Julho 15, 2025
De 17 a 20 de julho de 2025, de quinta-feira à sábado às 21h, domingo às 19h, com entrada gratuita, a Clarin Cia. de Dança (@clarinciadedanca), sob direção do maranhense Kelson Barros (@kelsonbarroswangles), realiza mais uma etapa da temporada de estreia de "Terras de Águas e Cazumbas", no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo.
O espetáculo de dança propõe um olhar sensível sobre os ciclos do Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense, com inspirações diretas nas manifestações populares dos municípios de Viana, Matinha e Monção. Com coreografias que entrelaçam tradição e contemporaneidade, o espetáculo apresenta corpos em estado de memória, movimento e resistência, recriando paisagens afetivas e culturais que permanecem vivas — mesmo diante da distância geográfica e da invisibilidade social.
"Terras de Águas e Cazumbas" é um mergulho nas memórias coletivas e nas poéticas corporais originadas dos festejos populares maranhenses.

Paralelamente à estreia, de 16 a 20 de julho, a Clarin promove a exposição "DA COR DE COBRE", que apresenta figurinos, adereços e elementos cênicos do premiado espetáculo homônimo da companhia. A mostra revela ao público os bastidores de uma criação profundamente comprometida com a ancestralidade afroindígena e com os imaginários encantados do Bumba-Meu-Boi — manifestação reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.
O figurino exposto foi indicado ao Prêmio APCA de Melhor Figurino (2022) e ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo (2023).
Essas ações integram o projeto "Terras de Águas e Cazumbas", contemplado pela 36ª Edição do Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.
Informações: Instagram: @clarinciadedanca, Facebook: Clarin Cia de Dança, clarinciadedanca.wixsite.com
SERVIÇO: Espetáculo "Terras de Águas e Cazumbas"
Com Clarin Cia. de Dança - Todas as atividades são gratuitas. Classificação: Livre
Sinopse: Na terra onde o rio se confunde com o chão e os tambores anunciam fins e recomeços, Terras de Águas e Cazumbas nasce como rito e dança. A Clarin Cia. de Dança apresenta um olhar sensível sobre a morte do boi nos ciclos do Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense, inspirando-se nos gestos e narrativas de grupos dos municípios de Viana, Matinha e Monção. É uma homenagem ao legado ancestral transmitido por gerações — onde dança, fé e espiritualidade caminham lado a lado. Duração: 60 minutos.
Espetáculo: 17, 18, 19 de julho (quinta a sábado) - 21h, 20 de julho (domingo) - 19h
Exposição "Da Cor de Cobre": 16 a 20 de julho de 2025
Onde: Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo – SP
Fonte: Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
https://www.sampaonline.com.br/noticias/wilson+aguiar+estreia+solo+concerto+para+corpo+traquejado+atelier+cenico.php
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+espetaculo+gratuito+impacto+agasias+grupo+teatro.php
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
https://www.sampaonline.com.br/noticias/premiado+musical+bertoleza+ganha+nova+temporada+gratuita+teatro+alfredo+mesquita.php
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+fevereiro+maze+espetaculo+gratuito+para+criancas.php
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php