Tecnologia de monitoramento de chuvas é tema de encontro gratuito na USP

Outubro 17, 2016

Com a chegada do próximo verão, a temporada de chuvas mais severas em São Paulo também se aproxima. A fim de levar mais informações sobre este assunto à população, o Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec) elaborou mais um encontro do programa Tarde Científica, com o tema “Monitorando Tempo Severo em São Paulo”.

A palestra será ministrada pelo Prof. Carlos Augusto Morales Rodriguez, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciência Atmosféricas da USP (IAG – USP) e apresentará para os interessados o projeto ChuvaOnline, que conta com três radares meteorológicos de alta precisão recentemente inaugurados pela USP, que possuem cobertura de um raio de 60 km – o suficiente para cobrir toda a Região Metropolitana de São Paulo.

No encontro, serão abordados casos severos observados em 2016 e a equipe responsável explicará como é possível identificar as fortes chuvas no momento em que acontecem.

O Parque CienTec, além de promover a discussão sobre as chuvas de verão em São Paulo, também sedia, de 18 a 22 de outubro, atividades relativas à Semana USP de Ciência e Tecnologia. As Trilhas Ecológicas nas Fontes do Ipiranga, a exposição A Agricultura Familiar, uma oportunidade para o planeta e o Projeto VerCiência compõem a programação do Parque CienTec na Semana.

Serviço
Monitorando o Tempo Severo em São Paulo
Local: Parque de Ciência e Tecnologia da USP
Endereço: Av. Miguel Estéfano, 4200 - Agua Funda - São Paulo - SP
Data e horário: 22 de outubro, 15h (sábado)
Entrada gratuita