Studio3 Cia. de Dança apresenta, gratuitamente, o espetáculo Bolero

Março 17, 2025

Elegante e intimista, o bolero é uma referência de romantismo e sofisticação no mundo da música e da dança. A fluidez e sensualidade dos passos, combina giros suaves e harmoniosos com um ritmo lento e marcado, criando uma atmosfera que transmite paixão e melancolia.

A partir de 21 de março, dezesseis bailarinos da Studio3 Cia. de Dança apresentam, na Estação CCR das Artes, localizada no Complexo Cultural Júlio Prestes, que também abriga a Sala São Paulo, o espetáculo Bolero. Na semana seguinte, a montagem será apresentada no MASP Auditório.

O ano de 2025 celebra os 150 anos do nascimento de Maurice Ravel, compositor do famoso 'Bolero'. O mesmo período marca também os 150 anos da morte do músico francês Georges Bizet, compositor da Ópera 'Carmen'. Com direção artística e coreografia de Anselmo Zolla e concepção e direção cênica de Jorge Takla, a montagem alterna várias versões da obra de Ravel com alguns boleros clássicos da nossa memória e até com a Seguidilla da ópera 'Carmen', que, como Ravel, faz em 2025 150 anos. "O espetáculo Bolero é inspirado na criação de Ravel e passeia pela música de Bizet e por várias outras obras ligadas a este estilo nascido em Cuba", conta Takla.

O 'Bolero', composto por Maurice Ravel em 1928, nos inspirou esta marcha obsessiva e cíclica em direção à individuação e ao eterno retorno. Portanto, a música de Ravel consegue, conceitualmente e objetivamente, abraçar gêneros que parecem distantes, por terem compassos tão diferentes, mas que dialogam numa longa e multicultural teia de danças e ritmos.

"Esta é uma montagem em que há conexão intensa entre os bailarinos, enfatizando a expressividade e a emoção. É uma dança altamente interpretativa, que combina os movimentos com a melodia e a emoção da música", resume Zolla.

Ficha técnica

Bolero
Direção artística e coreografia: Anselmo Zolla. Concepção e direção cênica: Jorge Takla. Direção musical: Joaquim Tomé.
Figurinos: Fábio Namatame. Ensaiadora: Líris do Lago. Produção executiva: Noêmia Duarte. Assessoria de imprensa: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho. Direção geral Studio3 Cia de Dança: Evelyn Baruque
Elenco (bailarinos Studio3 Cia. de Dança): Alexandre Nascimento, André Neri, André Grippi, Dilênia Reis, Fernando Rocha, Irupé Sarmiento, Jefferson Damasceno, Joaquim Tomé, Jurandir Rodrigues, Kauê Ribeiro, Kênia Genaro, Malki Pinsag, Mara Mesquita, Naiane Rosa, Vera Lafer,

Serviço

Local: Estação CCR das Artes (Sala São Paulo)
Endereço: Praça Júlio Prestes, nº 16, Luz, São Paulo, SP
Datas: 21 e 22 de março, sexta e sábado
Horário: às 19h
Entrada franca
A retirada dos ingressos pode ser feita através do link https://salasaopaulo.byinti.com/
Capacidade de público por sessão: 543 pessoas
Sujeito à lotação da sala
Telefone: (11) 3777-9721

Local: MASP Auditório
Endereço: Av. Paulista, nº 1578, Bela Vista, São Paulo, SP
Datas: 28 e 29 de março, sexta e sábado
Horário: 20h
Entrada franca
Ingressos na bilheteria 2 horas antes do espetáculo
Sujeito à lotação da sala
Telefone: (11) 3149-5959
Estação de metrô próxima: Trianon-Masp
Indicação etária: 07 anos
Duração: 60 minutos
Capacidade de público por sessão: 344 pessoas

Sobre a Studio3 Cia. de Dança

A Studio3 Cia. de Dança é uma companhia brasileira de dança que tem representado o País no mundo todo em eventos significativos no cenário da dança, em cidades como Milão, na Itália, Paris, Lyon e Biarritz, na França, Regensburg, na Alemanha, Lisboa e Porto, em Portugal, e também nos palcos do Brasil. A criação da Studio3 Cia. de Dança representa a consolidação de um trabalho artístico cuidadosamente preparado pelo seu coreógrafo e diretor artístico Anselmo Zolla, sob a direção geral de Evelyn Baruque. Criada em 2005, a companhia hoje conta com 16 intérpretes em seu elenco, provenientes de diversas formações e origens profissionais.

Sobre Anselmo Zolla

Anselmo Zolla atuou como bailarino nos teatros alemães de Kaiserslautern e Wiesbaden. No exterior, onde permaneceu por oito anos, ele criou obras para as companhias Azet Dance Company, Teatro de Heidelberg, Teatro de Mannheim e Teatro de Kaiserslautern. No Brasil, trabalhou ao lado de Deborah Colker e também no Balé da Cidade de São Paulo e na Quasar Cia. de Dança. Atualmente é diretor artístico da Studio3 Cia. de Dança.

Sobre Jorge Takla

Diretor requintado, habilidoso em lidar com elencos numerosos, Jorge Takla tem 45 anos de carreira marcados por espetáculos de alta qualidade e refinamento. Encenou mais de 100 espetáculos de ópera, teatro e teatro musical, entre eles: O Rapto do Serralho, Rigoletto, Tosca, Don Quichotte, The Rake's Progress, Candide, La Traviata, Carmen, La Boheme, Madama Butterfly, Il Tabarro, As Bodas de Fígaro, Cavalleria Rusticana, I Pagliacci, Os Contos de Hoffmann, A Viúva Alegre, Cartas Portuguesas, My Fair Lady, Vermelho, Evita, Jesus Cristo Superstar, O Rei e Eu, West Side Story, Mademoiselle Chanel, Vitor ou Vitória, Electra, Cabaret. Takla é Grande Oficial da Ordem do Ipiranga.

Sobre a Estação CCR das Artes

Localizado junto à Sala São Paulo, no Complexo Cultural Júlio Prestes, o novo espaço tem capacidade para até 543 pessoas. Inaugurada no dia 25 de janeiro deste ano, a Estação CCR das Artes conta com uma plateia modular que garante sua versatilidade. O local receberá ao longo do ano diferentes expressões artísticas, entre música clássica e popular, dança, teatro, literatura e cinema.

Sobre o MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), primeiro museu moderno do país, é uma instituição privada e sem fins lucrativos, fundada, em 1947, pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand. Entre os anos de 1947 e 1990, o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi assumiu a direção do MASP a convite de Chateaubriand. As primeiras obras de arte do museu foram selecionadas por Bardi e adquiridas por doações da sociedade local, formando o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul. Hoje, a coleção reúne mais de 11 mil obras. Inicialmente instalado na rua 7 de Abril, no centro da cidade, o museu foi transferido, em 1968, para a atual sede na avenida Paulista, arrojado projeto de Lina Bo Bardi e marco na história da arquitetura do século 20.

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