Setembro 18, 2025
Como parte da programação do XIX Caruru de São Cosme Damião, o Teatro Sérgio Cardoso, espaço da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), recebe, no dia 20 de setembro, sábado, às 11h, o espetáculo Mestras da Bahia na Garoa do Recôncavo. A apresentação acontece no saguão do teatro e celebra a tradição do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, reunindo mestres e mestras que mantêm viva essa expressão ancestral em São Paulo.
O movimento Samba Garoa do Recôncavo da Casa Mestre Ananias, através do projeto São Paulo é Bahia Viva, já trouxe à capital 54 mestres e mestras desde 2014. A iniciativa articula ações culturais de referência, conectando a cultura popular da Bahia ao território urbano paulistano. A apresentação no teatro integra esse ciclo e traz ao público o grito da chula, a viola machete, o dueto vocal e a pisada firme das sambadeiras, elementos que evocam um Brasil profundo, oral, coletivo e encantado.
A ação também reafirma o legado da Casa Mestre Ananias, ponto de cultura dedicado à memória do mestre baiano Ananias Ferreira, capoeirista, sambador e pioneiro na preservação dessas tradições. A casa atua com base na transmissão oral dos saberes e na formação de crianças como princípio de continuidade.
A atividade marca o início das celebrações do XIX Caruru de São Cosme Damião, festa popular de origem afro-baiana que mescla religiosidade, fartura e samba. A festa acontece dia 28 de setembro, com a presença de mestras sambadeiras e mestres sambadores de Acupe e São Francisco do Conde, comunidades do Recôncavo da Bahia.
Serviço
Mestras da Bahia na Garoa do Recôncavo Com Samba Garoa do Recôncavo da Casa Mestre Ananias
Data: 20 de setembro de 2025, sábado, às 11h
Entrada gratuita
Duração: 1h20
Classificação: Livre
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em 45 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Pevi 56
Planeta Proibido, clássico da ficção científica, ganha sessão gratuita e debate no MIS.
Longa inspirado na peça "A tempestade", de William Shakespeare, e que serviu de inspiração para a série "Star Trek", é tema do CineCiência de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/planeta+proibido+classico+ficcao+cientifica+ganha+sessao+gratuita+debate+mis.php
FEIRA NOVA, evento gratuito no Paço das Artes, reúne publicações de vinte expositores e traz lançamento do livro que celebra os 55 anos da instituição.
Evento, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro, tem curadoria da editora Lote 42 e expõe gravuras, publicações, livros-objeto, fanzines, entre outras manifestações impressas. O destaque é para a peça gráfica "55: um Paço depois do outro – histórias fragmentadas de um museu nômade".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+nova+evento+gratuito+paco+das+artes+reune+publicacoes+vinte+expositores+traz+lancamento+livro+que+celebra+anos+instituicao.php
Sesc Pinheiros recebe Contos Peregrinos, novo espetáculo infantil da Cia da Tribo que traz histórias inspiradas em contos da Bolívia, Japão e Angola.
A peça entrelaça narrativas dos três países e apresenta para as crianças as similaridades e as diferenças de culturas com suas músicas, seus trajes, suas vivências e seus sonhos. Grátis para crianças de até 12 anos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+pinheiros+recebe+contos+peregrinos+novo+espetaculo+infantil+cia+tribo+que+traz+historias+inspiradas+contos+bolivia+japao+angola.php
MIS realiza sessão gratuita do clássico Bonequinha de Luxo, seguida de debate e sorteio de livro que originou o filme.
Edição de setembro do Clube do Filme do Livro, programa mensal do Museu, traz uma parceria com a Companhia das Letras, que também disponibilizará códigos promocionais para compras no site da editora.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+realiza+sessao+gratuita+classico+bonequinha+luxo+seguida+debate+sorteio+livro+que+originou+filme.php
Thaís Póvoa estreia o solo Procura-se Vaga para PalhaçA em São Bernardo do Campo.
O espetáculo propõe uma reflexão bem-humorada sobre igualdade de gênero a partir de histórias reais de mulheres que desafiaram padrões para trabalhar. A apresentação será gratuita com tradução em LIBRAS.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/thais+povoa+estreia+solo+procura+vaga+para+palhaca+sao+bernardo+campo.php
Esquadrão Bombelhaço anima domingos no Sesc Ipiranga com entrada grátis para crianças até 12 anos.
Inspirado em desenhos animados, o espetáculo convida as crianças a se aventurarem com um atrapalhado batalhão de palhaços-bombeiros na divertida missão de resgate de um gatinho em apuros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esquadrao+bombelhaco+anima+domingos+sesc+ipiranga+com+entrada+gratis+para+criancas+ate+anos.php
Sesc Pinheiros tem programação gratuita dedicada ao Maracatu de Baque Virado.
Acontecem cortejo, oficinas, espetáculo teatral e cine debate, entre os dias 14 e 18 de setembro; atividades celebram a "baiana rica", personagem do Maracatu de Baque Virado que representa a tradição, a oralidade e a sabedoria ancestral, e muito associada à comunidade LGBTQIAPN+.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+pinheiros+tem+programacao+gratuita+dedicada+maracatu+baque+virado.php
Sesc Pinheiros e editora Todavia fazem atividades gratuitas em torno da literatura coreana.
Oficina, bate-papos e clube de leitura acontecerão gratuitamente entre os dias 16/9 e 7/10. As inscrições serão abertas em 10/9, quarta-feira, às 15h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+pinheiros+editora+todavia+fazem+atividades+gratuitas+torno+literatura+coreana.php