Teatro Vivo em Casa apresenta novos espetáculos em 4ª temporada

Novembro 24, 2020

A Vivo anuncia a 4ª e última temporada do ano do Teatro Vivo em Casa. Serão quatro espetáculos adaptados ao formato de streaming e transmitidos do palco do Teatro Vivo. A estreia será no dia 28 de novembro, com o monólogo "A voz Que Resta", interpretado por Gustavo Machado, com texto e direção de Vadim Nikitim, em única apresentação, às 20h. Os ingressos são gratuitos e limitados, disponíveis a partir de inscrição via plataforma @vivo.cultura, no Instagram.


Crédito: Cisco Vasques

Em dezembro (dia 5), é a vez de Natalia Gonsales subir ao palco do Teatro Vivo com "A Última Dança", monólogo com dramaturgia de César Baptista e direção de Janaína Suaudeau e César Baptista. No dia 12, Marcello Airoldi é o destaque com a peça "Um Segundo e Meio", com texto de Airoldi e direção de Antônio Januzelli. Quem encerra a temporada de 2020 é Mel Lisboa, que no dia 18/12 interpreta "Madame Blavatzki - Amores Ocultos", com texto escrito por Claudia Barral e direção de Felipe Roseno.

"Estamos muito felizes com o sucesso dessa iniciativa que aproxima ainda mais as pessoas da cultura e leva entretenimento de qualidade para todo o país", revela a diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, Marina Daineze. "Acreditamos que mesmo com a reabertura do Teatro Vivo, programada para o início de 2021, o formato em streaming poderá continuar. Há uma grande aceitação do público, além da possibilidade de chegar a qualquer pessoa que tenha um dispositivo conectado à internet, onde quer que ela esteja", destaca a executiva.

Lançado em meio à pandemia, com a proposta de aproximar as pessoas da arte e levar cultura onde o público estiver, o "Teatro Vivo em Casa" já apresentou 15 espetáculos e atraiu 4,7 mil pessoas.

Vivo Cultura

A Vivo acredita na cultura como um instrumento para aproximar pessoas de diferentes realidades. Há 16 anos, apoia iniciativas ligadas ao teatro, museus e artes plásticas. Em 2019, renovou seu compromisso com a arte ao revitalizar o Teatro Vivo, em São Paulo, um espaço moderno e acessível, capaz de receber diferentes produções culturais e, de forma gratuita, mantém o projeto "Ciclo de Leituras Teatrais", que apresenta ao público parte do processo de criação e direção de um espetáculo.

A empresa apoia ainda, importantes espaços multiculturais como o Palácio das Artes, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado, referência na produção, formação e fomento cultural em Minas Gerais, além do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e do Masp. Em 2020, lançou a plataforma @vivo.cultura que consolida as iniciativas da Vivo, voltadas à arte, com o propósito de ampliar o acesso a estes conteúdos.

Sinopses dos Espetáculos

28/11
A Voz que Resta
Com Gustavo Machado
Texto e Direção: Vadim Nikitin
Sinopse: Paulo, jornalista copidesque e escritor frustrado, envolve-se com Marina, uma vizinha de prédio casada, garçonete e aspirante a atriz. Paulo tenta desdobrar-se masoquistamente entre o trabalho medíocre, o angustiante bloqueio criativo e o amor incondicional por Marina. A peça flagra a noitada em que Paulo decide cortar os laços (ou os pulsos), entregar as chaves e mudar-se para longe ou para lugar nenhum. Com um velho gravador de bolso, ele registra com amor e ódio uma carta de adeus.

05/12
A Última Dança
Com Natalia Gonsales
Dramaturgia: Cesar Baptista
Direção: Janaína Suaudeau e César Baptista
Sinopse: Dramaturgia construída por César Baptista com base nos diários da escritora e filósofa francesa Simone Adolphine Weil (1909-1943). Moça fina, elegante e sincera da Paris do início do século passado, Simone se tornou operária para escrever sobre as condições de trabalho nas fábricas e opressão social.

12/12
Um Segundo e Meio
Com Marcello Airoldi
Direção: Antônio Januzelli
Texto: Marcello Airoldi
Sinopse: A montagem narra a história de um homem que percorre uma longa jornada para tentar matar um outo homem. Enquanto percorre esta trajetória, o rapaz chega ao limite entre as lembranças de fatos reais e a imaginação de uma memória que vai além do tempo concreto.

19/12
Madame Blavatzki - Amores Ocultos
Com Mel Lisboa
Direção: Marcio Macena
Texto: Claudia Barral
Sinopse: A peça traz a história de Helena Petrovna Blavatsky (1831-91), escritora e médium russa do século XIX, fundadora da Sociedade Teosófica, que pretendia difundir uma filosofia ligada à comprovação científica do misticismo. No espetáculo, Helena retorna encarnada no corpo de uma atriz/médium para revisitar a sua história e esclarecer alguns pontos controversos da sua biografia. O trabalho permite, assim, discutir sobre os limites entre realidade e ficção, a verdade e o fingimento, pontos importantes tanto no teatro quanto no misticismo.

Outras notícias

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php