Teatro do Incêndio realiza encontro com Os Favoritos da Catira e Samba de Umbigada

Março 28, 2017

O Teatro do Incêndio realiza - nos dias 4 e 18 de abril (terças-feiras, às 19h) – os próximos encontros das Rodas de Conversa - A Gente Submersa que contempla, respectivamente, os temas Catira - Palmeado, Sapateado e Viola e Samba de Umbigada. Os grupos convidados são: Os Favoritos da Catira (de Guarulhos) e o Batuque de Umbigada de Capivari com sua matriarca Dona Anicide Toledo.

Com entrada franca, os eventos reúnem, até o dia 10 de outubro, mestres da cultura popular e comunidades tradicionais do estado de São Paulo em bate-papos seguidos por vivências (breves apresentações das manifestações).

A catira, também chamada de cateretê, é uma dança folclórica, cujo ritmo é marcado pela batida dos pés e das mãos dos dançarinos, acompanhados pela dupla de violeiros que cantam as modas. Já a Umbigada é uma dança afro-brasileira criada nos quilombos. Os escravos com suas roupas curtas e apertadas dançavam sempre com umbigo de fora, daí o nome. Atualmente, no estado de São Paulo é tida como um tributo de terreiro, praticada pelos remanescentes das senzalas.

Os convidados

Liderados pela viola de Oliveira Fontes e seu filho Edson Fontes, Os Favoritos da Catira ressaltam a tradição da música e dança da catira. Formado no começo dos anos 80, agora na terceira geração de integrantes, o grupo persiste em manter a essência da música e do folclore de raiz na metrópole paulista.

Dona Anicide Toledo é a voz do Batuque de Umbigada de Capivari (SP), grupo cultural de resistência negra. Considerada uma das mais importante compositoras e intérpretes do batuque paulista, a batuqueira lançou, em 2012, o CD Anicide Toledo - A Voz Feminina do Batuque de Umbigada, realizado pela Diretoria de Patrimônio Cultural, da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Capivari.

Serviço

Rodas de Conversa / Vivência: A Gente Submersa
Dia 4 de abril. Terça, às 19 horas
Tema: Catira – Palmeado, Sapateado e Viola
Grupo: Os Favoritos da Catira
Dia 18 de abril. Terça, às 19h
Tema: Samba de Umbigada
Grupo: Dona Anicide e Batuque de Umbigada
Local: Teatro do Incêndio
Rua Treze de Maio, 48 – Bela Vista/SP.
Tel: (11) 2609 3730 / 2609 8561
Grátis (não há necessidade de retirar ingresso).
Duração: 1h20.
http://www.teatrodoincendio.com