Teatro Vivo em Casa apresenta novos espetáculos em 4ª temporada

Novembro 24, 2020

A Vivo anuncia a 4ª e última temporada do ano do Teatro Vivo em Casa. Serão quatro espetáculos adaptados ao formato de streaming e transmitidos do palco do Teatro Vivo. A estreia será no dia 28 de novembro, com o monólogo "A voz Que Resta", interpretado por Gustavo Machado, com texto e direção de Vadim Nikitim, em única apresentação, às 20h. Os ingressos são gratuitos e limitados, disponíveis a partir de inscrição via plataforma @vivo.cultura, no Instagram.


Crédito: Cisco Vasques

Em dezembro (dia 5), é a vez de Natalia Gonsales subir ao palco do Teatro Vivo com "A Última Dança", monólogo com dramaturgia de César Baptista e direção de Janaína Suaudeau e César Baptista. No dia 12, Marcello Airoldi é o destaque com a peça "Um Segundo e Meio", com texto de Airoldi e direção de Antônio Januzelli. Quem encerra a temporada de 2020 é Mel Lisboa, que no dia 18/12 interpreta "Madame Blavatzki - Amores Ocultos", com texto escrito por Claudia Barral e direção de Felipe Roseno.

"Estamos muito felizes com o sucesso dessa iniciativa que aproxima ainda mais as pessoas da cultura e leva entretenimento de qualidade para todo o país", revela a diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, Marina Daineze. "Acreditamos que mesmo com a reabertura do Teatro Vivo, programada para o início de 2021, o formato em streaming poderá continuar. Há uma grande aceitação do público, além da possibilidade de chegar a qualquer pessoa que tenha um dispositivo conectado à internet, onde quer que ela esteja", destaca a executiva.

Lançado em meio à pandemia, com a proposta de aproximar as pessoas da arte e levar cultura onde o público estiver, o "Teatro Vivo em Casa" já apresentou 15 espetáculos e atraiu 4,7 mil pessoas.

Vivo Cultura

A Vivo acredita na cultura como um instrumento para aproximar pessoas de diferentes realidades. Há 16 anos, apoia iniciativas ligadas ao teatro, museus e artes plásticas. Em 2019, renovou seu compromisso com a arte ao revitalizar o Teatro Vivo, em São Paulo, um espaço moderno e acessível, capaz de receber diferentes produções culturais e, de forma gratuita, mantém o projeto "Ciclo de Leituras Teatrais", que apresenta ao público parte do processo de criação e direção de um espetáculo.

A empresa apoia ainda, importantes espaços multiculturais como o Palácio das Artes, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado, referência na produção, formação e fomento cultural em Minas Gerais, além do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e do Masp. Em 2020, lançou a plataforma @vivo.cultura que consolida as iniciativas da Vivo, voltadas à arte, com o propósito de ampliar o acesso a estes conteúdos.

Sinopses dos Espetáculos

28/11
A Voz que Resta
Com Gustavo Machado
Texto e Direção: Vadim Nikitin
Sinopse: Paulo, jornalista copidesque e escritor frustrado, envolve-se com Marina, uma vizinha de prédio casada, garçonete e aspirante a atriz. Paulo tenta desdobrar-se masoquistamente entre o trabalho medíocre, o angustiante bloqueio criativo e o amor incondicional por Marina. A peça flagra a noitada em que Paulo decide cortar os laços (ou os pulsos), entregar as chaves e mudar-se para longe ou para lugar nenhum. Com um velho gravador de bolso, ele registra com amor e ódio uma carta de adeus.

05/12
A Última Dança
Com Natalia Gonsales
Dramaturgia: Cesar Baptista
Direção: Janaína Suaudeau e César Baptista
Sinopse: Dramaturgia construída por César Baptista com base nos diários da escritora e filósofa francesa Simone Adolphine Weil (1909-1943). Moça fina, elegante e sincera da Paris do início do século passado, Simone se tornou operária para escrever sobre as condições de trabalho nas fábricas e opressão social.

12/12
Um Segundo e Meio
Com Marcello Airoldi
Direção: Antônio Januzelli
Texto: Marcello Airoldi
Sinopse: A montagem narra a história de um homem que percorre uma longa jornada para tentar matar um outo homem. Enquanto percorre esta trajetória, o rapaz chega ao limite entre as lembranças de fatos reais e a imaginação de uma memória que vai além do tempo concreto.

19/12
Madame Blavatzki - Amores Ocultos
Com Mel Lisboa
Direção: Marcio Macena
Texto: Claudia Barral
Sinopse: A peça traz a história de Helena Petrovna Blavatsky (1831-91), escritora e médium russa do século XIX, fundadora da Sociedade Teosófica, que pretendia difundir uma filosofia ligada à comprovação científica do misticismo. No espetáculo, Helena retorna encarnada no corpo de uma atriz/médium para revisitar a sua história e esclarecer alguns pontos controversos da sua biografia. O trabalho permite, assim, discutir sobre os limites entre realidade e ficção, a verdade e o fingimento, pontos importantes tanto no teatro quanto no misticismo.

Outras notícias

Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita.
O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/oficinas+musica+caipira+levam+classicos+raiz+theatro+sao+pedro+apresentacao+gratuita.php

Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita.
Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+youtube+reune+bianca+comparato+rita+von+hunty+daniela+thomas+programacao+inedita.php

Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+brasileiros+para+criancas+adolescentes+chegam+itau+cultural+play+com+mostra+festival+comkids.php

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+chinelo+dos+parlapatoes.php

Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vídeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+apresenta+deserto+peca+sobre+legado+escritor+chileno+roberto+bolaño.php

44º Encontro Nacional de Dança reúne grupos de todo o país no Teatro Sérgio Cardoso.
Evento gratuito acontece nos dias 29 e 30 de agosto e promove apresentações, intercâmbio artístico e atividades voltadas à valorização da dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/44º+encontro+nacional+danca+reune+grupos+todo+pais+teatro+sergio+cardoso.php

Circo Piorô estreia espetáculo A Banda do Circo Piorô com temporada na Zona Leste.
Novo trabalho do coletivo da Zona Leste une música ao vivo, palhaçaria e circo contemporâneo para refletir, com humor e ironia, sobre os desafios de viver da arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+pioro+estreia+espetaculo+banda+circo+pioro+com+temporada+zona+leste.php

Programação Especial Celebra a Poética de William Shakespeare no Sesc Belenzinho.
A programação é dedicada à obra de William Shakespeare, e promove a interseção entre literatura, artes cênicas e música
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+especial+celebra+poetica+william+shakespeare+sesc+belenzinho.php

Ana Leal estreia mostra inédita Chão de Histórias, no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Com concepção artística e expográfica da própria artista, acompanhamento de Sylvia Sanchez e texto crítico de Éder Chiodetto, a exposição reúne 21 obras sobre memórias e ancestralidade do sertão pernambucano
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ana+leal+chao+historias+museu+imagem+som+mis.php