outras áreas do conhecimento. Todos os meses, um físico e um não cientista debatem sobre algum assunto no auditório do IMS.

O evento é gratuito, aberto ao público e conta com a moderação de Rogério Rosenfeld, professor livre docente do IFT da Unesp.

Serviço: Ciência em Diálogo no IMS: Física, Arte e Tempo, com o professor e percussionista John Boudler e o físico Nathan Berkovits
Data: 14 de setembro, às 19h
Local: Instituto Moreira Salles - Av. Paulista 2.424, Consolação, São Paulo - SP
Valor: Entrada gratuita - a distribuição de senhas começa 60 minutos antes do início do evento
Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/dialogo/