Teatro performativo Não Posso Esqu cer promove ciclo de debates

Agosto 05, 2020

Dando prosseguimento às atividades de democratização do acesso às Artes da Cena em tempos de pandemia, o teatro performativo Não Posso Esqu cer coordena, entre os dias 6 e 11 de agosto, a proposta chamada Diálogos com Não Posso Esqu cer. Serão realizados debates diários no período, com diferentes debatedoras e debatedores, após exibição do vídeo do espetáculo.


Crédito: Layza Vasconcelos

A proposta dá continuidade à ação de circulação nacional, apoiada pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. Nos dias 22 e 23 de julho o espetáculo foi apresentado, pela primeira vez, em formato de lives, após encerrar ciclo formativo, por meio de workshops online denominados O Que não posso esqu cer? A agenda de apresentações presenciais foi iniciada em 2016. Por conta da emergência sanitária causada pela Covid-19 o espetáculo foi adaptado para ser apresentado ao vivo, nos meios digital, e segue para lançamento de vídeo do espetáculo.

Histórico

Não Posso Esqu cer foi concebido a partir de pesquisas de criação iniciadas em 2016 por Valéria Braga e Maria Ângela De Ambrosis e com direção de dramaturgia de Kleber Damaso. O teatro performativo se realiza por meio de um percurso de movimento, que tem como eixo o corpo da atriz e sua relação com bacias, as pedras e o seu deslocamento no espaço cênico. Estas ações geram possíveis criações de sentido relacionadas às temáticas como a resistência, a sobrevivência e a desertificação da paisagem urbana que atravessa de sobremodo o espetáculo, evidenciando a polissemia gerada pelo fluxo de imagens que o espetáculo provoca.

A qualidade estética do espetáculo, caracterizada por sua simplicidade e contundência expressiva, inova o potencial perceptivo do público. Sua versão mediada pelos recursos do audiovisual pretende que esta qualidade estética e provocativa encontre lugar privilegiado no formato digital agora utilizado.

Terreno novo

As lives foram realizadas pelo canal da Universidade Federal de Goiás (UFG) no Youtube, nos dias 22 e 23 de julho. Ao todo foram registradas mais de mil visualizações. Apesar de não constar em números oficiais, é possível afirmar que, dentre a oferta de lives nas plataformas digitais, a performance e o teatro performativo ainda são opções escassas para uma audiência majorada em alcance, pelos meios digitais. A proposta de Não Posso Esqu cer vai ao encontro dessa nova possibilidade de entreter e sobretudo de, por meio da arte, mudar o estado do espectador, esteja ele onde estiver, a partir de conexão cultural comunitária.

A proposta de adaptação das apresentação presenciais para o formato de lives manteve, portanto, a realização de debates abertos ao público e é agora explorada pela proposta de Diálogos com Não Posso Esqu cer. O ciclo de debates será realizado diariamente, via Plataforma Zoom, às 20h, de 6 a 11 de agosto, logo após transmissão do vídeo da performance, agendada para os mesmos dias, às 19h, por meio do Canal do espetáculo no YouTube.

Acessibilidade

Ao todo serão lançados dois vídeos do teatro performativo, um deles com audiodescrição, voltado a pessoas cegas ou com baixa visão. A iniciativa decorre de apresentações presenciais realizadas em março deste ano para este público. Ao todo foram três apresentações no CCUFG, acompanhadas por faixa narrativa.

Sinopse

Mergulho, mulher e árvore. Um deslocamento entre bacias, em busca de encontros: mulher árvore, mulher bacia, bacia das mulheres. O espetáculo Não Posso Esqu cer se realiza pela ação de uma atriz em suas ações e relações com as bacias, as pedras e a cidade. Entre sons e silêncios, neste ambiente, a ação performativa desencadeia uma sequência de paisagens corporais que tocam primeiro a percepção e os sentidos do espectador.

Ficha técnica

Encenadora: Valéria Braga
Atriz: Maria Ângela De Ambrosis
Dramaturgia e Iluminação: Kleber Damaso
Diretora de Arte: Cacá Fonseca
Roteiro e direção de live e de vídeo: Valéria Braga e Kleber Damaso
Preparação corporal: Erica Bearlz
Produção: Raquel Lyra

Serviço

'Diálogos com Não Posso Esqu cer'
6 a 11 de agosto
Transmissão do vídeo: às 19 horas | https://bit.ly/31iBXC0
Debate: às 20 horas | https://bit.ly/39YEg15 | ID da reunião: 872 2253 6020

Debatedoras e debatedores

06 de agosto (quinta): Profª. Ms Melissa Migueles Panzutti | Performer OutroLuiz
07 de agosto (sexta): Prof. Ms Bruno Peixoto (UFA) | Prof. Dr. Luiz Davi Vieira (UEA)
08 de agosto (sábado): Prof. Dr. Dalmir (UFG) | Profª Drª Patrícia Caetano (UFC) | Prof. Esp. Kaio Armando Gomes Bergamin
09 de agosto (domingo): Profª Drª Nara Keisermam (UNIRIO) | Profª Drª Marila Vellozo (UNESPAR) | Produtora cultural Tatyana Paiva
10 de agosto (segunda): Prof. Ms Luciana Hoppe | Prof.ª Dr.ª Nayara Brito
11 de agosto (terça): Profª Drª Silvia Geraldi (UNICAMP) | Prof. Doutorando Diego Pizarro (IFB)

Redes Sociais:

https://www.youtube.com/channel/UCxbcEGV91pxC-vgIeEIkWHA
https://www.facebook.com/Na&
https://www.instagram.com/naopossoesqu_cer/
http://www.naopossoesqucer.com.br