Teatro performativo Não Posso Esqu cer promove ciclo de debates

Agosto 05, 2020

Dando prosseguimento às atividades de democratização do acesso às Artes da Cena em tempos de pandemia, o teatro performativo Não Posso Esqu cer coordena, entre os dias 6 e 11 de agosto, a proposta chamada Diálogos com Não Posso Esqu cer. Serão realizados debates diários no período, com diferentes debatedoras e debatedores, após exibição do vídeo do espetáculo.


Crédito: Layza Vasconcelos

A proposta dá continuidade à ação de circulação nacional, apoiada pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. Nos dias 22 e 23 de julho o espetáculo foi apresentado, pela primeira vez, em formato de lives, após encerrar ciclo formativo, por meio de workshops online denominados O Que não posso esqu cer? A agenda de apresentações presenciais foi iniciada em 2016. Por conta da emergência sanitária causada pela Covid-19 o espetáculo foi adaptado para ser apresentado ao vivo, nos meios digital, e segue para lançamento de vídeo do espetáculo.

Histórico

Não Posso Esqu cer foi concebido a partir de pesquisas de criação iniciadas em 2016 por Valéria Braga e Maria Ângela De Ambrosis e com direção de dramaturgia de Kleber Damaso. O teatro performativo se realiza por meio de um percurso de movimento, que tem como eixo o corpo da atriz e sua relação com bacias, as pedras e o seu deslocamento no espaço cênico. Estas ações geram possíveis criações de sentido relacionadas às temáticas como a resistência, a sobrevivência e a desertificação da paisagem urbana que atravessa de sobremodo o espetáculo, evidenciando a polissemia gerada pelo fluxo de imagens que o espetáculo provoca.

A qualidade estética do espetáculo, caracterizada por sua simplicidade e contundência expressiva, inova o potencial perceptivo do público. Sua versão mediada pelos recursos do audiovisual pretende que esta qualidade estética e provocativa encontre lugar privilegiado no formato digital agora utilizado.

Terreno novo

As lives foram realizadas pelo canal da Universidade Federal de Goiás (UFG) no Youtube, nos dias 22 e 23 de julho. Ao todo foram registradas mais de mil visualizações. Apesar de não constar em números oficiais, é possível afirmar que, dentre a oferta de lives nas plataformas digitais, a performance e o teatro performativo ainda são opções escassas para uma audiência majorada em alcance, pelos meios digitais. A proposta de Não Posso Esqu cer vai ao encontro dessa nova possibilidade de entreter e sobretudo de, por meio da arte, mudar o estado do espectador, esteja ele onde estiver, a partir de conexão cultural comunitária.

A proposta de adaptação das apresentação presenciais para o formato de lives manteve, portanto, a realização de debates abertos ao público e é agora explorada pela proposta de Diálogos com Não Posso Esqu cer. O ciclo de debates será realizado diariamente, via Plataforma Zoom, às 20h, de 6 a 11 de agosto, logo após transmissão do vídeo da performance, agendada para os mesmos dias, às 19h, por meio do Canal do espetáculo no YouTube.

Acessibilidade

Ao todo serão lançados dois vídeos do teatro performativo, um deles com audiodescrição, voltado a pessoas cegas ou com baixa visão. A iniciativa decorre de apresentações presenciais realizadas em março deste ano para este público. Ao todo foram três apresentações no CCUFG, acompanhadas por faixa narrativa.

Sinopse

Mergulho, mulher e árvore. Um deslocamento entre bacias, em busca de encontros: mulher árvore, mulher bacia, bacia das mulheres. O espetáculo Não Posso Esqu cer se realiza pela ação de uma atriz em suas ações e relações com as bacias, as pedras e a cidade. Entre sons e silêncios, neste ambiente, a ação performativa desencadeia uma sequência de paisagens corporais que tocam primeiro a percepção e os sentidos do espectador.

Ficha técnica

Encenadora: Valéria Braga
Atriz: Maria Ângela De Ambrosis
Dramaturgia e Iluminação: Kleber Damaso
Diretora de Arte: Cacá Fonseca
Roteiro e direção de live e de vídeo: Valéria Braga e Kleber Damaso
Preparação corporal: Erica Bearlz
Produção: Raquel Lyra

Serviço

'Diálogos com Não Posso Esqu cer'
6 a 11 de agosto
Transmissão do vídeo: às 19 horas | https://bit.ly/31iBXC0
Debate: às 20 horas | https://bit.ly/39YEg15 | ID da reunião: 872 2253 6020

Debatedoras e debatedores

06 de agosto (quinta): Profª. Ms Melissa Migueles Panzutti | Performer OutroLuiz
07 de agosto (sexta): Prof. Ms Bruno Peixoto (UFA) | Prof. Dr. Luiz Davi Vieira (UEA)
08 de agosto (sábado): Prof. Dr. Dalmir (UFG) | Profª Drª Patrícia Caetano (UFC) | Prof. Esp. Kaio Armando Gomes Bergamin
09 de agosto (domingo): Profª Drª Nara Keisermam (UNIRIO) | Profª Drª Marila Vellozo (UNESPAR) | Produtora cultural Tatyana Paiva
10 de agosto (segunda): Prof. Ms Luciana Hoppe | Prof.ª Dr.ª Nayara Brito
11 de agosto (terça): Profª Drª Silvia Geraldi (UNICAMP) | Prof. Doutorando Diego Pizarro (IFB)

Redes Sociais:

https://www.youtube.com/channel/UCxbcEGV91pxC-vgIeEIkWHA
https://www.facebook.com/Na&
https://www.instagram.com/naopossoesqu_cer/
http://www.naopossoesqucer.com.br

Outras notícias

Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php

Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php

Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php

Banda Yaya Massemba apresenta Esse Samba é da Bahia na Praça do Sesc Pinheiros.
Com entrada gratuita, show integra Roda Delas - iniciativa que traz só mulheres tanto na parte artística quanto na técnica - e em formato circular para estimular as trocas entre artistas e público.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/banda+yaya+massemba+apresenta+esse+samba+bahia+praca+sesc+pinheiros.php

Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php

Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php

Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php

Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php

Goethe-Institut promove dia de portas abertas em São Paulo.
Evento aberto ao público oferece aulas experimentais de alemão, palestras, sorteios, workshops, apresentações musicais e literárias, comidas e bebidas típicas e uma exposição inédita do fotógrafo Tuca Vieira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/goethe+institut+promove+dia+portas+abertas+sao+paulo.php

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php